Chegou o mês de julho e com ele o momento de revisão de metas, planejamento e organização para o segundo semestre. Gosto de fazer o exercício de rever como foram os primeiros seis meses, revisitar as metas que tracei no começo do ano e ver o que ainda faz ou não sentido. Parece meio contraditório, mas olhar para o passado e pensar no futuro me coloca no momento presente. Fora que me livra da frustração de chegar em dezembro e pensar o famoso "o ano acabou e eu não fiz nada".
Outro ponto que me leva a fazer esses exercícios é que eu me conheço o suficiente para saber que sou ótima em focar em tudo de ruim que aconteceu e me esquecer das coisas boas. Sendo assim, eu tento criar mecanismos que me lembrem dos acontecimentos que foram bacanas. As retrôs mensais nasceram assim. As revisões mensais e semestrais também.
Antes de começarmos...
Tudo o que vou sugerir aqui já foi testado por mim. Adaptei o que aprendi ao longo de uma vida de estudos sobre o assunto para a minha realidade e sugiro que vocês, que me leem, também adapte esse método caso queiram tentar se organizar assim também.
No final do post, conto sobre o Revisão e Planejamento do Semestre: Caderno de Atividades que fiz para quem quiser se planejar como eu faço. É possível imprimir o documento em .pdf para se guiar ao fazer este conteúdo. Além dos exercícios que descrevo aqui, há um material extra também.
Dito tudo isso, bora lá!
Roda da Vida
|
Você já parou para pensar como está a sua vida no momento? Foto de Andy Vult, na Unsplash. |
Todos os meses eu avalio como foi o meu mês fazendo o exercício da Roda da Vida, para visualizar cada área da minha vida por meio de como me sinto em relação a elas. Para cada área, dou uma nota de zero a dez (de novo: baseada nos meus sentimentos em relação a cada setor).
Sendo assim, eu começo a minha revisão semestral comparando a primeira roda da vida do ano (de janeiro) com a sexta (de junho). As áreas que eu tenho na minha roda da vida são:
- Equilíbrio emocional;
- Saúde e disposição;
- Desenvolvimento intelectual (essa abrange estudos formais e informais);
- Carreira e trabalho;
- Recursos financeiros;
- Projetos;
- Família;
- Amor (aqui inclui amor-próprio, amor romântico e todas as formas de amar);
- Vida social;
- Animais de Estimação;
- Hobbies e lazer;
- Espiritualidade;
- Contribuição/voluntariado;
- Espaço físico.
A partir do que vejo, escrevo um parágrafo-resumo de como foi o semestre, ressaltando o que houve de bom e destacando o que precisa de atenção.
Se você não tiver feito uma roda da vida no começo do ano, não tem problema: basta dar as notas pensando em como foi o seu semestre como um todo.
Expectativa versus Realidade
|
Às vezes a gente se empolga fazendo as metas no início do ano e em junho está só como a capa do disco do Chico Buarque. |
Meu segundo passo é dividir uma página ao meio e listar todos os objetivos que eu tracei no começo do ano em uma coluna à esquerda com o título: Objetivos traçados no começo do ano. Depois, à direita, escrevo no alto da outra coluna: O que de fato aconteceu?
Depois de elaborar as duas listas, me faço duas perguntas:
- Por que eu consegui fazer o que fiz?
- Por que não consegui atingir os objetivos que tinha traçado?
Aqui eu listo tudo o que me vem na cabeça. Desde coisas práticas como "não consegui viajar porque usei o dinheiro da viagem para o tratamento da Camomila" a coisas como "Fiz tal coisa porque não fiquei presa a fazer aquilo com o ideal de perfeição que estava na minha cabeça".
Como seriam as suas listas?
Segundo semestre ideal
Se você não fez lista de metas no início do ano, tudo bem, você pode elaborar a sua lista agora.
O meu próximo passo é olhar para a lista de Objetivos traçados no começo do ano e verificar 3 coisas:
- o que não fiz ainda, mas que faz sentido fazê-las no segundo semestre.
- o que não fiz ainda, quero fazer, mas sei que não vai dar para fazer ainda este ano. Então, pego esses objetivos e coloco na lista de projetos encubados.
- o que não faz mais sentido nem para agora, nem para o futuro. Para esses, apenas abro mão.
Por fim me pergunto:
- falta alguma coisa para ser feita no segundo semestre que não aprece nessas listas? — muitas vezes há desejos e objetivos que surgem ao longo do semestre. Então essa é uma boa oportunidade de inclui-las aqui.
Depois de verificar tudo isso, eu crio a lista de Segundo semestre ideal.
Como seria o seu semestre ideal?
