Em O legado das Deusas: caminhos para
a busca de uma nova identidade, a psicóloga e psicoterapeuta Cristina Balieiro
resgata os arquétipos das deusas de diferentes culturas — egípcia, afro-brasileira,
grega, romana, suméria, indiana/do hinduísmo, nativas norte-americanas, japonesas — para que as pessoas possam tirar ensinamentos que as levem à
construção de uma nova identidade feminina.
O livro é muito didático.
Dividido, em cinco partes, todas as informações são muito práticas e redigidas
em com uma linguagem bem clara. A primeira parte apresenta ao leitor uma introdução em que a autora fala do processo de pesquisa das deusas e seleções das informações. Nela, nota-se que Balieiro foi beber da fonte de diversas culturas, de todas as regiões do mundo, partindo também de outros estudiosos. A segunda parte, apresenta a lista com as deusas. Cada capítulo fala de uma e é estruturado em "Seu mito" e no que a deusa pode nos ensinar. Ele também tem uma ilustração da deusa, feita pela própria Cristina Balieiro. A terceira parte é um capítulo especial dedicado à Deusa Tríplice e os aprendizados da Lua. A quarta, é um apanhado de como podemos trazer o sagrado para o cotidiano. E, por fim, mas não menos importante, há uma quinta parte com as referências bibliográficas.
Apesar das muitas partes, a obra é pontual o que facilita muito o entendimento. É interessante notar que esse livro pode ser lido de vários modos diferentes, com vários objetivos distintos. A leitura pode ser realizada de modo linear, do começo ao fim; mas também é possível ler apenas a história de uma determinada deusa. Como o livro vem com as cartas de todas elas, há a possibilidade de usá-las de forma oracular e decidir por "sorteio" qual será a leitura da vez. É bacana também notar que há a possibilidade de aprofundar mais no assunto, uma vez que a bibliografia é extensa e abre margens para outras buscas.
O legado das Deusas é, sobretudo, um livro de resgate mitológico que nos mostra como nós podemos aprender com histórias.
 |
Capa. |
Livro: O legado das deusasSubtítulo: Caminhos para a busca de uma nova identidade feminina
Autora/ilustradora: Cristina Balieiro
Editora: Pólen
Páginas: 104
Apresentação: O que deusas gregas, egípcias, hindus e japonesas, orixás, mulheres míticas amazônicas e índias têm em comum? Todas elas são protagonistas de mitos que foram transmitidos oralmente ao longo de gerações e que ainda hoje ressoam em nossas vidas, abrindo espaço para a reflexão, o autoconhecimento e a compreensão da cultura patriarcal em que vivemos desde o fim das religiões politeístas consideradas “primitivas”.
Neste livro, a autora apresenta 20 mitos de deusas das mais diversas culturas e, a partir dessas breves histórias, discute os ensinamentos que esses mitos podem trazer para as mulheres contemporâneas. Afinal, o processo de afirmação feminina na sociedade atual é ainda muito incipiente diante de mais de 2 mil anos de dominação patriarcal.
Cristina Balieiro é psicóloga, psicoterapeuta de orientação junguiana e coordenadora de círculos de mulheres. Dedica-se há anos ao estudo das questões do feminino, da mitologia e da obra de Joseph Campbell.
_____________________________________________________________
Legal Fê! Qual Deusa te marcou mais? Conta mais por favor 😃😍
ResponderExcluirOi, Geisa!
ExcluirEu gostei de várias delas! A Kali, a Sekhmet e a Deusa Tríplice são lindas demais :)
Espero que você tenha a chance de lê-lo :)
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Olá...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica! Os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura sublime... Gostei bastante de seus comentários!
Adorei seu cantinho e já estou seguindo para não perder nenhuma atualização.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi, Diane! :)
ExcluirFico feliz que você tenha gostado. Acho que é interessante para nós, mulheres. Espero que você possa lê-lo em breve!
um beijo :*
Não sei se seria um livro que eu comprasse, mas pareceu-me bem interessante! :) Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Oi, Inês! :)
ExcluirÉ bacana mesmo! :D
Um beijo :*
Ainda não conhecia, valeu pela dica!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
De nada ;)
Excluir:*
Oi Fernanda,
ResponderExcluirGosto muito da ideia de eternizar culturas antigas em um livro que parece tão completo!
Porém, não sei se seria para mim... Não faz tanto meu estilo.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Alê :)
ExcluirCompreendo.
Um beijo :*
ain, fiquei curioso pra ler o livro. esse negócio das cartas embaralhadas pra escolher qual capítulo parece que faz com que a leitura seja ainda mais prazerosa e animada, né?! vou colocar na listinha.
ResponderExcluiresse tipo de assunto me lembra muito as aulas de história da arte q tinha no ensino médio. <3
bjs!
Não me venha com desculpas - Adriel Christian
Siiiiiiiiiiim. :)
ExcluirÉ interessante mesmo! Gosto desse lance oracular.
Um beijo :*