Quando estive em
Buenos Aires, fui a uma exposição com 12 fotógrafos, na
Universidade de Palermo. A instalação era diferente: ao invés de andarmos entre as imagens, elas eram projetadas em duas paredes. Além disso, havia um DJ e alguns músicos fazendo música ao vivo durante a mostra - o que tornava a vivência muito mais intensa do que uma mostra nos moldes tradicionais.
Alguns dos trabalhos me chamaram muito a atenção. Uma das séries que me deixaram um tanto apaixonada foi a do fotógrafo belga Max Pinckers, intitulada Will They Sing Like Raindrops or Leave Me Thirsty (algo como Eles cantarão como gostas de chuva ou me deixarão com cede, em tradução livre).
A série de fotografias se transformou em um fotolivro em 2014 e retrata uma extensa viagem feita pelo fotógrafo à Índia, em que ele pôde capturar a tensão entre a tradição e a modernidade da sociedade indiana, mostrando a dualidade do amor naquele país.
Segundo o
site do fotógrafo, a ideia deste fotolivro é a de documentar e capturar "
as múltiplas facetas do romance e do casamento dentro do contexto contemporâneo indiano. Inspiradas e influenciadoas pelos paradigmas de Bollywood, a indústria cinematográfica local, estas fotografias oferece um espectro de cenários que combinam o humor, a caricatura, a alegoria e o drama de produzir para produzir uma representação elegíaca e cheia de nuances da concepção do amor, com todos os seus paradoxos e ironias, na Índia de hoje".
O que mais gostei deste trabalho - além do fato que ele me fez mergulhar em outra cultura - é que ele trabalha com a relação de expectativa e realidade. Se a expetativa é viver o que se vê nas telas do cinema e nas mídias, a realidade é muito mais trágica e proibida, por conta das relações religiosas e sociais (que envolvem as castas).
Gostaram?
Para conhecer todos os trabalhos de Max Pinckers, acesse:
site (em inglês) |
facebook |
newsletter.
_____________________________________________________________
Adorei muito esse post! Conseguimos ver as coisas de uma perspectiva diferente!!
ResponderExcluirbeijooos
www.marinaalessandra.com
Acho que foi isso que mais gostei neste fotógrafo!
ExcluirBeijos
Nossa que exposição incrível, eu super faria uma balada assim hahaha!
ResponderExcluirAmei as fotos, muito expressivas e bonitas.
Amo fotografia nos faz refletir sobre o mundo.
http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/
Acredita que teve argentino que não gostou? Eu tbm gostei muito porque as músicas aguçavam ainda mais o que as imagens queriam dizer.
ExcluirBeijos!