Serviços

Olá!
Que bom que você se interessou por esta área do blog. Há algum tempo, muitas pessoas me perguntam se eu ofereço algum tipo de apoio ao escritor (de ficção ou não) que precise daquele empurrãozinho para deixar o seu texto mais redondo e a resposta é “sim, podemos trabalhar juntos!”.

Abaixo há uma descrição de cada um dos serviços que ofereço para deixar o seu texto ainda mais incrível. Os valores variam com a extensão do trabalho e com prazo dado por você para que o tudo seja realizado. Então, para pedir um orçamento, você entre em contato comigo por intermédio do e-mail: contato@algumasobservacoes.com.

Preparação de textos (Revisão crítica):

Além dos ajustes relacionados à ortografia e à gramática, durante a revisão crítica são observadas as possíveis necessidades de mudanças mais profundas relativas à coesão e à coerência textual. Se for preciso, realiza-se a reestruturação de partes do texto para que seu leitor tenha maior fluidez na leitura e entendimento do que é dito. Este serviço também prevê a padronização das informações do original (abreviações, notas, grafia estrangeira, grafia de logradouros etc.), de modo a tornar o texto uniforme para o leitor.

Normalmente, o processo de preparação do texto acontece antes da diagramação do arquivo.

Revisão de textos:

A revisão de texto consiste em uma leitura atenta em busca de equívocos ortográficos e gramaticais, incluindo pontos importantes como a pontuação adequada do texto e a acentuação correta das palavras.

Na maior parte das vezes, este processo ocorre após a diagramação do arquivo. Nele também observa-se se o livro está seguindo a padronização proposta durante a preparação do texto.

Leitura crítica de textos literários:

A leitura crítica serve para auxiliar o escritor no desenvolvimento de seu livro, de modo a analisar o que funciona ou não na narrativa (seja ela prosa longa ou curta) e pode ser feita quando a obra já está terminada ou ao longo de seu processo de escrita. Durante este trabalho são observados tanto aspectos textuais (ortografia, gramática, coesão e coerência), quanto narrativos (ponto de vista, tempo verbal, desenvolvimento da personagem, ambientação, estrutura de diálogos, conflito apresentado, adequação à linguagem, contradições, verossimilhança etc.), sempre respeitando o estilo e projeto literário do autor e o perfil do público a quem o livro é destinado.

No caso de uma obra em andamento, a leitura crítica serve para abrir os horizontes do escritor contratante do serviço, uma vez que são oferecidas ferramentas e indicações bibliográficas para ampliar o repertório e auxiliar no processo de criação. Já no caso de um livro pronto, esse tipo de leitura ajuda a apontar o que deu certo ou não na estrutura textual, bem como a tornar o texto ainda mais harmonioso para os seus leitores.

Nos dois casos (livros em andamentos ou finalizados), os escritores que optarem pela leitura crítica receberão, além do próprio texto com anotações específicas, um e-book contendo comentários aprofundados sobre as suas obras e orientações e sugestões de como deixar o trabalho apresentado ainda mais redondo.

Assistência literária:

Este serviço é voltado àquelas pessoas que desejam escrever uma história, mas não sabe bem por onde começar; para quem começou a escrever e parou porque teve um bloqueio criativo; para quem tem dúvidas quais rumos a sua narrativa deve seguir.

Durante a assistência, o escritor será guiado a fazer reflexões sobre o andamento de sua obra, de acordo com as suas necessidades e o seu ritmo, de modo que processo lhe ajude a traçar prazos e metas para a conclusão do projeto em questão.

A cada etapa, o escritor receberá um feedback detalhado e novos objetivos, de acordo com o tempo em que ele deseja concluir a sua obra.

Palestras, mesas redondas, workshops (oficinas) e cursos sobre docência e literatura:

Tanto as palestras, quanto as mesas redondas, os workshops e os cursos são voltados à professores (de língua portuguesa e literatura) e escritores que queiram entender melhor ou se aprofundar mais em determinado assunto.

O tema de cada um dos serviços pode ser escolhido pelo contratante, bem como a sua duração. Abaixo, alguns dos serviços já realizados:

Oficinas:
  • Você, poeta — Um olhar criativo para o cotidiano;
  • Como corrigir redação na escola: um olhar crítico para a correção da produção de textos.

Palestras:
  • Para ser escritor não basta escrever;
  • Escrevendo um livro de literatura infantil;
  • Gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mosaico de possibilidades.


Peça o seu orçamento! Escreva para o e-mail: contato@algumasobservacoes.com

Share
Tweet
Pin
Share