sexta-feira, 10 de abril de 2015

Padrões e análise de dados... Será que eu consigo?

Arte de Mike Licht.

Como contei para vocês há alguns dias, amo escrever e blogar. Segundo as pessoas que leem aqui, sou boa nisso (modéstia à parte, eu também acho que sou!). Mas acredito que meu blog não é tão conhecido assim pelo fato de que eu não me dedico tanto ao lado administrativo da coisa. Blogar sempre foi algo relacionado ao meu humor e não a uma planilha ou calendário.

O fato é que desde o ano passado eu venho sentindo uma necessidade profunda de me organizar - e, consequentemente, organizar o blog. Acho que tornar este ambiente agradável faz parte do respeito que sinto por todos que me leem. Então, foi assim que desenvolvi o meu blog planner impresso e que resolvi testar o eletrônico da Sernaiotto. Também desta necessidade, comecei este workshop/desafio dos 10 days to a better blog. Tenho obtido resultados interessantes, que me levam a querer continuar neste caminho.

O tema do quinto dia do workshop é "Padrão". Logo eu, que sempre furo os padrões a que me proponho, tendo que pensar nisto... Foi difícil escolher sobre o que escrever, portanto, resolvi compartilhar o que pensei em termos de conteúdo, uso do blog planner, comunicação e análise de dados. Vamos lá?

Conteúdo

1. Páginas do blog
Quando pensei nas páginas do menu acima, tive como objetivo fazer com que as pessoas encontrassem as principais informações de maneira prática. Quem é blogueiro já sabe (e se você não for, mas quiser começar, mantenha isso em mente) que as páginas sobre o blog, quem escreve e contato são essenciais. Elas são um verdadeiro resumo, uma espécie de biografia/cartão de visita para os novos leitores. Confesso que quero (ou seria preciso?) atualizar as minhas, contudo ainda não tive muita inspiração para fazer algo melhor do que o que está no ar... (acho que teremos algo neste sentido ainda dentro dos 10 dias)

Além destas três páginas, na guia principal vocês encontrarão uma duas para os dois projetos principais de que participo (101 coisas em 1001 dias e o #aophotoaday) e a minha lista de leitura. Todos eles estão, de uma forma ou de outra relacionados ao compromisso público que assumi e, justamente por esta razão, ficam disponíveis de forma que todos tenham fácil acesso. 

Principal vantagem / resultado: não me esqueço das promessas que fiz e de compartilhar as conquistas com vocês.

2. Categorias, colunas e tags
Em janeiro de 2015, eu tive um longo momento de mapeamento dos principais assuntos observados por aqui. Queria fazer colunas efetivamente, mas acabei dividindo tudo por categorias. Acho que assim facilitaria para quem quisesse procurar o conteúdo.

Algumas pessoas dizem que o ideal é ter entre 5 e 8 categorias por site (todavia, já li artigos que falavam em, no máximo, 10), porque um número superior pode confundir o leitor. Eu fechei em 7:
  • Aleatoriedades (que é tudo o que não cabe nas outras 6);
  • Fotografia (em que geralmente são postadas a coluna Achados Fotográficos e o que é relacionado ao #aophotoaday);
  • Pessoais (tudo relacionado à blogueira que vos escreve);
  • Projetos (como o próprio nome diz, são os posts dos projetos que faço parte);
  • Receitas;
  • Resenhas (de livros e filmes - estas são raras, mas existem!)
  • Textos literários (contos, crônicas, diálogos, poesia, prosa poética, etc).
É claro que este é apenas um guia. Digo isso porque às vezes há textos que são híbridos e que acabam pertencendo a dois gêneros... 

Além das categorias, o leitor pode se guiar pela nuvem de tags. Ela ajuda muito a encontrar o conteúdo (lá há tags com os nomes das colunas e nomes dos mais assuntos recorrentes).

Tanto as categorias quanto as tags estão localizadas na coluna à direita do blog.

