segunda-feira, 8 de agosto de 2022

{Resenha} Curso Básico de Astrologia — volume I, de Marion D. March e Joan McEvers



Se você sempre quis entender todos os termos relacionados à astrologia de forma prática, se você sonha em compreender a diferença entre signos, planetas, casas e aspectos astrológicos, se você deseja interpretar com mais profundidade um mapa astrológico, o livro Curso Básico de Astrologia é feito para você.

Além de ser muito didática e com uma linguagem gostosa de ser lida, a obra escrita por Marion D. March e Joan McEvers traz tabelas-resumo, exemplo de análises de mapas natais de figuras importantes e, claro, como um bom curso também apresenta exercícios para que os leitores possam praticar. No final do livro, é possível conferir as respostas e fazer um estudo autodidata. 

O livro é dividido em três partes e um apêndice. Nele, os capítulos são chamados de módulos. Para aproveitar melhor a leitura, eu optei por estudar o livro, então mantive um caderno de anotações por perto. Assim, pude aproveitar melhor a leitura — e todos os insights que ela me proporcionou. 

Exemplo de mapa natal. (páginas 112 e 113)

Na parte I, March e McEvers traz tudo o que o leitor/estudante de astrologia precisa saber, partindo do básico: o que são Astrologia, horóscopo, roda natural, elementos, qualidades, regências e casas e tudo aquilo está ao redor desses termos. A partir daí, o leitor passa a ter um conteúdo mais aprofundado sobre os signos (módulo 2), os planetas (módulo 3), as casas (módulo 4), como ler interpretar ou analisar um mapa astrológico (módulo 5), os aspectos (módulo 6) e a aspectação (módulo 7). 

O leitor pode se sentir um pouco ansioso para sair fazendo leituras astrológicas a partir de todas as informações recebidas na parte I do livro, mas as autoras são categóricas que é preciso saber ainda mais antes de sair falando que o mapa astrológico de uma pessoa é assim ou assado. Nesse sentido, elas apontam o tempo todo a responsabilidade de se trabalhar com esse tipo de informação.


Abertura da Parte II.

Na parte II do livro, é possível ampliar e aprofundar as premissas básicas apresentadas na parte I. Como elas mesmas escrevem:

"Queremos que você aprenda a penetrar mais profundamente na leitura astrológica e seja capaz de investigar os traços, as características e os potenciais de qualquer mapa. As palavras-chave da Parte I são seu primeiro ponto de referência, agora que você já tem noções gerais da Astrologia. O próximo passo é aprender a usar sua própria lógica, seu pensamento e sua intuição. A experiência nos tem mostrado que é mais que apenas palavras-chave para compreender as muitas variações possíveis de um horóscopo. Você vai precisar de explicações detalhadas, de mais exemplos reais e do próprio raciocínio para descrever as possibilidades presentes em um mapa. Esse será o seu segundo ponto de referência." (Página 121)

Os módulos da parte II (de 8 a 14) aprofundam as características e dados astrológicos dos planetas Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (na astrologia, Sol e Lua são chamados de planetas). Já os capítulos da parte III (de 15 a 17) são voltados a discutir sobre Urano, Netuno e Plutão. Por fim, o Apêndice traz as respostas dos exercícios e leituras recomendadas.

Primeira página do Apêndice. (página 445)


Apesar de gostar de Astrologia, não sabia muito além do que é possível ver em alguns sites na internet. Ler o Curso Básico de Astrologia ajudou a compreender de forma mais aprofundada e, sobretudo, mais séria, alguns pontos importantes. O que popularmente as pessoas chamam de horóscopo (como aqueles que saem em sites ou nos jornais) é bem diferente daquilo que um astrólogo sério chama de horóscopo. Os arquétipos de cada signo são muito mais complexos e cheios de nuances do que dizer que um ariano é briguento; um canceriano, dramático; um virginiano, perfeccionista; um geminiano, fofoqueiro — como acontece popularmente por aí. É possível tirar coisas boas de quadraturas. Etc. etc. etc.

Se você sempre procurou um bom ponto de partida para o estudo dos astros, o Curso Básico de Astrologia é a sua leitura! 


Livro: Curso Básico de Astrologia: Volume I: princípios fundamentais
Título original: The only way to learn Astrology: vol 1: Basic Principles
Autoras: Marion D. March e Joan McEvers
Tradução: Carmen Youssef
Páginas: 480
Editora: Pensamento
Apresentação: O Curso Básico de Astrologia apresenta uma forma prática, rápida e detalhista de aprender astrologia com lições claras e eficientes. Neste primeiro volume da clássica e aclamada trilogia que agora chega atualizada e repaginada, Marion D. March e Joan McEvers trazem os módulos do curso que versam sobre o simbolismo básico dos signos, dos planetas, das casas e dos aspectos, além de analisar cada planeta em relação a cada signo, casa e aspecto. Como exemplos, são estudados os mapas astrológicos de algumas personalidades de renome mundial no campo das letras, das artes, dos esportes e da política, além de testes que permitem ao leitor fazer uma análise para conhecer melhor sua personalidade por meio do próprio mapa natal.
_______________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

2 comentários:

  1. Achei incrível a sua resenha! Eu tenho a primeira edição da trilogia e estava em dúvida se valeria a pena adquirir a nova versão. Obrigado por me deixar morto de vontade de ler essa edição e fazer todos os exercícios de novo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recíproca foi verdadeira, porque eu fico vendo os posts que você faz no instagram e fico querendo todos os livros! hehehe

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.