Sérgio Monteiro e Emílio Fraia.
(Foto: Aline Caixeta)
Na sequência do primeiro dia de Flipoços, assistimos à mesa sobre a nova edição do famoso livro de Júlio Cortázar, intitulado O Jogo da Amarelinha. Quem contou sobre o processo de edição foi o Emílio Fraia, editor da obra que sairá em breve pela nossa parceira, a Companhia das Letras.
O bate-papo foi muito interessante porque tanto o Emilio, quanto o mediador, Sérgio Montero, traçaram um panorama cronológico de como a literatura do Cortázar se construiu, até que ele chegasse na genialidade que encontramos em O Jogo da Amarelinha. Para quem não conhece, este romance trouxe uma inovação que até hoje chama a atenção: o leitor pode ler o livro na ordem em que os capítulos foram escritos ou seguir as instruções ao final de cada capítulo, de modo a fazer uma leitura não-linear do romance. Sendo assim, o leitor tem no mesmo livro múltiplas possibilidades de interagir com a obra.
Emilio Fraia comentando o impacto da publicação do livro O Jogo da Amarelinha, de Júlio Cortazar. (Vídeo: Aline Caixeta)
A conversa entre os especialistas na literatura do Cortázar também enveredou pelas influências. Vimos o quanto o argentino se inspirou em grandes nomes da literatura mundial, a exemplo de Marllamé, James Joyce, Edgar Allan Poe e do brasileiro Haroldo de Campos; e como foi mestre de escritores contemporâneos, como Alejando Zambra e Roberto Bolaño.
Clique aqui para saber mais sobre as obras do Júlio Cortázar
que a Companhia das Letras publicará aqui no Brasil.
Los grandes poetas del tango
Patrono do Flipoços 2019: Jorge Schwartz.
À noite, migramos da arena cultural para o teatro da Urca, com o objetivo de ver a cerimônia oficial de abertura do evento. Nela, vimos a fala do patrono deste ano, Jorge Schwartz e as premiações do Escritor Sulfuroso (Ramiro Canedo de Carvalho), da Escritora Sem Fronteiras (Katia Gerlach). Após as formalidades, tivemos o privilégio de prestigiar o trabalho do cantor brasileiro argentino, Lucas Cozzani, e da maestrina, Valderez Medina Ferreira, que apresentaram o espetáculo Los grandes poetas del tango.
O show apresentou a trajetória do gênero musical mais famoso na Argentina, a partir das letras de músicas mais famosas de Carlos Gardel e Astor Piazzola. Ali, o público pôde conhecer letras escritas em parcerias com autores famosos a exemplo de Pablo Neruda e Jorge Luiz Borges.
Autor e Personagem: um jogo de espelhos
Felippe Barbosa e Luís A. Delgado.
"O livro é a nossa rebelião interna".
(Felippe Barbosa)
No dia seguinte, foi a vez de pegar a palestra sobre literatura e escrita, com os escritores Felippe Barbosa e Luís A. Delgado, sob mediação da agência literária Aspas e Vírgulas. Nela, os escritores compartilharam dos seus processos criativos, dizendo como se organizam para a elaboração das narrativas por eles escritas.
Super bacana, não é mesmo? Para saber o que está rolando, em tempo real, acesse o meu perfil no Instagram, @fe_notavel, e veja o destaque Flipoços 19. 😉
Nas próximas postagens, conto mais do que vi e vivi nesses dias poços-caldenses.
Beijos e queijos! :*
Oi Fernanda, Eu acompanhei os dias da feira pelo instagram da Editora Coerência e gostaria muito de ter ido. Amo esses eventos *-* beijos https://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá, Fê. Que evento legal. Acho que deve ser um prazer participar. Eu não conhecia esse livro O Jogo da Amarelinha e achei bem interessante dar para ler ele de duas maneiras diferentes.
Então, eu tbm queria um evento mais voltado aos escritores e menos ao marketing/glamour literário, sabe? Acho que essa é a essência bacana do Flipoços.
Oi, Naty! Eu acabei me deslocando para ir ao evento, porque aqui em São Paulo só tem a Bienal - que é legal, mas não tem a intimidade/facilidade do Flipoços.
