#aophotoaday

Imagens mais recentes feitas pelos participantes do projeto:



Olá, pessoal! 
Sejam bem-vindos a coluna do blog chamada Algumas Observações: Photo a Day.
Para que ela dê certo, é imprescindível que você participe trazendo o seu olhar, a sua visão do mundo que o cerca. O desafio proposto é simples, prático, criativo e divertido! Se você curte fotografia, irá adorar!

Temas de fevereiro. Dias em verde representam fim de semana e feriado.


Como participar do Algumas Observações: Photo a Day?
Tudo o que você precisa fazer é conferir a lista do que deve ser observado a cada dia, tirar uma foto (com o seu celular,  com a sua câmera compacta, com a semi-profissional ou até mesmo a profissional - o que importa aqui é a criatividade, não o equipamento) e postar no instagram, na página do blog e/ou no nosso grupo do facebook com a tag #aophotoaday. A tag é importante porque permite que os outros participantes do desafio encontre a sua foto.

Como surgiu esta ideia?
Bem, eu sempre via lá no instagram a tal da tag do Photo a Day, mas não sabia exatamente como havia começado e onde encontrar a tal da lista... Até que um dia acabei caindo em um blog australiano, vi o projeto da Chantelle e comecei a participar da lista dela (depois, acabei descobrindo outras listas de outros blogs, então não consigo precisar se foi ela que teve a ideia primeiro). 
Estava me divertindo muito e isso foi despertando o desejo dos meus amigos em participarem também. Vendo todo este movimento acontecendo; a Carol, do Run Vayda, Run, me mandou criar vergonha na cara e elaborar a minha própria lista em português - já que nós não encontramos nenhuma por aí. Bem, após uma consulta rápida com os amigos que gostam de fotografia - para ter certeza de que não estaria sozinha nessa. -, resolvi tentar e... Voilà! Aqui estamos nós.

Como eu posso conhecer a lista e saber o que tenho que fotografar?
A cada última sexta-feira de cada mês eu postarei a lista do mês seguinte aqui no blog e lá no grupo do facebook. Se por um acaso você perdeu a postagem, bastará clicar no banner do lado direito do blog, para acessar a lista do mês. ;)

E se eu perdi o dia certo?
Ao longo do mês pode acontecer algum imprevisto, e você não conseguir fotografar no dia exato. Isso, no entanto, não é motivo para desistência. Este é um projeto sem regras fechadas, por isso, se você perdeu um dia, pode simplesmente postar 2 fotos no dia seguinte. Se perdeu uma semana, pode tentar correr atrás do prejuízo ou recomeçar de onde parou. Lembre-se: regra aqui é diversão, não chateação.

Por que há dias em cores diferentes na lista?
Os dias em cores diferentes indicam finais de semana e feriados.

A lista do Algumas Observações é a mesma da Chantelle do Fat Mum Slim?
Não, as listas são diferentes. Mas, se você sabe inglês, sinta-se à vontade para se divertir seguindo os dois desafios!

Onde participar?
  • Twitter: Você pode compartilhar a sua foto via twitter com a hastag #aophotoaday. Vira e mexe eu retuíto as fotos que vocês compartilham ;)
  • Instagram:  Suba a foto no instagram. Se quiser, aplique um daqueles filtros fofos. Adicione a legenda com a hastag #aophotoaday e tcharan! Todo mundo que procurar pela tag por lá verá a sua foto! ;)
  • Facebook: Agora que o facebook finalmente permite a busca por hastags, se você fizer o upload da sua foto com a tag #aophotoaday, todo mundo que procurar por ela, poderá ver o seu clique. Além disso, você pode publicar a sua foto no mural da página do blog: https://www.facebook.com/AlgumasObservacoes ou entrar no grupo do projeto: https://www.facebook.com/groups/772348576114485/. Se você se juntar a nós lá, poderá interagir com os outros participantes do projeto com mais facilidade e ver as Observações Inspiradoras (devo dizer que fazer parte do grupo ajuda quando a gente não sabe muito o que fotografar no dia, porque ver os cliques dos demais participantes nos inspira).

Como eu faço para ver as fotos dos outros participantes?
Procure no instagram pela tag #aophotoaday, acesse o nosso grupo no facebook, ou clique aqui e veja as fotos que foram compartilhadas recentemente.

O que são as Observações Inspiradoras
Todos os dias, eu observo as fotos publicadas pelos participantes do projeto e seleciono as quatro que mais me chamam a atenção. Isso não é uma competição e a seleção não tem necessariamente um caráter de observação das técnicas fotográficas, são apenas as fotos que - por algum motivo - me tocaram.

O que significa cada tema?
O legal da brincadeira é justamente ver o olhar de cada um para cada tema. Por isso, não vou explicar os temas. Clique aquilo que cada assunto significa para você! Lembre-se, não há certo e errado, só diversão!

Eu posso ver as fotos mais recentes do projeto?
Sim, basta clicar aqui para ver a galeria com as fotos publicadas no instagram com a tag #aophotoaday.

Eu posso ver as listas anteriores?
Sim. Basta clicar na tag do projeto: #aophotoaday

Share
Tweet
Pin
Share