O post de hoje é mais um contendo dicas e listas (sou doida por listas, vocês sabem!), com cinco TED Talks que me inspiram (e que têm legenda em português). Comecei a procurar pelas palestras quando me sentia desmotivada com a vida, porque via nelas uma maneira de me animar e aprender algo ao mesmo tempo. Conforme o tempo foi passando, isso se tornou parte da rotina e durante as horas vagas sempre dou uma espiada no que há de novo.
Como ter controle sobre seu tempo livre, por Laura Vanderkam
Duas coisas ficaram na minha cabeça quando vi esta palestra pela primeira vez: 1. o que é o meu aquecedor quebrado? 2. Como organizar a minha vida por áreas. Se você tem dificuldades para definir o que é prioridade e em ter mais tempo para si mesmo, essa palestra pode te ajudar.
O poder da Vulnerabilidade, por Brené Brown
Já havia comentado sobre esta palestra (que está na lista das mais vistas do TED) em um post do final de 2015, em que contei um pouco de como estava me sentindo vulnerável a respeito do que viria no futuro. O primeiro ponto que me chamou a atenção é quando a Brown fala sobre conexão entre as pessoas. Acredito verdadeiramente que só se pode ser uma pessoa melhor, quando se está conectado a outras. Depois, fiquei com coragem, conexão, compaixão e vulnerabilidade na cabeça. Como pessoa extremamente perfeccionista, tenho uma tendência a me esquecer de algum desses itens quando o assunto é o tratamento que dou a mim mesma. Ser gentil e grata comigo mesma me leva a ser gentil e grata com os outros. Pensando agora, talvez tenha sido esse o começo para a prática da gratidão, que disse no primeiro post do ano.
Como viver apaixonadamente... Não importa sua idade, por Isabel Allende
Certa vez tive uma breve discussão com umas conhecidas sobre envelhecer. Esperei que elas falassem e, no fim, disse que acho bonito envelhecer. Não consigo deixar de ver beleza nas rugas surgindo, na passagem do tempo, por isso, Allende me cativou logo de início, quando apresentou ao público sua família, com todos os membros de idade avançada e, ao mesmo tempo, feliz. Viver com um propósito. Allende fala muito sobre isso e é o que venho buscando na minha vida. Como viver uma vida melhor é intrínseco a ser uma pessoa melhor.
Vale notar que ela um dos pontos que Allende diz ter ganhado ao envelhecer é a leveza e a suavidade porque ser vulnerável não a assusta mais. Isso está relacionado com o que a Brené Brown aponta em sua palestra como um dos caminhos para ser mais feliz.
Porque todos nós precisamos praticar primeiros socorros emocionais, por Guy Winch
Nessa palestra Guy Winch fala sobre a importância de cuidar da mente em um mudo que é tão focado no corpo. Ele também fala sobre os efeitos da solidão, do fracasso e da rejeição (o que, de certa maneira, se interliga lá com a vulnerabilidade da Brown) e como mudar a nossa relação isso.
A pessoa com quem você realmente precisa se casar, por Tracy McMillan
Fala-se muito por aí sobre amor próprio. Acredito que esta palestra é inspiradora neste sentido. A Tracy poderia ter desistido muito cedo e muito fácil, mas foram justamente as experiências de resultados inesperados que fizeram dela mais forte e que a ajudaram a encontrar um caminho que desse certo. A gentileza e compaixão são essenciais nesse processo e é lindo ver como ela lida com eles apesar da luta com que viveu boa parte da sua vida.
Espero que esta seleção ajude vocês a verem outros ângulos das suas vidas, assim como me ajudaram.
♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.
♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.
♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes
Fernanda Rodrigues, professora de inglês e de redação, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e moderadora do Projeto Escrita Criativa. Pós-graduanda em Docência em Literatura e Humanidades (FMU), pós-graduada no curso de Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários (ISE Vera Cruz), bacharel e licenciada em Letras (USJT). Autora de Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (Editora Penalux). 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017). Humana de uma gata chamada Poesia. Escreve para se libertar, se reorganizar, se entender. Fotografa para guardar na memória as bonitezas do mundo. Blogueira desde 2006, observa os fatos e os sentimentos ao seu redor, numa tentativa de compreender o que é viver. Mais aqui.
Desde 24 de novembro de 2013, as imagens do Algumas Observações são de minha autoria. Anteriormente, as que aparecem nas postagens eram meramente ilustrativas. Na maior parte das vezes, elas foram retiradas do Google Imagens, do We ♥ It e/ou do Tumblr. Evidentemente, sempre que eu sei quem é o autor, dou os devidos créditos. Entretanto, se você viu alguma imagem de sua autoria, por favor, deixe um comentário ou entre em contato avisando para ser creditado ou ter sua imagem substituída. ;)
Visitas
Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.
Tudo o que nos faz bem vale a pena ser compartilhado, ótimas dicas, depois vou tentar assistir com calma, bjus!
ResponderExcluirbomhumornaosaidemoda.blogspot.com
Assista! :D
ExcluirVocê irá gostar! :D
Beijos