{Resenha} Entre lírios e leões, de Rafaela Fischer
Fernanda Rodrigues
quarta-feira, julho 27, 2022
7
O que cabe entre a delicadeza dos lírios e a força dos leões? A vitalidade do mergulho nas profundezas. É assim que a poesia de Rafaela Fischer chega ao leitor em sua obra de abertura: profunda, doce e, sobretudo, corajosa.
![]() |
Quarta capa de Entre lírios e leões, de Rafaela Fischer. |
Como poeta, Fischer resgata, confronta e (re)constrói seu eu lírico a partir do cotidiano: o murinho da infância, as idas e vinda do mar, o circo e seus animais, as músicas de Caetano e de Jobin, as sutilezas de seu corpo e do corpo da pessoa amada. Tudo se transforma em versos, porque o cotidiano é, em si, poesia. Ao acreditar nisso, esse eu lírico flana entre todos os sentimentos que podem estar nesse espectro entre os lírios e os leões: o encantamento, a admiração, o desejo, a paixão, o amor, a desilusão, a angústia não nomeada de se ver partida e recomposta inúmeras vezes. Tudo cabe e tudo tem voz.
![]() |
Poema "Correnteza" (página 63). |
Essa honestidade cativa o leitor desde o primeiro verso. É como se a cada poema, Fischer convidasse o leitor a se questionar onde afinal cada um abriga os seus próprios lírios e leões. Ela se abre enquanto poeta para que o leitor se encoraje a fazer o mesmo. O diálogo é honroso e sincero. Às vezes duro, mas acalentador.
![]() |
capa. |
Livro: Entre lírios e leões
Autora: Rafaela Fischer
Páginas: 130
Gênero: poesia
Apresentação: A dualidade do lírio, que evoca pureza e lascívia, associada à coragem e à voracidade da natureza, representada pela figura do leão, dão pistas da intensidade nada óbvia que o leitor vai encontrar na obra de estreia de Rafaela Fischer. [...]E não existe outro caminho no texto proposto por Rafaela: para ser inteira, é preciso juntar os próprios pedaços pelo caminho, sentindo a dor das ausências que ficam. A angústia passa, o amor volta a acontecer e a força daquela que ousou revelar o que está dentro de si emerge sublime em versos. E dá para resistir à uma mulher que se reconstrói com o coração cheio, leve e aberto para o devir? [Tríssia Ordovás Sartori]
Livro no Skoob. | Acompanhe a autora no Instagram: @arafaelafischer.
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais
ou me acompanhar nas redes sociais: