sexta-feira, 23 de agosto de 2019

"Amar, verbo intransitivo" no teatro | BEDA agosto/2019 #23


Se tem uma coisa que eu amo fazer — e que há tempos não colocava em prática — é ir ao teatro. Sendo assim, aproveitei a noite de ontem para correr atrás disso e fui ver o espetáculo Amar, verbo intransitivo que está em cartaz no Teatro Eva Herz (aquele, localizado dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional). A montagem é baseada na obra homônima de Mário de Andrade e foi adaptada pela Luciana Carnieli que também atua ao lado do ator Pedro Daher.


É interessante ver tanto o trabalho textual quanto cênico e como eles nos levam a refletir sobre os tempos em que vivemos. Se por um lado temos um Mário de Andrade dizendo que a Fräulein Elza não é fruto de imaginação, que ela apareceu para ele (em um retrato fiel da sociedade da época); por outro, percebemos que não estamos distante desse passado em que as mulheres são objetificadas para servirem ao homem. Carlos era um homem violento que às vezes machucava as mulheres "sem querer". À Fräulein não lhe cabia sonhar não viver o casamento, já que isso é coisa apenas para as mulheres ditas puras.

Além disso, outra coisa que me chamou bastante a atenção (e que, sejamos francos, também não mudou muito ao longo dos tempos) é a questão racial e de classe: sempre que os pais ou a própria Elza pensavam no futuro do Carlos, os anos vindouros eram imaginados em um casamento com uma mulher branca de mesmo nível ou de nível elevado (ditos cultural e economicamente). Na adaptação, vê-se bem como há hipocrisia social nesse sentido também. 

Se vocês tiverem uma noite de quinta-feira livre, recomendo. A peça fica em cartaz até o dia 26 de setembro.

🎭 Peça: Amar, verbo intransitivo
Texto: Mário de Andrade
Adaptação: Luciana Carnieli
Direção: Dagoberto Feliz
Elenco: Luciana Carnieli e Pedro Daher
Contrarregra em cena: Sérgio Marques
Em cartaz: quintas-feiras, às 21h, até 26 de setembro
Duração: 75 minutos
Faixa etária: 12 anos
Local: Teatro Eva Herz SP (Conjunto Nacional)
Av. Paulista, 2073 - 01311-940 Bela Vista - São Paulo/SP
Ingressos: R$50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia entrada)
Compras no site ou na bilheteria:
Terça a Sábado, das 14h às 21h
Domingos e feriados, das 13h às 19h (feriados sujeito a alterações)
Sinopse: A trama narra a história da governanta Fräulein Elza (interpretada pela própria Luciana Carnieli), que é contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa e sexual de Carlos (vivido por Pedro Daher), o primogênito herdeiro. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.


_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Olá, Fernanda como vai? Faz um tempão que eu não vou a um teatro, particularmente eu gosto bastante de assistir as peças teatrais. Para as pessoas aí de São Paulo é uma dica e tanto. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade aqui é rica em teatro (graças a Deus!). Então é sempre bom poder compartilhar as dicas. :)
      Espero que você volte ao teatro em breve!

      Excluir
  2. Parece ser legal essa peça de teatro. Tem tempos que não vou ao teatro.
    Boa semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas tem post novo. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.