sexta-feira, 31 de julho de 2020

Retrô mensal #1: julho/2020

Computador, caderno e caneta resumem o trabalho do mês.

Sempre gostei de retrospectivas. Quem acompanha o blog há muito tempo sabe que eu aproveito as ocasiões especiais (aniversário do blog, meu aniversário e virada de ano) para repensar tudo o que tenho feito e para onde vou. Como eu sou uma pessoa que tem muita dificuldade de celebrar as pequenas coisas quando elas acontecem, fazer um remember the time sempre me ajuda a ver que a vida está acontecendo e que há algo bom nela.

Sendo assim, resolvi fazer uma retrô mensal, como forma de trazer esse tipo de vivência mais para para o meu dia a dia. Acho que isso vai me ajudar nesse processo todo. Para que esperar as ocasiões especiais se a gente pode fazer as tudo isso sempre, não é mesmo?

Fim de mês

Cheguei ao fim do mês satisfeita. Ninguém da minha casa teve COVID. Entretanto, minha melhor amiga pegou e isso me deixou bem preocupada (agora ela já se curou do vírus, mas está lidando com as sequelas. Um dia de cada vez). Eu continuo em casa (em 13 de agosto completo 5 meses de quarentena), mas fico muito revoltada com as pessoas (incluindo as próximas e as da minha família) que estão pouco se lixando com as orientações da OMS. Não sei como ainda há gente que pode ignorar as mais de 100 mil notificações de mortes só no Brasil. 😔 

Por outro lado, minha amiga teve o bebê dela! O Bernardo chegou sendo o bebê mais fofo de 2020 e trazendo muita felicidade para a minha vida de tia babona! 😍

Profissionalmente, foi um mês agitado. Eu achei que conseguiria descansar quando pedi demissão, mas a verdade é que peguei cinco trabalhos grandes de mentoria de duas escritoras, leitura crítica, preparação e revisão de texto. Ainda fiz orçamento para aulas particulares de inglês e preparei o curso Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector, que ministrarei nos próximos dois meses, em parceria com a Aline Caixeta. Também consegui estudar: terminei o curso de Contos como problemática social, fiz um workshop sobre Storytelling e ainda assisti à palestra da Penny Ur, no Cambridge day.

Sobre o curso Escrevendo Crônicas com Clarice Lispector.
Vem escrever com a gente!

#Retrô de boa

  • Fiz mais videochamadas com as amigas;
  • Entrei em alguns grupos de revisores no Telegram;
  • Comecei um curso de revisão para textos literários;
  • Aproveitei o tempo com as gatas;
  • Hidratei o cabelo  uma vez só, mas consegui!
  • Comecei uma grande faxina (sapatos, bolsas, roupas, livros);
  • Organizei o meu canal e gravei vídeos para o YouTube;
  • Gravei vídeos para o canal do Projeto Escrita Criativa;
  • Maior regularidade nas postagens do blog e envio mensal da newsletter (para recebê-la, clique aqui);
  • Teve trabalho!!!
Gatinhas Poesia e Camomila dormindo abraçadas.
Poesia recebendo um abraço da Camomila em um desses dias frios que andou fazendo aqui em SP.
(Para ver mais das duas fofas, sigam @adoravelpoesia no Instagram.)

#Retrô para melhorar

  • Regular o meu sono;
  • Regular a minha rotina de leitura que está muito a desejar;
  • Fazer Pilates com mais regularidade (porque eu faltei por 2 semanas em julho);
  • Voltar a trabalhar nos meus livros novos;
  • Cuidar melhor da minha saúde (a alergia e as crises de enxaqueca me pegaram de jeito);
  • Dar continuidade nos cursos online (marketing digital e narrativas de viagem);
  • Regular/equilibrar o meu emocional.

Eu fiquei muito feliz de ter conseguido voltar  mesmo que com vídeos curtos  para o canal do YouTube. Embora eu seja uma pessoa falante, tenho vergonha de me gravar e sempre fico pensando que não sou a melhor pessoa do universo no que diz respeito à edição. Ainda que eu não tenha o melhor material do mundo (inclusive, estou tendo uma experiência péssima com o Zenfone!), tenho tentado não me cobrar tanto e me divertir no processo. 

