segunda-feira, 26 de junho de 2017

{Resenha} A Time to Dance, de Padma Venkatraman

When you are driven by passion, nothing can get in your way.
(Imagens: Dança indiana por artfuns, sob licença creative commons, e capa do livro)

Ganhei dois livros da querida Ana Paula (amiga que fiz por causa do blog) e logo escolhi A Time to Dance, de Padma Venkatraman, para iniciar a minha leitura. A Ana resolveu me presentear com dois livros, porque eu comentei com ela que nunca havia lido um Verse Novel (ou romance em versos). Esse gênero é comum lá onde ela mora, no Canadá. Como ela é bibliotecária, sabia que coisa boa estava por vir. Devo dizer logo de cara que eu fiquei completamente fascinada.

O projeto gráfico de A Time to Dance é lindo, com a capa toda roxa e aquela garota - que eu descobri depois, ser a Veda - no centro. Os títulos dos capítulos são trabalhados, com uma fonte diferente. Só pelo objeto-livro, a leitura se torna convidativa.

A narrativa é toda fundamentada na cultura indiana. Nesse ponto, este livro foi outra descoberta para mim, porque eu nunca tive contato com nada da Índia antes (especiarias não contam, certo?!), então foi gostoso aprender um pouco mais sobre este povo tão rico culturalmente.

A história nos apresenta uma adolescente chamada Veda, que vê na dança a sua vida. Após ganhar um prêmio numa competição de Bharatanatyam (quem quiser ver como é essa dança, clique aqui), ela sofre um acidente que faz com que sua perna seja amputada. Foi nesse momento que eu fiquei sem ar, fechei o livro e pensei "nãããããooooo". Como eu não sou de ler as sinopses que vêm nas capas do livros (lá tem essa informação), fiquei em choque. Ao mesmo tempo, queria continuar a leitura para entender o que iria acontecer dali para frente. 

Ver a transformação da Veda, como ela cresce, como ela lida com a dor, com o luto, com o machismo, com o questionamento do que/quem é Deus, com as desilusões amorosas e, sobretudo, como tudo isso faz com que ela cresça, faz com que o leitor queira devorar cada página do livro. 

Apesar de ser narrada em versos, a leitura flui de uma maneira que você se descola do gênero em si e se prende à genialidade da autora. É gostoso ver como a narrativa flui, como Padma Venkatraman trabalha o ritmo e a cadência dependendo do que está acontecendo, para dar tensão ao que é narrado. Mesmo quem tem medo de poesia, lê A Time to Dance sem medo.

Fechar o livro no final, me causou aquela depressão pós-leitura de quem já quer mais. Não é à toa que o livro ganhou já prêmio de melhor ficção. A Time to Dance é aquela obra que merece ser lida por todos.

Livro: A Time to Dance
Autora: Padma Venkatraman
Editora: Speak
Páginas: 336
Idioma: Inglês
Sinopse: Veda is a prize-winning dancer, skilled in the fine art of traditional Indian bharatanatyam. Then she is injured in a bus accicent, and her right leg must be amputated below the knee. Her dance teacher does not believe she will ever dance again. But Veda is too passionate to abandon her dream and finds a new teacher who shares her hope. And though she must relearn even the most basic of steps, his faith in her allows her to reclaim the art form that brought her so much joy. Told through lyrical, evocative verse, this is a powerful novel of loss, recover, and resilience of the human spirit.

_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Olá! Também não leio sinopses haha, e fiquei surpresa com o que acontece com a garota, tadinha dela! Nem consigo me imaginar no lugar da garota, eu li bastante sobre a cultura no livro A Maldição do Tigre, deve ser fascinante cada detalhe descrito no livro! Vou deixar anotado aqui, esse é o tipo de livro que nos transporta para dentro da história ❤ Amo! Saiu muito boa a resenha ^-^
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel!
      O que ela passa é bem difícil mesmo. Dá dó da bichinha! Mas ela nos mostra que a vida é cheia de reviravoltas e que nada é fácil como parece. É um bom livro, sem dúvida.

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu também não leio sinopses e cara, isso deixa tudo muito mais emocionante, né? É cada surpresa que eu tenho enquanto leio e só depois descubro que a maioria delas tá na sinopse HAHAHA. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante! Achei interessante a parte de se passar na Índia, esse lugar é realmente cheio de cultura!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada susto que a gente leva porque não leu a sinopse, que não está escrito! aushuahsuahsuasha
      Eu sou muito como você! ♥
      O livro é muito bom mesmo!
      Beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.