segunda-feira, 26 de outubro de 2015

{Vamos falar sobre escrita?} Como participar do NaNoWriMo em 7 passos

Olá, pessoal!
Pretendo escrever uma série aqui no blog sobre escrita. Não que eu seja uma super referência no assunto; mas, além de ser formada em Letras e de querer muito fazer uma pós sobre escrita criativa no ano que vem, escrevo por aqui há quase 10 anos e ando devorando muitos livros sobre o assunto (algo que será tema de outro post)... Acho que tenho algum gabarito, não? Espero, portanto, ajudar quem quiser escrever a melhorar de alguma forma as suas habilidades. Vamos lá?  

Página Inicial do National Novel Writing Month.

Para começar, vamos falar sobre o National Novel Writing Month, também conhecido como NaNoWriMo (ou, em bom português, o Mês Nacional da Escrita de um Romance, em tradução livre)?

O que é o NaNoWriMo?

O NaNoWriMo é uma iniciativa coletiva, um desafio para todos que um dia sonharam em escrever literariamente. Tudo começou em 1999, com um grupo formado por 21 americanos de São Francisco. De lá para cá, o desafio cresceu e, atualmente, estimula seus escritores de redigir um romance de 50.000 palavras durante o mês de novembro. A proposta é valorizar o entusiasmo, a determinação e prazo para que qualquer pessoa escreva o seu próprio livro.

É uma meta grande? É. 
É desafiadora? Sim, muito. 
Mas fica a pergunta: por que não tentar?

Como participar?

1. Faça o seu cadastro no site, completando os seguintes dados: 

  • Crie um nome de usuário;
  • Escreva um e-mail válido;
  • Confirme (reescreva) o e-mail válido;
  • Crie uma senha;
  • Confirme (reescreva) a senha;
  • Desmarque aquele "yes" e escolha o seu fuso horário (para quem está no Horário de Brasília é o "GMT -3:00 Brasilia");
  • Marque que você tem mais de 13 anos;
  • Marque que você concorda com os termos de uso;
  • Clique em "sign up".

  • Abra o seu e-mail e clique no link que há lá;
  • Faça o login com o usuário (ou e-mail);
  • Escolha a sua região (Central & South America :: Brazil) e clique em "next";
  • Complete o seu cadastro clicando no item 1. Fill out your profile (acesse esta parte clicando em "complete your profile"). Lá você pode colocar uma foto no perfil e acrescentar informações sobre suas preferências e ver todas as suas conexões com outros autores e os dados sobre a sua história.

2. Crie a sua história

Fala sério, esta é a melhor parte desse cadastro todo: registrar a história! Clicando em Announce your NaNoWriMo novel now!, abrirá uma tela para você preencher com o título do romance (Novel title), escolher o gênero do seu romance (Novel Genre), escrever uma sinopse (Short synopsis) e um excerto (Novel excerpt). Preencheu tudo? Clique em "Create a novel".

3. Escolha a sua região

Clicando em choose a home region, aparecerá uma tela escrita Central & South America :: Brazil. Ao clicar ali, você terá acesso aos fóruns, a maior parte deles em português (aaaaaeeeee!)
Vale dizer que os fóruns aparecem na parte inferior da tela, então, use a barra de rolagem para que eles apareçam!

4. Ganhe insignias


Conforme você vai completando os dados no site e avançando na escrita da sua história, vai ganhando insignias para celebrar! Elas são divididas em três categorias: de participação, de escrita e de conquistas pessoais.

5. Inspire-se!

Se você sabe inglês, uma boa dica é olhar os recursos do próprio NaNoWriMo e o seu grupo oficial no facebook. Se você não sabe, pode procurar apoio nas comunidades do facebook (aqui, aqui e aqui) e no tio Google (clique aqui para ver o que ele diz sobre).

6. Escreva
Pode ser do estilo que se planeja ou do estilo que apenas senta e escreve. Independentemente de qual grupo você faça parte, escreva! Você pode se expressar na língua que quiser, desde que coloque no papel todo o fabuloso universo que está na sua mente.

Na parte superior da tela, haverá um contador de palavras, indicando o seu progresso. Lembre-se: a meta é de 50.000 palavras.


7. Faça o upload da sua história

A partir do dia 20 de novembro, você pode fazer o upload da sua história completa e conquistar a insignia de "missão cumprida"! Quando você receber este badge, deve clicar nele para constar no seu perfil que você terminou o seu romance.


Palavras finais

Eu já participei do NaNoWriMo por três anos (2015 será o quarto). E não, não consegui atingir a meta. Falando assim, sei que você deve se perguntar: "se ela não conseguiu, porque está dizendo para que nós tentemos?". Pelo desafio, pela criatividade, pela experiência. Escrever cerca de 1667 palavras diárias com qualidade é algo que exige muito de quem se propõe, e isso nos leva a crescer não apenas como autores, mas como pessoas.

Novembro já está batendo à porta, então, inscreva-se e tente. Será trabalhoso, mas igualmente divertido, lhe garanto! 

Beijos e queijos! :*
_____________________________________________________________

6 comentários:

  1. Eu participei do Nano uma vez e adorei o resultado. Na época comecei uma história que estava na minha cabeça, sem.muita ideia do rumo que ia tomar, e foi muito libertador só sentar e escrever. Não terminei a história e nem venci o desafio, deixei o romance parado, de molho, por causa de uma outra história que está grudada na minha cabeça há anos, mas que nunca coloquei nem mesmo uma palavra sobre ela no papel. Os personagens já tem uma história de vida formada, personalidades, nomes, e ate mesmo o pano de fundo da história já pensei, mas... Não consigo passar daí. Tudo que vem aa minha cabeça são cenas desconectadas e sem nenhum sentido, não consigo formar uma linearidade ou um "porque" ou "como" pra história. Vou tentar escrever essa história em novembro mesmo que fique sem pé nem cabeça... Porque se for pra passar a vida toda pensando em uma história que poderia ser escrita, mas não escrever porque não tem sentido, prefiro escrever ela e esquecer de uma vez, assim minha mente fica livre para outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa que você faz é colocar pra fora. Quando a gente passa para o papel, tudo ganha mais ordem e sentido!
      Boa sorte com a história!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei! Eu não conhecia :o gostei muito, acho que vou tentar, meu problema é que geralmente eu sempre passo do limite de caracteres shauhsuhsa Um ótimo post como sempre Fer!

    ResponderExcluir
  3. Deu um "norte" de esperança... rs... vou seguir suas dicas e ver se consigo acompanhar. Pelo menos, o desafio da ilustra posso dizer que estou chegando ao fim. Veremos a escrita. <3 Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo :)

      Se precisar da minha ajuda, pode falar! :D

      Beijos :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.