Gostaria de estar curtindo mais a terapia também. Talvez, por eu não estar no presencial e ter essa sensação de que nada de novo acontece nessa quarentena, me encontrar toda semana com a minha terapeuta está um pouco tedioso. Como eu sei que tudo é uma questão de fase, vida que segue.

O que teve no Algumas Observações em julho

Agosto chegará trazendo novidades por aqui. Em breve conto. 😉 Além disso, quero trabalhar mais na minha literatura. Acho que essa é uma parte importante da minha vida que eu ainda não consegui trazer para a minha agenda como queria. Também preciso pensar em como comemorar o meu aniversário notável em tempos de pandemia (sugestões são bem-vindas!). Não sou boa em comemorações, mas não quero deixar esse objetivo de celebrar a minha vida passar em branco.

Que os 31 dias de agosto tragam amor e saúde para todos nós! 
Um beijo e, se puder, fique em casa, use máscara, se cuide!
_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. Oi, Fernanda como vai? Que legal esse retrô mensal de seu blog. Achei uma ideia excelente de sua parte compartilhá-los com os leitores de seu blogue. Aproveite o seu aniversário e comemore bastante, pois apesar de o momento ser tão inapropriado para comemorações, o aniversário precisa ser comemorado e festejado, mas com segurança é claro. Se cuida e fique bem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Obrigada pelas palavras. Fico contente que você tenha gostado dessa nova coluna. :)

      Um beijo :*

      Excluir
  2. Oi Fernanda,
    Ficarei na torcida pela sua amiga. Tenho muito medo da doença, mas saber que ela a venceu, me dá esperanças.
    Que nosso mês de Agosto seja repleto de saúde e paz!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      Obrigada por torcer. Ela ainda está cuidando das sequelas pulmonares. Espero que tudo dê certo.

      Um feliz agosto para você tbm.

      Beijo

      Excluir
  3. Olá Fê, tudo bem?
    Por aqui está tudo bem.

    Eu também vou completar dia 7/8 5 meses de quarentena sem sair de casa para absolutamente nada porque sempre que preciso comprar algo em mercado aqui usamos quem já está trabalhando e assim a pessoa que já está na rua trás as compras para casa. No meu caso, só eu estou exclusivamente em casa aqui, todos estão precisando sair para trabalhar.
    Também fico revoltada vendo as pessoas saindo sem necessidade, indo a praia e fazendo coisas surpérfluas que poderiam ser adiadas.


    Amei saber que pegou trabalhos com Editoras e vejo que isso será muito produtivo para você. Acho muito bacana que consiga suprir dessa forma e cada vez mais com certezas vão aparecer mais trabalhos.

    Também quero voltar a fazer pilates quando a pandemia acabar, e espero que isso seja em breve.
    E, estou amando ver sempre posts por aqui.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van!
      Então, eu só saio quando vendo livros e tenho que colocá-los nos correios para os leitores. Fora isso, fico em casa o tempo todo.
      Tenho curtido muito o trabalho com os autores. É gostoso demais ter a possibilidade de ajudá-los na escrita.

      Quanto ao pilates, sigo firme nas minha aulas online.

      Um beijo :*

      Excluir
  4. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Espero que sua amiga se recupere por completo e fiquei feliz pelo nascimento do Bernardo, aproveite os momentos de titia.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van! :)
      Obrigada pelos votos e palavras de carinho!

      Um beijo :*

      Excluir
  5. Olá Fernanda! Que bacana esta ideia da retrospectiva mensal! Acho mesmo importante fazer esta reflexão. Parece-me que agindo assim a vida fica mais visivel aos olhos! Damos conta de nosso tempo!

    Um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem esse o ponto: ter a vida mais visível aos olhos!

      Um abraço :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu "Comentar como:". Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 14 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.