Espero que você consiga ir a um evento assim em breve!
Não sabia do evento, mas parece ser ótimo. O Jogo da Amarelinha parece muito interessante, ainda mais pela segunda forma de ler. Bjs e uma boa semana! Diário dos Livros Conheça o Instagram
O evento é incrível e tem todo ano. :) Espero que você tenha chance de ir alguma vez. O livro é um clássico da literatura argentina. Estou doida para ler. :)
Simplesmente amo eventos assim, quando cursava letras participava e trabalha em muitos (valia hora complementar e amava) hahaha hoje me afastei um pouco aqui na cidade que moro não tem tanto :(
Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos. Abraços Goias da sorte
Muito bom seu artigo, estou acompanhando eu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!
♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.
♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.
♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes
Fernanda Rodrigues é uma paulistana apaixonada por gatos e café. Atualmente é professora de escrita literária, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. De formação, é especialista em Docência em Literatura e Humanidades (FMU) e em Formação de Escritores e Produção e Crítica de Textos Literários (ISE Vera Cruz), além de ser bacharel e licenciada em Letras — Português/Inglês (USJT) e pós-graduanda em Psicopedagogia (Universidade Anhembi-Morumbi). É autora dos livros de poesia A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (2019) e Rasgos dentro da minha própria pele (2022), ambos publicados pela Editora Litteralux (antiga Penalux), de La intermitencia de las cosas: sobre lo que hay entre el vacío y el caos (2024), publicado pela Caravana Editorial e do didático Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar o meu mundo e construir histórias (2021), lançado pela Fundação Telefônica Vivo. É 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e tem textos em diversas antologias. Também escreve no site Algumas Observações, no ar desde junho de 2006. Mais aqui.
Desde 24 de novembro de 2013, as imagens do Algumas Observações são de minha autoria. Anteriormente, as que aparecem nas postagens eram meramente ilustrativas. Na maior parte das vezes, elas foram retiradas do Google Imagens, do We ♥ It e/ou do Tumblr. Evidentemente, sempre que eu sei quem é o autor, dou os devidos créditos. Entretanto, se você viu alguma imagem de sua autoria, por favor, deixe um comentário ou entre em contato avisando para ser creditado ou ter sua imagem substituída. ;)
Visitas
Algumas Observações | Ano 18 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.
Oi Fernanda,
ResponderExcluirEu acompanhei os dias da feira pelo instagram da Editora Coerência e gostaria muito de ter ido.
Amo esses eventos *-*
beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Menina, foi linda! Espero que você tenha a chance de ir no ano que vem de novo!
ExcluirUm beijo :*
Esse bate-papo parece que foi bem bacana! Pelos seus comentários, você se divertiu bastante.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oi, Lu!
ExcluirEu me diverti demais! :D
Foi muito bacana estar em Poços!
Um beijo!
Olá, Fê.
ResponderExcluirQue evento legal. Acho que deve ser um prazer participar. Eu não conhecia esse livro O Jogo da Amarelinha e achei bem interessante dar para ler ele de duas maneiras diferentes.
Prefácio
Oi, Sil!
ExcluirEsse livro é um clássico da literatura argentina. Eu ainda não o li, mas morro de vontade. Quanto o Flipoços, é maravilhoso! :D
Beijos
Que bacana esse evento. Confesso que não sabia da existência dele (a perdida). xD
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Oi, Pathy!
ExcluirEu descobri o Flipoços em 2017. Agora quero voltar sempre. :D
Além do evento ser gostoso, a cidade é muito acolhedora!
Um beijo :)
Que incrível, ainda não o conhecia. É tão bacana poder ir nesses eventos e conhecer mais a fundo escritores tão incríveis, né? Amei seu post!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi, Kaila!
ExcluirBem isso. Amo poder ter contato com outros escritores!
Beijos :*
Que bacana. Eu gostaria que tivesse esse tipo de evento por aqui, seria tão legal.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Então, eu tbm queria um evento mais voltado aos escritores e menos ao marketing/glamour literário, sabe? Acho que essa é a essência bacana do Flipoços.
ExcluirBeijos
Oi, Fê
ResponderExcluirEu adoro esse tipo de evento. Uma pena que moro bem longe de todas essas feirinhas.
