sexta-feira, 5 de agosto de 2022

5 clubes de leituras que você precisa conhecer #SextadoBlog 04

Foto por Julia Kicova, via Unsplash.


Oi, gente!
Em tempos tecnológicos, ler pode ser um desafio. Por isso, estar acompanhado nesta aventura é sempre uma boa pedida. Sendo assim, vem comigo que vou te contar um pouco mais desse universo que tem livros para todos os gostos!

As vantagens de participar de um Clube de Leitura

Foto por Christin Hume, via Unsplash.


Clubes de Leitura são ótimos, porque eles nos fazem colocar o hábito de ler de fato na agenda. Além disso, podem facilitar leituras mais complexas — por terem na mediação alguém que tem mais contato/conhecimento teórico com os livros lidos. Participar de um clube de leitura pode ainda ampliar a nossa experiência e visão de mundo sobre temas importantes da nossa sociedade. Fora o fato de que esses grupos sempre nos apresentam gente nova. 😍

Além disso, para quem é escritor, essa é uma ótima forma de conhecer potenciais leitores e estreitar laços. 💚

Os modelos de clube de leitura


Existem diversos modelos de clube de leitura: presenciais, on-line ou híbridos. Com um encontro por livro ou com mais de um encontro por livro. Gratuitos e pagos. Focado em um determinado público ou aberto a todos. 

Abaixo selecionei cinco coletivos/grupos de leitura que são mediados por pessoas incríveis (que eu conheço e recomendo) para que você possa encontrar uma leitura para chamar de sua!

Coletivo EscreViver


Coletivo EscreViver no Instagram.

O Coletivo EscreViver é um clube do livro voltado para mulheres, que lê livros escritos por mulheres. Os encontros são intercalados entre presencial (na Biblioteca do Parque Villa-Lobos, em São Paulo) e virtual e acontecem uma vez por mês — sendo assim, é legal que a participante tenha lido o livro como um todo. Sempre que possível, a autora do livro lido é convidada para participar da reunião e conversar com as leitoras. 

Público: mulheres
Participação: gratuita
Modalidade: híbrido (presencial e online)
Saiba mais no Instagram: @coletivoescreviver

Lendo Escritores Negro-brasileiros

Lendo Escritores Negro-brasileiros no Instagram.


Mediado por Camilla Dias, o Lendo Escritores Negro-Brasileiros é aberto a todos que querem reconhecer o Brasil por meio da literatura produzida por escritores negros nascidos no Brasil. Os encontros acontecem on-line, uma vez por mês. Quando possível, o autor lido é convidado para estar presente no encontro e contar mais do livro para os leitores.

Público: geral
Participação: para saber como participar, escreva para: contatocamillaeseuslivros@outlook.com
Modalidade: online
Saiba mais no Instagram: @lendoescritoresnegrobra


Leia Mulheres

Leia Mulheres no Instagram.


O Leia Mulheres é um clube de leitura fundado em São Paulo, por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, que cresceu e tomou forma. Hoje há diversos clubes de leitura que fazem parte da rede do Leia Mulheres em quase todo o Brasil, na Alemanha e em Portugal. Cada Leia Mulheres regional escolhe um livro para ser discutido no mês, então é bacana que você tenha lido a obra toda para participar da discussão. 😉

Para saber como participar o Leia Mulheres da sua cidade, clique aqui.
Participação: gratuita.
Modalidade: presencial 
Saiba mais no Instagram: @_leiamulheres.


Estudos de Yoga Espaço Samadhi

Espaço Samadhi no Instagram.


Desde 2019, o Espaço Samadhi é um estúdio de Yoga onde não há preocupação somente com a parte física da prática. Desde então, o Espaço tem um grupo de estudos para, conjuntamente com cada praticante, construir conhecimento sobre o Yoga, que é um sistema filosófico que vai muito além das posturas que costumamos ver. Além de um código ético e moral, a filosofia oferece sugestões de conduta em relação a si mesmo e aos outros. Com a pandemia, surgiu a ideia de manter os estudos online e com a leitura de textos sobre essas bases filosóficas. É fornecido aos participantes um cronograma de divisão da leitura, para que as discussões das obras sejam feitas aos poucos. Desse modo, o entendimento é criado e compartilhado em conjunto, através de trocas ricas e bastante livres. Normalmente, a contribuição financeira para participar é voluntária e livre e as informações sobre o grupo e os livros lidos são divulgados no Instagram @omsamadhiyoga.

