terça-feira, 27 de outubro de 2015

{Resenha} Um bom professor faz toda a diferença, de Taylor Mali

Você já parou para pensar o que os professores fazem?! Como você se sentiria ao ouvir quase a todo instante e em todos os lugares que as pessoas são loucas ao escolher a profissão que você escolheu? Um bom professor faz toda a diferença, de Taylor Mali, nasceu justamente destas reflexões.

O que me levou a comprar este livro foi justamente o fato de já ter passado pela mesma situação de desdém vivida por Mali. A obra nasceu certo dia, depois de um churrasco em que o autor esteve. Lá, ele ouviu a seguinte afirmação de um advogado: "Os professores são tão explorados e desrespeitados que qualquer pessoa que escolha essa profissão hoje deve ter sua inteligência questionada e, portanto, não poderia nem mesmo ser autorizada a ensinar". É claro que Mali ficou mal com isso e a forma que encontrou para desabafar foi escrevendo um poema sobre o valor dos professores. Seus versos logo se tornaram um viral, espalhando-se na internet, tamanha a identificação do sentimento que ele despertara não apenas nos docentes, mas também em admiradores da profissão.


Taylor Mali declamando o poema What teachers make (O que os professores fazem)
escrito em resposta ao comentário feito durante o churrasco.

Partindo do que ouvira no churrasco e da surpresa pelo alcance de seu poema ao redor do globo, Mali escreveu Um bom professor faz toda a diferença em que compartilha suas experiências de sala de aula de forma poética e bem-humorada. Ao longo do livro, os capítulos explicam praticamente todos os versos de "What teachers make", com os exemplos das relações estabelecidas entre Mali e seus alunos. Sendo professora, é incrível ler um livro com tantas histórias permeadas pela dificuldade da profissão, sendo contadas de maneira tão inspiradoras. Taylor Mali vê a escola como um espaço de oportunidades, que deve ser vivo e intenso - repleto da felicidade que é o processo de descoberta do novo conhecimento.

Ao ler esta obra, os novos professores percebem que sim, eles fizeram a escolha certa e que sim, devem lutar pelos seus direitos para garantir condições de trabalho e de remuneração mais dignas. Já os docentes veteranos se lembram do quanto a fagulha do conhecimento é mágica e incrível e do quanto a experiência acumulada por eles é importante para quem está chegando à profissão (ela pode e deve ser compartilhada com os novatos!). Além disso, os exemplos dos projetos que ele desenvolveu com seus alunos nos desperta para ideias de ações que nós, professores, podemos desenvolver com os nossos.

Mas e se você for um leitor que não é professor? Certamente você mudará a visão negativa de uma carreira que é tão desvalorizada tanto aqui no Brasil, como nos EUA. Esta mudança de visão se deve ao próprio pensamento defendido pelo autor em toda a sua obra, que afirma que a função do professor é fazer "os alunos trabalharem mais duro do que eles imaginam ser possível" - uma vez que esta dureza vai além de fixar o conteúdo das disciplinas, mas no aprendizado dos valores de amizade, trabalho em equipe, justiça, cooperação, empatia, respeito, cordialidade e tantos outros. Afinal, são todos eles que dão sentido à vida.

Livro: Um bom professor faz toda a diferença 
Título original: What teachers make
Autor: Taylor Mali
Tradução: Leila Couceiro
Páginas: 128
Editora: Sextante
Sinopse: Todo mundo sabe que vida de professor não é fácil. Os baixos salários, as longas jornadas, a falta de treinamento e recursos, o sistema educacional ineficiente, tudo isso colabora para que cada vez menos pessoas optem por essa profissão tão importante para a nossa sociedade.
Convocando todos os que compartilham dessa vocação a não desistirem da luta, Taylor Mali decidiu escrever Um bom professor faz toda a diferença. Relatando casos do tempo em que lecionava no ensino fundamental, ele oferece ótimos insights sobre a carreira, o processo de aprendizado, a postura dos pais e a realidade do ensino nos dias de hoje.

Clique aqui para ler o trecho disponibilizado pela editora. | Livro no skoob.

_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

2 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, nunca tinha me interessado por esse livro, mas fiquei afim de ler

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.