quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

{Resenha} As 79 Luas de Júpiter, de Leidiane Holmedal e Lucila Eliazar Neves

Conheça o livro As 79 luas de Júpiter.


Publicado pela Editora Penalux, As 79 Luas de Júpiter é um livro de poesia escrito a quatro mãos. Além de celebrar a amizade entre as poetas Leidiane Holmedal* e Lucila Eliazar Neves, a obra de estreia de ambas é repleta de um lirismo almagamdo à crônica que se desvela com simples complexidade.

Os poemas são enumerados e não são sinalizados, de modo que uma poeta se funde na outra. Leidiane, com sua vivência de expatriada na Noruega, e Lucila, com seu cotidiano mineiro, se apoderam com profundidade de suas dores, memórias e cotidianos para transformar vida em poesia.


Imagem: divulgação.



Desamor, distância, solidão, nostalgia. As duas poetas mergulham em suas águas internas para se expandir e tocar a todos que as leem. O processo é dilacerante, intenso, provocador. É por meio do mergulho que há a elevação da própria experiência das escritoras e de seus leitores. Esse mergulho é, portanto, feito de mãos dadas. O leitor é conduzido palavra a palavra a encarar sua vida, como se cada verso lhe servisse de espelho: o que você vê quando se encara? O que a vida fez com cada um de nós? 

Falando assim, parece tudo muito difícil. Entretanto, Leidiane e Lucila partem do simples, daquilo que está ao rés do chão, para produzir literatura de alta qualidade e que é, sobretudo, acessível tanto aos leitores costumas de poesia, quanto aos que querem começar a navegar no universo poético.

Ajude as autoras a levarem o As 79 Luas de Júpiter ao Salão do Livro e da Imprensa de Genebra, na Suíça, contribuindo com a Vakinha.

Capa: As 79 luas de Júpiter
Capa.



Livro: As 79 Luas de Júpiter
Autoras: Leidiane Holmedal e Lucila Eliazar Neves
Editora: Penalux
Páginas: 158
Apresentação: Saturno é um planeta ponderado. Júpiter, expansivo. Enquanto Saturno se esforça para manter a realidade dentro das suas margens, controladas; Júpiter é otimista, curioso, justo. Saturno representa o tempo, a sabedoria, a experiência, ancestralidade. Júpiter tem noção do quanto as coisas e circunstâncias são potências em nossas vidas. Neste livro, é possível sentir que a poesia de Lucila Eliazar Neves e Leidiane Holmedal carrega a sensação de compromisso com as palavras, de segurança no que e em como dizer e a responsabilidade, assim como Saturno. Talvez por isso eu tenha sido influenciada pela energia saturnina durante toda a leitura, chegando a confundir o tempo e espaço proposto pelas autoras. Talvez eu tenha sido levada junto com essa energia para uma dimensão onde as possibilidades são mais do que literais: são palpáveis, vívidas, memórias boas de tocar e provar. [...] Dentro dessa dinâmica afetuosa e honesta, há ainda a presença da criança interior, que vez ou outra aparece na leitura como um terceiro olho, alguém que espreita a vivacidade de suas faltas e desejos, alguém que conhece muito bem cada palavra desenhada no papel. Assim como Júpiter e suas 79 luas, esse livro de poesia providencia abundância, equilíbrio, fé, confiança no destino. O senti como um caminho estreito de intuição, curiosidade, coragem e verdade a cada verso. [Elizza Barreto]

*Desde 2022, Leidiane Holmedal assina como Leidiane Bueno.
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

8 comentários:

  1. Acha a capa bem linda e imponente!
    Fiquei curiosa pra ler, parece muito bom :)
    Obrigada pelo comentário lá no blog! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bonito. Acho que você iria gostar :)
      E, menina, eu amo o seu blog!

      Um beijo :)

      Excluir
  2. Sounds nice and the cover is perfect <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It is! And one of the authors, Lediane, lives in Europe too :)

      Excluir
  3. Não conhecia o livro! Pelo título eu não esperava que fosse um livro de poesia

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Poesia não é um tipo de leitura que me atrai, por isso não conhecia esse livro, mas que bom que gostou da leitura e vi que ele tem poucas páginas e isso é bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que faz um livro bom não é o número de páginas, mas o conteúdo :)
      A poesia está em todos os lugares, inclusive na música! ;)

      Beijos

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.