Principal vantagem / resultado: não consigo ter 100% da percepção de um leitor. Na prática, acho que não surtiu muita diferença para quem lê - pelo menos, ninguém me deu um feedback sobre o assunto. Por outro lado, pensar nas categorias me ajudou a traçar sobre o que eu gostaria de falar, sem me engessar (as aleatoriedades estão aí para isso!). Com as categorias eu consigo me controlar para não ficar sempre presa a um único assunto (eu sei que tenho tendência a fazer isso quando me sinto atada a uma situação ou a um fato da minha vida).

Blog planner

Juro para vocês que eu já tentei ser como essas blogueiras que têm uma escala de conteúdos e postar um poema no domingo, uma resenha na segunda, uma receita na terça e assim por diante. Todavia, não dá. Não consigo ainda (quem sabe um dia eu atinja este grau de determinação...). Já planejei postagens a ponto de deixá-las todas programadas, para abrir o blogger e mudar tudo de última hora só porque o texto daquele dia não estava conforme o meu humor. Portanto, o que tenho feito é deixar o máximo o possível de textos prontos no rascunho e acessado para publicar o que tem mais relação com o meu momento.

Principal vantagem / resultado: de qualquer forma, tenho usado o blog planner. Ainda que eu não tenha seguido o calendário de postagem à risca, ele serve como registro e me ajuda a equilibrar o conteúdo das postagens, as formas de divulgação e a quantidade de fluxo das redes sociais. 

Comunicação

Como parte dos 10 days to a better blog, resolvi começar a usar o sistema de newsletter muito amor! do MailChimp. 

Principal vantagem / resultado: embora dê mais trabalho, acredito que a possibilidade de eu mesma escrever as neswletters dará um ar mais bacana à minha comunicação com todos que passam por aqui.
Então, fica o convite: inscrevam-se para receber o blog por e-mail! ;)

Análise de dados

Uma coisa que me incomoda um pouco é o que se relaciona à análise dos dados. Eu realmente preciso aprender a fazer isso. Há muito tempo que não abria o meu google analytics e obtive algumas surpresas. A maior delas diz respeito ao seguinte dado: 79,9% do público que lê o blog é novo! (Sejam mais que bem-vindos!) Ao saber disso, além de ficar espantada, passei a me questionar como fazer com que estas pessoas voltem... Ainda não sei! :P

Aliás, este é o meu problema real com o analytics: são tantos dados que eu acabo me perdendo neles. Sou de humanas, meu negócio é arte, então a lógica administrativa me assusta. De qualquer maneira, quero me esforçar mais para aprender a lidar com a parte burocrática, porque sei que isso vai me ajudar em outros aspectos além da minha vida de blogueira (aliás, se vocês souberem uma forma fácil de aprender, deixe a sugestão nos comentários, por favor!).

Bem, acredito que estes são os padrões e o desafio do Algumas Observações. :)
Beijos e queijos! :*

Nota: Post escrito como parte do #10daysbetterblog (Day 5). Para saber mais, clique aqui (link em inglês).

_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Oi Fernanda, agradeço seu comentário lá no blog e não a vejo como cri cri não, realmente foi uma falha minha! Nunca tinha parado pra analisar pois criei o blog em 2011 e estudo inglês a 2 anos e meio e como não atualizo com frequência, de certa forma acostumei. Mas entendi perfeitamente até porque já estudei essa regra rsrs Só não entendi a parte de você falar que isso podia me atrapalhar no meu ano de Au Pair, de qualquer forma, toda crítica é bem vinda.
    Obrigada.

    Bjsb Bru.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru,
      Que bom que você não ficou chateada. Espero ter ajudado!

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu fui ler um pouco mais sou o 10 Days to a Better Blog e adorei a iniciativa! Gostei muito do post, e também tenho procurado me organizar, porque acabo deixando o blog sempre como "segunda opção"...

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guta!

      O desafio tem sido muito bom mesmo! :D
      Espero que você possa participar.A comunidade do desk app é muito acolhedora! :)

      Beijos!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.