Flipoços 2019 |
O tema deste ano é Literatura Sem Fronteiras. |
Encontrão dos Autores Sulfurosos
Escritores poços-caldenses. |
O dia começou com o já tradicional Encontrão dos Autores Sulfurosos, que contou com a presença de mais de 20 autores poços-caldenses e teve como moderador o escritor Tadeu Rodrigues. A mesa começou com a exibição do documentário Café de Feijão Andu, produzido pela professora doutora Beatriz Sales da Silva, sobre a dona Flora, matriarca da comunidade indígena Xucurus Kariris.
Comunidade indígena Xucuru Kariri e professora Beatriz Sales da Silva. |
A princípio, a ideia era que a professora Beatriz explicasse um pouco sobre o documentário e o livro escrito por ela, sobre o projeto. Entretanto, a comunidade indígena resolveu fazer um canto de agradecimento ao trabalho por ela desenvolvido e isso foi emocionante demais!
Depois, eu pude ver a minha amiga e companheira de Editora Penalux, Beatriz Aquino, falando sobre os seus dois livros: Apneia e A Savana e Eu.
Beatriz Aquino e eu. |
Literatura Sem Fronteiras — Encontro entre poetas
O período da tarde foi do jeito que eu AMO! Repleto de poesia! Na arena cultural, vi a poeta portuguesa Calí Boreaz conversando com o poços-caldense Tadeu Rodrigues. Foi interessante perceber como a poesia é canal para mudar as narrativas em tempos de pressa. Nesse sentido, a Calí contou como a escrita poética teve a função de ajudá-la a compreender a vivência do exílio, e como o exílio é sempre um lugar de erro, um não-lugar.
Nesse sentido, o Tadeu Rodrigues complementou essa ideia concordando que o poeta vive no lugar de erro, uma vez que a poesia é um gênero que vai na contramão da correria e desumanidade presentes no nosso cotidiano.
Os autores também fizeram as leituras de alguns dos poemas de seus lançamentos: Outono Azul a Sul (Calí Boreaz) e A Utilidade do Rascunho (Tadeu Rodrigues).
As leituras começaram com a Calí Boreaz lendo
Depois, o Tadeu leu "Fortaleza", da Calí Boreaz:
Por fim, cada um leu um poema de autoria própria: Calí Boreaz declamou "Efeito Kahlo Kuleshov", já o Tadeu leu "Som".
Quer saber mais, sem ter que esperar? Acesse o meu perfil no Instagram, @fe_notavel, e veja o destaque Flipoços 19. 😉
Deve ter sido um evento muito legal.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
Foi muito bom! :D
ExcluirEu não fazia idéia da quantidade de coisas que acontecia na Flipoços. Parece ser bem interessante mesmo. Quem sabe no próximo eu não consiga ir?
ResponderExcluirBeijoo