quarta-feira, 30 de novembro de 2022

{Resenha} Curso Básico de Astrologia — volume II, de Marion D. March e Joan McEvers



Excelente para os estudiosos, o segundo volume da série Curso Básico de Astrologia mantém a preocupação das autoras Marion D. March e Joan McEvers de escrever um livro que, mais do que para consulta, é mesmo um guia aprofundado de estudos. Assim como o primeiro volume, este livro apresenta aos leitores explicações detalhadas com direito a passo a passo, exemplos, exercícios, gabaritos e sugestões de consultas. 

Os dois volumes da série Curso Básico de Astrologia, de Marion D. March e Joan McEvers.


O volume II do Curso Básico e Astrologia contém uma breve introdução e se estrutura em três partes. Cada uma delas é subdividida em por módulos (capítulos) que aprofundam os conhecimentos estabelecendo relações entre os posicionamentos dos planetas e das casas de forma mais completa. Neste livro são discutidos conceitos de interpretação que partem de uma base (apresentada no volume I), a exemplo de ausência de determinados aspectos específicos, marca final e submarca, nascimento sob planetas retrógrados, casa e signos interceptados, regente do mapa, decanatos e tantos outros mais.

Parte dos instrumentos de estudo astrológico: livro, papel, caneta e calculadora.


A primeira parte do livro pode parecer um pouco mais complexa para quem não gosta muito de matemática ou de geografia, uma vez que envolve como localizar como precisão o local de nascimento no mapa geográfico (com conceitos de latitude e longitude) e pontos importantes relacionados ao horário de nascimento (em relação ao horário de verão e aos cálculos que envolvem o Meridiano de Greenwich). Apesar de a tecnologia fazer esses cálculos automaticamente, as autoras são enfáticas ao pedir para os leitores não pularem essa parte. Elas dizem que é importante aprender a fazer esses cálculos para conferir se não há nenhum erro no que foi feito pela tecnologia. Por entender que pode ser muita informação, as autoras escrevem o texto dividindo-o em etapas, detalhando cada passo, reiterando pontos importantes, reapresentando alguns conceitos. Isso ajuda os leitores a não se perder.


Páginas 146 e 147 do segundo volume do livro Curso Básico de Astrologia.


As outras duas partes soam mais fáceis (ainda que haja cálculo na terceira), uma vez que as autoras trazem muitos conceitos para a interpretação. Ao final, no apêndice, depois das respostas dos exercícios há tabelas que apoiam o desenvolvimento nos cálculos. Também há um índice com todos os mapas citados no livro (são mais de 50). 

Como dito anteriormente (e como já aponta o nome do livro), a obra não foi feita para ser lida numa sentada, mas sim para ser estudada. Assim, é possível compreender o que é lido, mas também colocar todos os conhecimentos em prática.



Capa.



Leia também: {Resenha} Curso Básico de Astrologia - volume 1.

Livro: Curso Básico de Astrologia: Volume II: técnicas de interpretação
Título original: The only way to learn Astrology: vol 1: math & interpretation techniques
Autoras: Marion D. March e Joan McEvers
Tradução: Carmen Youssef
Páginas: 416
Editora: Pensamento
Apresentação: Curso Básico de Astrologia apresenta uma forma prática, rápida e detalhista de aprender astrologia com lições claras e eficientes. Neste segundo volume, as autoras compartilham os fundamentos para a montagem de um mapa astrológico e sua interpretação, dando destaque às lições sobre os cálculos, além de fórmulas, efemérides e conhecimentos mais sofisticados sobre planetas retrógrados, nodos lunares e padrões nos mapas astrais. A obra ainda ajuda a entender a lógica de construção de um mapa e traz exemplos de mapas natais de personalidades do mundo das letras, das artes, dos esportes e da política de diversos países, que ajudam no aprofundamento do estudo sobre o tema.
Livro no Skoob. | Livro no GoodReads. | Você pode ler a resenha do primeiro volume clicando aqui. O lançamento da nova edição do volume 3 está previsto para fevereiro de 2023.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

8 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bom?
    Eu não tenho muito entendimento sobre astrologia, mas deve ser ótimo estudar e aprofundar no tema!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conhecimento que ajuda muito no mergulho interno. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
    Fortcap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado! :) Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Fê, acho que teria dificuldade justamente nessa parte em que as autoras pedem para não pular hahaha. Mas acredito que as pessoas que tenham um interesse maior nessa área, nem vão ligar muito se não gostarem tanto assim dessas matérias. No mais, uma ótima dica para quem se interessa por astrologia. Aliás, esse tema sempre me remete a Camila Fremder hahaha. Conhece? :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Essa primeira parte é mais complexa, mas não é impossível. A questão é ler com calma, sabe? Sobre a Camila, a Livia que sempre comenta sobre ela. hehehe

      Beijos :*

      Excluir
  4. Olá,
    Astrologia é assunto que eu adoro, mesmo lendo só por hobby mesmo, então super curti a dica de leitura e leria se tivesse uma oportunidade. Adorei que nada é abordado de forma superficial, como muitos livros atuais aí.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Eu também gosto de ler por hobby. Pra mim é uma questão de autoconhecimento, não de trabalhar com isso. Sobre a forma como o tema é tratado, já vi astrologas profissionais indicando essas obras. Eu tenho gostado muito de como o conhecimento é conduzido, sabe?
      Tem sido útil pra mim.

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.