Resenha do livro Ossos Açucarados, de Rafael Farina.
O que há no centro do eu, de mais importante? A poética em Ossos Açucarados vai em busca, não das respostas, mas do caminho. Os ossos estão no cerne e o açúcar vem na medida — amor demais sempre transborda.
O livro apresenta poemas que fazem uma fronteira entre a lírica e a crônica. Seu autor, Rafael Faria, é preciso no equilíbrio de coletar os fatos cotidianos, os detalhes que passariam despercebidos e os sentimentos — sejam eles latentes ou evidentes — e transformá-los em textos que aguçam o leitor. Os poemas, que trazem o olhar sobre as vivências e o que está ao redor do poeta, são profundos justamente porque tocam naquilo que é universal: a humanidade que resiste em cada um — ainda mais agora, em tempos que as telas mediam boa parte das relações entre as pessoas.
Ossos Açucarados, de Rafael Farina.
Amor e desejo andam, lado a lado, numa geografia própria — mesmo que não sejam correspondidos. Eles brotam das ondas, da solidão na companhia do cachorro que toma banho de sol, no pesado casaco, na curva do corpo da pessoa amada. A lírica atravessa os tempos modernos e hiperconectados, movendo o poeta em trânsito. É interessante notar como cada texto abre portas para que o leitor se relacione não só com os versos em si, mas também com o que há em seus próprios ossos. Seriam eles também açucarados?
Um dos poemas do Ossos Açucarados.
A publicação em si também está impecável. O livro, lançado de modo independente em parceria com a revista Rusga, conta com a capa e com o projeto gráfico da Yasnaya Yanez.
"Da mesma forma que o mar
nunca repete as mesmas ondas
os melhores encontros
ocorrem de imprevisto."
(Rafael Farina)
No dia 26 de maio, conversei com o Rafael em uma live no YouTube. Vocês podem ver o bate-papo aqui:
"Entre três e cinco da tarde
ponho o Sol na palma da mão
caso tu apareça
de surpresa
reclamando que o tempo virou."
(Rafael Farina)
Capa.
Livro: Ossos Açucarados
Autor: Rafael Farina
Gênero: Poesia
Apresentação: Uma autópsia em cada página, em cada estação do ano. A suposta facilidade em se adaptar cada vez que abre os olhos contrasta com as dificuldades ao esbarrar com alguma parte do corpo dela. Quando a incisão da caneta perfura fundo, um perfume doce escapa pelas frestas.
📙 Para comprar um exemplar físico, entre em contato com o autor, via Instagram: @rafael.com.f. | Para comprar o e-book, acesse o livro na Amazon ou no Clube de Autores.
📙 Para ler a entrevista que o Rafael respondeu para o blog, em outubro de 2020, clique aqui.
Oi Fernanda, Gostei de conhecer sobre esse livro, ele me parece ser realmente bem tocante, principalmente por que traz elementos cotidianos e faz o leitor se identificar. Quando possível quero conferir essa obra. Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi Fernanda, Não conhecia a obra, nem o autor! Assumo que não sou muito de ler poesias, prefiro romances completos, mas parece ser um livro que merece reconhecimento! beijos http://estante-da-ale.blogspot.com/
Fê, acho que você comentou sobre esse livro no grupo, né? Adorei a sua resenha e fiquei bem interessada em ler. Poesias assim deixam a vida mais leve, sabe? ♥ E essa capa tá tão delicada e inspiradora. :)
♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.
♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.
♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes
Fernanda Rodrigues é uma paulistana apaixonada por gatos e café. Atualmente é professora de escrita literária, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. De formação, é especialista em Docência em Literatura e Humanidades (FMU) e em Formação de Escritores e Produção e Crítica de Textos Literários (ISE Vera Cruz), além de ser bacharel e licenciada em Letras — Português/Inglês (USJT) e pós-graduanda em Psicopedagogia (Universidade Anhembi-Morumbi). É autora dos livros de poesia A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (2019) e Rasgos dentro da minha própria pele (2022), ambos publicados pela Editora Penalux, e do didático Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar o meu mundo e construir histórias (2021), lançado pela Fundação Telefônica Vivo. É 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e tem textos em diversas antologias. Também escreve no site Algumas Observações, no ar desde junho de 2006. Mais aqui.
Desde 24 de novembro de 2013, as imagens do Algumas Observações são de minha autoria. Anteriormente, as que aparecem nas postagens eram meramente ilustrativas. Na maior parte das vezes, elas foram retiradas do Google Imagens, do We ♥ It e/ou do Tumblr. Evidentemente, sempre que eu sei quem é o autor, dou os devidos créditos. Entretanto, se você viu alguma imagem de sua autoria, por favor, deixe um comentário ou entre em contato avisando para ser creditado ou ter sua imagem substituída. ;)
Visitas
Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.
Oi Fernanda,
ResponderExcluirGostei de conhecer sobre esse livro, ele me parece ser realmente bem tocante, principalmente por que traz elementos cotidianos e faz o leitor se identificar.
Quando possível quero conferir essa obra.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Leslie! :)
ExcluirEu fico feliz que você tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Tenho certeza de que vai gostar.
Um beijo :*
Oi Fernanda,
ResponderExcluirNão conhecia a obra, nem o autor!
Assumo que não sou muito de ler poesias, prefiro romances completos, mas parece ser um livro que merece reconhecimento!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Alê!
ExcluirEu sempre digo que ler poesia é como ter um respiro. Acho que vale a pena tentar e o livro do Rafa é ótimo para isso. :)
Um beijo
Oi, Fernanda. Tudo bem? Por eu gostar de ler livros de poesias, já me interessei por este. Me parece um livro encantador. Ótima resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttp://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Oi, Lu! :)
ExcluirEspero que você possa ler o livro do Rafa. Tenho certeza de que vai gostar!
Um beijo :*
Fê, acho que você comentou sobre esse livro no grupo, né? Adorei a sua resenha e fiquei bem interessada em ler. Poesias assim deixam a vida mais leve, sabe? ♥ E essa capa tá tão delicada e inspiradora. :)
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Oi, Carol!
ExcluirComentei, sim! :)
Espero que você possa ler o Rafa em breve!
Um beijo :*
Fe, que resenha mais cheia de sentimento.
ResponderExcluirEu não conhecia o autor, mas vindo de vc sei que deve ser massa.
Bjs
Denise
www.embarcandonaleitura.com.br
Dê, esse livro mexeu comigo demais! :)
ExcluirAcho que você vai curtir.
Um beijo :*