Tenha uma ótima noite!
Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Oi, Naty!
ExcluirEu acabei me deslocando para ir ao evento, porque aqui em São Paulo só tem a Bienal - que é legal, mas não tem a intimidade/facilidade do Flipoços.
Espero que você consiga ir a um evento assim em breve!
Beijos
Que evento incrivel, parece que deu para aproveitar e aprender muito ein.
ResponderExcluirhttps://www.dosedeestrela.com.br/
O evento é maravilhoso! :D
ExcluirFoi corrido, mas curti bastante!
Beijos :*
Parece ter sido um momento bem proveitoso.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Foi muito lindo mesmo! :)
ExcluirBeijos :*
Adorei saber mais sobre o evento, postagem incrível. *--*
ResponderExcluirBeijos.
Diário da Lady
Fico feliz que você tenha gostado! :)
ExcluirBeijos :*
Olá,
ResponderExcluirNão sabia do evento, mas parece ser ótimo.
O Jogo da Amarelinha parece muito interessante, ainda mais pela segunda forma de ler.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
O evento é incrível e tem todo ano. :) Espero que você tenha chance de ir alguma vez.
ExcluirO livro é um clássico da literatura argentina. Estou doida para ler. :)
Beijos
Não tive oportunidade de conhecer esse evento, mas parece que foi incrível!
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Foi muito bacana, Ju!
ExcluirAno que vem tem de novo :)
Beijos :*
O evento parece que foi um sucesso!
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
O evento teve público record! Foi lindo! :)
ExcluirBeijos :*
Gente, que evento bacana!
ResponderExcluirQueria muito poder ter ido.
:D
Tudo o que discute literatura, autores e o que envolve esse universo eu amoooo.
Beijoooos
Teca Machado
www.casosacasoselivros.com
Vamos, Teca!
ExcluirAno que vem tem de novo ;)
Beijos!
Que evento legal, confesso que não conhecia mas parece muito interessante.
ResponderExcluirBjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com
Oi, Vaci!
ExcluirEspero que você tenha a chance de participar um dia.
Beijo :*
Oi Fernanda!
ResponderExcluirQue evento legal menina!
Você deve ter aproveitado muito.
Beijos :*
Borboletra ♡
Grupo de blogueiros no Whatsapp ♡
Oi!!!!
ExcluirMenina, o evento é MARAVILHOSO! <3
Espero que você tenha a chance de ir um dia.
Beijos :*
Poxa aposto que o evento foi incrível, gostei de saber mais sobre Cartázar.
ResponderExcluirCharme-se ♡
Oi, Si!
ExcluirFoi muito legal mesmo :)
Não vejo a hora de chegar ano que vem pra poder voltar.
Beijos :*
Esses eventos são tão legais!!
ResponderExcluirDá pra aprender e se divertir né?
Aposto que você deve ter aproveitado muito!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Muito aprendizado, muita diversão, muito amor tbm!
ExcluirAproveitei do começo ao fim e não vejo a hora de voltar.
Beijos :*
Olá Fê,
ResponderExcluirEsse evento parece muito legal, que tem oportunidade de prestigiar não deve perder....ótimo post....bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
É muito bacana!
ExcluirEu já estou contando os dias para voltar :)
Beijos
Simplesmente amo eventos assim, quando cursava letras participava e trabalha em muitos (valia hora complementar e amava) hahaha hoje me afastei um pouco aqui na cidade que moro não tem tanto :(
ResponderExcluirGostei de acompanhar aqui! Beijão
Menina, acho que essa é uma das coisas que mais sinto falta da época das Letras.
ExcluirBeijos
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirDeve ter sido um dia incrível e inspirador né? É muito bom participar de momentos assim!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Eu acho que ouvir outros artistas é sempre muito bom!
ExcluirBeijos :)
Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
ResponderExcluirAbraços Goias da sorte
Não conheço esses autores, mas fiquei bem interessada. Principalmente nesse livro com mais de uma forma de leitura. Isso é novo pra mim!
ResponderExcluirGostei do formato desses posts da Feira!
Um heijoA
Muito bom seu artigo, estou acompanhando eu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!
ResponderExcluirParabéns!
Meu Blog: Blog Apostando nas Loterias