sábado, 17 de outubro de 2020

O que há do ser?

Da viagem a Brasília, em 2017.


— O que é ser mulher hoje? — Uma professora me pergunta do outro lado da tela. Ela sorri com toda a sua vivacidade e juventude. 

— O que é ser mulher hoje? — Me pergunto, enquanto meus neurônios tentam raciocinar e achar uma lógica para algo que deve ser dito em uma fração de segundos. As palavras “luta”, “resistência”, “força”, “voz” e “fragilidade” brotam das bocas de outros colegas. Eu, submersa em mim mesma, tento regressar à superfície. 

Será que eu posso ser eu mesma? Com a minha pele negra, meu ar astuto de quem tem curiosidade sobre a vida, com a minha nacionalidade que convive a desigualdade todos os dias, será que eu posso ser eu mesma? Posso trazer à tona o que há dentro de mim? 

Olho rapidamente as anotações em meu caderno. Leio “a arte transforma”, “o conhecimento liberta”. Acabo escrevendo no chat que “ser mulher é lutar para ser o que se quer ser, não o que as pessoas querem que as mulheres sejam”. No fundo, todas nós travamos as nossas lutas diárias pela sobrevivência, por fazer aquilo que acredita. 

Mais uma vez me pergunto se posso trazer à tona o que há dentro de mim. Penso nas minhas ancestrais e nas minhas contemporâneas. Essas mulheres me dão forças para seguir em frente. Se há um front, seguimos juntas.

O tema da blogagem coletiva de outubro de 2020 é: Dentro de mim.
Para saber mais sobre o Projeto Escrita Criativa, clique aqui.

_____________________________________________________________

6 comentários:

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.