Objetivos no calendário
Partindo da lista de Segundo Semestre Ideal, eu já vejo os objetivos que têm relação com o calendário e já coloco um lembrete na agenda. Para dar um exemplo simples: um dos meus objetivos é celebrar o meu aniversário (que é em setembro). Sendo assim, eu coloco lá no mês de agosto: planejar a celebração do meu aniversário.
O que sobra — que não tem uma data específica — eu encaixo nos meses que estão mais vazios em termos de tarefas.
Próximas ações
Aproveito para colocar na lista de tarefas tudo o que eu já sei que posso fazer: pesquisar, marcar reuniões, fazer orçamentos, escrever alguma coisa, entrar em contato com alguém, comprar o que for preciso etc. etc. etc.
Também vejo se é preciso atualizar o vision board que fiz em janeiro.
(Em 2023, acho que não vou precisar, yay!)
Revisão: mês a mês
Depois, a cada mês eu retomo a lista para ver o que já foi feito, se dá para adiantar alguma ação ou se tem algo atrasado e vou ajustando.
Material para download
Como disse no começo do post, criei um Caderno de Atividades com todos esses exercícios e mais alguns extras. São 30 páginas para te ajudar com a sua revisão e com o seu planejamento do semestre.
Este material está dividido em cinco partes:
- Sobre revisar e planejar;
- Revisão semestral;
- Planejamento semestral;
- Acompanhamento semestral;
- Palavra final.
Você pode adquiri-lo na
loja do Algumas Observações, aproveitando a promoção de lançamento com 50% de desconto. Comprando este .pdf, você apoia
DEMAIS o meu trabalho. 💚
Concluindo
Espero ter ajudado quem se sente um pouco perdido quanto a organização do segundo semestre. Também adoraria te ouvir como você se organiza para pensar essa segunda leva de 6 meses. Me conte aí nos comentários? 😉
Leia também:
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais ou me acompanhar nas redes sociais:
Awesome ❤️
ResponderExcluirYour creativity is inspiring !
Nice article, thanks for sharing this!
Check out my blogs!
Ferbena Fashion Blog | Hijab Style Ideas
Thanks for reading it :)
ExcluirOi Fernanda, um dia serei tão organizada quanto você. Tipo, daqui uns 10 anos.. XD, bom, tenho um prazo.. hahaha. Brincadeiras à parte, eu passei meus quase 40 anos só deixando a vida me levar porque foi o que os adultos à minha volta me ensinaram. Só que viver assim é entediante demais, e nem sei dizer se é exatamente vida. Antes que eu começasse a atirar nas paredes feito um certo detetive que a gente ama, estou tentando me organizar, mas sem saber pra onde eu vou é impossível escolher um caminho para tomar (tô perdida igual a Alice).
ResponderExcluirAcho interessante você fazer a revisão periódica do seu planejamento. Eu faço um em Janeiro e fico esperando Dezembro pra ver se fiz tudo. Parece presente de Natal.. hahahaha... vou ver se mudo isso, pois se tem uma coisa que me ajudou muito enquanto não sei onde quero chegar para enfim escolher meu caminho, são pequenas atividades relacionadas à escrita no meu dia a dia. E eu só consigo fazer o que faço hoje porque montei um cronograma dentro das minhas possibilidades. Dicas para melhorá-lo são sempre bem vindas.
Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
O bom é que a gente sempre pode mudar o que aprendeu se percebe que não nos serve, né?! Fazer a revisão periodicamente ajuda a não esquecer o que deve ser feito e ver o que não faz mais sentido. :)
ExcluirObrigada por ler e comentar! :) <3
Beijos
Eu amei demais ver como faz esse planejamento, eu também faço a roda da vida as vezes mensal e as vezes a cada três meses. Em julho eu sempre vejo as metas e vejo o que eu já conclui e crio um plano de ação para terminar de concluir e fazer o que está faltando.
ResponderExcluirSem falar do planner que ajuda demais.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi, Van,
ExcluirSe manter nos trilhos é maravilhoso, não?!
Que seu segundo semestre seja produtivo e cheio de amor!
:*
Organização é tudo de bom. Adorei o post. Que você possa realizar todas as metas desse ano.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Que o seu segundo semestre seja incrível também! :)
ExcluirBeijos
Realmente, organização é tudo. Eu não tenho o hábito de fazer as revisões semestrais, ou mensais. Mas acho que vou começar a praticar mais isso, porque ando me cobrando muito e com a sensação de que fiz nada, mesmo tendo feito coisas boas por mim, sabe?
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Menina, faz! Acho que revisar ajuda nisso também. A gente se cobra muito e revisar ajuda a gente perceber o quanto está avançando.
ExcluirUm feliz segundo semestre pra você!