20 anos de Algumas Observações
Fernanda Rodrigues
quarta-feira, junho 24, 2026
0
Querido Algumas Observações,
Feliz aniversário.
Eu sei que não é comum a gente escrever uma carta a um blog, mas aqui estamos nós — você, eu e nossos leitores. Em tempos tão modernos em que as pessoas conversam com chats e inteligências artificiais, não vejo problema em lhe deixar por aqui algumas palavras.
20 anos. Tal qual uma mãe saudosa, me pego me lembrando do dia em que te criei. Queria falar sobre tudo na internet. Naquela época, os blogs ainda não tinham tags e formas de classificação que me permitisse organizar o conteúdo como fazemos hoje. Também não havia muitos recursos. Era tudo feito à base de código HTML e de tutoriais que víamos nas comunidades Orkut.
A vida era mais divertida, mais esperançosa. Você já teve vários layouts e a clássica neve caindo no inverno. Você me viu entrando e saindo da universidade, das diversas pós-graduações. Você me viu indo aos shows que tanto me divertem e fazendo viagens felizes. Você me viu amando e tendo o coração partido (como agora). Você me viu publicando meus livros, testando novas artes, vivendo.
Apesar da depressão diagnosticada e tratada, eu amo viver. E amo registrar essa vida — nada extraordinária, pra dizer bem a verdade — aqui. Duas décadas inteiras sendo blogueira (termo que já foi sinônimo de ser legal, de status, pejorativo e sabe lá a quantas anda atualmente). Duas décadas sendo blogueira, escritora, artista. Talvez não tivesse seguido o rumo do meu coração se não tivesse este espaço, então muito obrigada.
Obrigada por ser espaço para treino da minha escrita; obrigada pelos amigos que fiz aqui — alguns deles a vida tornou possível conhecê-los e abraçá-los pessoalmente; obrigada pelas gratas surpresas, pelas empresas que já foram parceiras; obrigada pela comunidade tão fiel e gentil de leitores; obrigada por me ajudar a me entender e a amadurecer.
Que venham mais 20, 30, 40 anos observando o mundo, sentindo intensamente, sendo uma observadora do cotidiano e da vida.
Com carinho,
Fernanda
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais
ou me acompanhar nas redes sociais:


.png)


































