quarta-feira, 17 de maio de 2023

Sobre ter uma lista de pessoas que nos fazem felizes

Foto feita por mim.


Ontem fui preparar uma xícara de chá antes de dormir. Enquanto a música ecoava nos meus fones de ouvido, o insight veio: Paul McCartney é uma das pessoas que me faz feliz. Esta minha lista — uma das inúmeras que tenho mentalmente e por escrito — é extensa e aleatória: vai desde a minha irmã de coração até o ex-beatle, passando por pessoas do meu dia a dia a gênios que, provavelmente, nunca conhecerei frente a frente. 

Pessoas que me fazem feliz não são necessariamente pessoas que eu amo mais que tudo — embora, muitas vezes essas duas coisas casem. Não, essa lista em específico é composta por gente que acende a minha alma, que me estimula, que me apoia, que acredita em mim mesmo quando eu mesma não estou acreditando, que vibram quando eu realizo sonhos (e sim, há algumas pessoas que amo muito que não se encaixam nesses critérios). Pensar em alguém da lista de pessoas que me fazem feliz é sorrir automaticamente. 

Gosto desta lista porque me lembrar dessas pessoas no momento de caos é importante. Além de me acalmar, elas me servem de farol — são um porto seguro para me inspirar, para pedir um conselho, para ter como exemplo, para obter um lampejo. Elas são ótimas em pensar junto qual é o próximo passo, ao invés de jogar um balde de água fria no processo. São estrelas-guias na nossa jornada. 

Acho bonito que haja pessoas assim: que tomam para si essa postura, essa posição de fazer os outros felizes a partir de como se expressam no mundo. A princípio, eu penso em artistas com suas palavras, com suas músicas, com suas artes, com seus olhares — como disse, Paul me fez dançar sozinha, numa noite fria, enquanto preparava um chá —, mas há também pessoas comuns, que fazem da felicidade uma prática. Normalmente são elas que nos recebem com os olhos brilhando de entusiasmo mesmo que não exista um motivo especial para isso. Elas estão ali celebrando o fato de que estamos vivos, plenamente vivos! 

Pensar nessas pessoas muitas vezes pode parecer um pouco rota de fuga, uma tábua de salvação para os momentos complexos — às vezes, é mesmo! —; porém, mais do que isso, elas me dão aquela fagulha criativa de querer ser assim também: uma revolucionária que transforma o mundo através de pôr amor e gentileza nos lugares por onde passo. No fundo, talvez essa seja a nossa maior missão, o nosso maior propósito enquanto humanidade: ser felizes e inspirar os outros a serem felizes também. 

Olhar para essa lista de pessoas me ajuda também com outro ponto: me compreender. Isso porque é possível mapear o que me alimenta emocional e intelectualmente — que tipo de arte? Que tipo de relações? Qual é a qualidade disso tudo? — e avaliar a quantas eu ando. Houve tempo em que, mesmo sabendo que aquelas pessoas em específico não eram boas para mim, eu ainda as considerava na minha lista de pessoas que me fazem felizes. Nem preciso dizer que isso não foi saudável, preciso? No fundo, ter aquelas pessoas nessa lista falava mais sobre a minha como a minha autoestima andava baixa do que que qualquer outra coisa... 

Tudo isso pode parecer coisa besta, piegas, mas não é. Refletir sobre essas questões me faz pensar em outras fases da minha vida, em como tudo se transformou e continuará se transformando e no quanto eu não preciso lidar com a complexidade da jornada sozinha.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

17 comentários:

  1. Sis, você é uma pessoa especial em tantas camadas que o simples fato de você existir já me faz feliz. Te amo muito mesmo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sis, a honra é minha de dividir essa existência tendo você na minha vida! My love for u goes to the moon and back twice! <3

      Excluir
  2. Eu tenho muito orgulho de você e para mim é uma honra poder estar compartilhando uma jornada tão especial para mim. Acho que todos deveríamos ter uma lista de pessoas que nos fazem felizes, assim as que não fazem acabam por consequência tendo um pouco menos de espaço na nossa mente nos momentos difíceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: A HONRA É TODA MINHA! Meu Deus, a honra é minha! <3
      E segundo: eu acho que faço essa lista feliz, porque sei que tenho uma tendência de focar só na lista ruim. Tenho tentado exercitar ver o lado leve, sabe? É sempre bom lembrar quem nos faz bem :)

      Excluir
  3. Termos uma lista de pessoas que nos fazem feliz acho que nos ajuda a nos conectarmos quando talvez, estamos perdidos. Mas é uma lista delicada, como você falou, tem que ser analisada de tempos em tempos, ser filtrada... afinal, nós mudamos diariamente, e nossa lista pode mudar junto com a gente também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom estar antenada com a lista e as mudanças. Elas têm que andar síncronas :)

      Obrigada por ler :)

      Excluir
  4. Que post interessante e muito legal!!
    Fiquei pensando aqui e realmente pessoas que me fazem feliz não são necessariamente pessoas que eu amo mais que tudo... E tá tudo bem.
    Adorei essa reflexão!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Nem sempre as listas batem. E entrar em paz com isso é legal :)
      Fico feliz que você tenha gostado :)

      Um beijo :*

      Excluir
  5. Fê, a gente nem se fala todo dia, mas que sintonia doida heim?!?. Estava pensando sobre isso depois que ouvi um podcast q entrevista e o seu texto me levou a essa reflexão interessante. Bjos querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!
      Amei essa sincronicidade dos nossos corações! hehehe
      Sobre a lista, é legal pensar que nessa lista pode ter pessoas que a gente admira, mas que não conhecemos. Mas tbm é ótimo pensar em gente do dia a dia nela.

      Um beijo :*

      Excluir
  6. Gente, esse texto é realmente como tirar um curativo sem dó. Principalmente por ter uma lista de pessoas que não nos fazem bem, mas mantemos por perto. Ter uma lista de pessoas que nos fazem felizes de verdade é como conhecer a nós mesmos, né? Amadurecer e cortar o que não está bom. Eu gostei bastante do seu ponto de vista e acho que vale a pena repensar na minha própria lista.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que o meu texto tenha te levado a essa reflexão :)

      Beijos

      Excluir
  7. Reflexão profunda e necessária. Gostei de você ter ressaltado o detalhe de que nem sempre as pessoas que você ama são as que te fazem feliz. E isso não quer dizer que necessariamente te fazem triste. No momento quando preciso disso o jeito está sendo recorrer à personagens da ficção, minha e dos outros, e a filmes com o Martin Freeman. :3

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom pensar que nem sempre as pessoas correspondem às nossas expectativas :) Por isso que as listas às vezes não batem, né?!
      Um beijo!

      Excluir
  8. Ter essas pessoas em nossas vidas deixa a caminhada muito mais interessante e produtiva.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que ter novas pessoas é o que acaba renovando nossas ideias e ajudando a reflexão do dia a dia, pois nos ajudam a pensar e novos ideais e gerando novas conexões.


    site

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.