A partir de agosto deste ano, a estrutura do grupo vai se alterar e a leitura vai ser feita de outra forma, até que se tenha mais participantes com mais bagagem para se juntarem ao nosso grupo maior de discussão. Neste mês, o Espaço promove a leitura dos Yoga Sutras de Patanjali, livro que define as bases da prática de yoga, com apenas uma discussão final, ao invés de vários encontros, já que o livro é mais curto e simples.

Para participar: entre em contato com a Anna via Instagram.
Participação: contribuição voluntária
Modalidade: online
Saiba mais no Instagram: @omsamadhiyoga.
Vale dizer que eu faço parte desse grupo e acho MARAVILHOSO!

Clubinho de Leitura do Pequena Jornalista

Pequena Jornalista no Instagram.


No meio da pandemia, a jornalista e blogueira Carol Daixum descobriu um dos maiores benefícios da leitura coletiva: poder comentar sobre aquele livro com alguém. Ela até contava para o noivo sobre o que lia, mas era diferente. Então, decidiu criar o Clubinho do PJ, com o intuito de ler histórias que abordassem temas importantes, mas de maneira leve, como romances e chick lit. Conforme a própria Carol comenta, "Claro, a gente cai em algumas pegadinhas, mas todas nos ensinam hahaha". Os participantes sempre debatem a leitura em encontrinhos online, que chamam carinhosamente de "date literário".

Os participantes recebem um cronograma de leitura que, normalmente, conta com um sprint de leitura do primeiro capítulo e dois dates literários: um no meio e outro no final de cada livro.

Para participar: entre em contato com a Carol via Instagram ou por e-mail (pequenajornalista@pequenajornalista.com) 
Participação: gratuita.
Modalidade: online
Saiba mais no Instagram: @pequenajornalista.

E você?

Você participa de algum clube de leitura? Me conta nos comentários! :)


Este texto faz parte de uma blogagem coletiva. Veja abaixo os outros blogs participantes:



Caso você queira ler os outros posts que eu escrevi na #SextadoBlog, acesse: 
 ♡ 01 ♡ 02 ♡ 03 ♡
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

10 comentários:

  1. Já quis fazer parte de clubes de leitura. Ok que já fiz do da Anna, mas participando dele que inclusive, percebi que não é pra mim. Meu ritmo de leitura é muito devagar, principalmente quando não é de livros que super me pegam, e isso de ter uma data certa pra ler me deixa ansiosa demais. Acho que deve ser muito legal pra quem consegue ler mais rápido e cumprir as metas de leitura, mas pra mim é só mais uma fonte de estresse. Quem sabe no futuro eu não consiga melhorar isso e participar de novo? Porque realmente é legal falar sobre o mesmo livro com as pessoas, ainda mais no clube que consegue levar as autoras do livro! Achei isso muito incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o tipo de leitura (ler um chicklit tem um ritmo diferente de ler filosofia). Talvez tentando um tipo de leitura diferente, ela avance para você. Eu espero que dê certo, porque é muito legal mesmo fazer parte de um grupo.

      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi, Fernanda. Como vai? Adorei a dica. Obrigado por compartilhar conosco. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz por poder falar desses projetos lindos por aqui.

      Um beijo :*

      Excluir
  3. oiee!

    Fê, simplesmente amei conhecer novos clubes e já mandei mensagem pra carol no instagram pra pegar mais infos do clube dela. achei a proposta fantástica e bem a vibe que curto!

    já tentei montar um clube com alguns amigos e é muito difícil manter a constância se realmente todos não estiverem dispostos. no meu caso, chegava na época da reunião e quase ngm lia. :(

    vamos ver se no da Carol é diferente. só sei q quero participar! <3

    bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri!
      Mediar um grupo de leitura exige um compromisso e ter técnicas de mediação de leitura ajuda muito. Pelo o que sei, o grupo da Carol é bem fiel e comprometido. Isso é o que gosto nele. A Ane faz parte dele e gosta muito.
      Espero que você goste tanto quanto ela.
      Um beijo :*

      Excluir
  4. Fê!! Obrigada de coração por ter incluído o Clubinho. ♥ Também adorei conhecer os outros e o meu sonho é ter encontrinhos presenciais, ao menos mesclar. E o Coletivo EscreViver vou buscar mais informações. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu acho mto lindo o trabalho que você faz no Clubinho!
      Busque. Se quiser, te coloco em contato com as meninas ;)

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.