domingo, 21 de julho de 2019

{Vou por aí} Lançamento do livro Redemoinho em Dia Quente, da escritora Jarid Arraes


Na última quinta-feira, 18 de julho, estive no Centro Cultural São Paulo para o lançamento do livro Redemoinho em Dia Quente, da escritora cearense Jarid Arraes, publicado pela Editora Alfaguara, selo da Companhia das Letras.

O evento começou com um bate-papo entre a Jarid e o escritor pernambucano Marcelino Freire e, enquanto os dois falavam sobre literatura, pudemos ver em um telão as fotografias feitas pela própria autora. Fotografias estas que inspiraram os contos que compõem o livro. Eu, que conheço a Jarid há pouco mais um ano (jurava que fazia mais tempo!), achei interessante demais ver este outro lado artístico dela e, principalmente, como as fotos se conectam com a biografia dela.

Além das fotos expostas ao longo do bate-papo, elas também estavam impressas em uma mesa, disponíveis para o público ver com mais calma.

Durante a conversa, Marcelino perguntou como é transitar por tantos gêneros literários, uma vez que Jarid escreve cordéis e poesias e o Redemoinho é o seu primeiro livro de contos. Ela explicou que este foi um livro que demorou mais a nascer, porque envolveu pesquisa e a própria leitura de outros contistas, mas que, apesar do longo processo, este livro tem um sabor especial porque está servindo como uma reaproximação da autora com as suas origens. Ela também se comparou a uma árvore de raízes sólidas em que cada galho seja um dos seus trabalho literários: uma ramificação é o cordel, a outra é a poesia, a seguinte é o Clube de Escrita para Mulheres, a próxima é trabalho como curadora no selo Ferina e assim por diante.

Jarid Arraes e Marcelino Freire.
Os dois autores compartilharam com o público como foi para eles essa transição de deixar o Nordeste para viver em São Paulo e relataram o preconceito das pessoas em relação a particularidades como o sotaque. Eu, que sou fruto de uma família de ancestrais nordestinos, não consigo conceber como alguém pode desprezar outras pessoas só por causa da origem. Ouvi-los falar, com toda a sua musicalidade, foi como estar envolta em um abraço, em um aconchego familiar que só presencio quando entro em contato com o lado materno da minha família.

Para finalizar o encontro, Jarid e Marcelino fizeram uma leitura do conto "Boca do Povo" (localizado nas páginas 28 e 29 do livro), que tem uma estrutura que foge do conto tradicional, por ter a narrativa toda composta por verbetes de dicionário. Confira abaixo:



Enquanto eu esperava a fila de autógrafos diminuir, fiquei no mini encontro informal com as escritoras do Clube da Escrita Para Mulheres. Também encontrei o Eric Novello [tradutor e autor de Ninguém Nasce Herói (Editora Seguinte); Exorcismos, amores e uma Dose de Blues (Editora Gutenberg), entre outros títulos] e já disse a ele o quanto estou animadíssima para a Flipop deste ano!


Na fila, fiquei pondo o papo em dia com a escritora baiana Elizza Barreto. Nós aproveitamos para trocar exemplares dos nosso livros. Ela levou para casa um A Intermitência das Coisas, e eu trouxe um exemplar do romance Capuccino de Chocolate com Creme.

Com a Elizza e os nossos exemplares do Redemoinho em dia quente.

Foi, sem dúvida alguma, uma noite feliz. :)

_____________________________________________________________

20 comentários:

  1. Oi, Fernanda! Que maravilha de evento hein? As fotos fi caram perfeitas, adorei. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, que legal! É sempre bom ficar de pertinho da autores, sempre me sinto perto de celebridades icônicas. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna!
      Achei bonitinho você dizer que se sente perto de celebridades. Apesar de eu nutrir uma admiração profunda, não vejo essas pessoas como celeb. heheheh

      Beijos

      Excluir
  3. Legal mesmo o evento. Gostei da sinopse do livro.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Ai esse lançamento deve ter sido o máximo, fiquei morrendo de vontade de estar lá e ouvir um pouquinho mais sobre esse processo! E já anotei o livro aqui pra procurar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! :)
      O lançamento foi legal mesmo! :) Já o livro, estou lendo e é sensacional. :)

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Fernanda.
    Ah como eu queria que na minha cidade tivesse dessas coisas. Normalmente ficamos apenas com feiras simples sem a chegada de algum autor ou lançamento.
    Achei o título do livro o máximo, espero conseguir ler.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, comece a pedir para as editoras, nas redes sociais. Vai que dá certo!?

      Um beijo :*

      Excluir
  6. Já imagino o quanto o evento foi incrível.
    Esses eventos são ótimos para trocar informação e conhecimento.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fê.
    Amei isso da autora se comparar com a árvore. E que legal que os contos foram inspirados nas fotografias. Imagino que o evento deve ter sido muito bacana.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu, que sou louca em árvores, amei essa metáfora tbm! :D

      O evento foi lindo!

      Beijos :*

      Excluir
  8. super legal vc ter ido a esse evento e conhecer a autora, eu ando mt curiosa pra ler esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. É tão legal quando acontecem esses eventos e podemos ir. Adorei ver suas fotos. Pena que por aqui na minha cidade não acontece tanto. Adoraria ir em lançamentos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Acho importante as pessoas de cidades menores começarem a cobrar as livrarias e as editoras quanto a eventos assim.
      Espero que você tenha essa oportunidade me breve!

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.