{Resenha} O pedaço da coxa de um anjo, de Pedro Tavares

by - 11:35 PM

A resenha de hoje tem a participação da Poesia, como modelo. ♥
Sempre achei difícil resenhar textos escritos por amigos, mas penso que é mais difícil ainda não espalhar para o mundo quando eu realmente gosto de um livro. Conheci o Pedro no curso de pós-graduação. Certo dia, meio que de uma hora para outra, ele comentou que havia ganhado uma bolsa e que passaria três meses em Istambul. Na volta da viagem, não conversamos muito sobre isso (na verdade, se a minha memória não falha, nem pegamos as mesmas disciplinas então, quase nos víamos), por isso fiquei empolgada quando soube que ele havia escrito um livro sobre essa viagem.

O pedaço da coxa de um anjo é um livro composto por 28 crônicas de viagem, daquelas que fazem com que o leitor sinta que está, de fato, sentado em uma mesa de bar conversando com o seu autor. Nele, Pedro traz ao papel toda a expectativa e desbravamento de alguém que vai para um país sem dominar o idioma, sem conhecer ninguém. Entre a solidão e a curiosidade, somos convidados a entrar no mundo turco, a caminhar por aquelas ruas e a trocar de continente em um navegar de barco.

A leveza com que o eu-cronista de Pedro nos conduz por suas histórias é espetacular. Primeiro, porque ela é divertida a ponto de fazer seu leitor gargalhar sem que se importe o local em que está lendo o livro. Segundo, porque alguns pontos são tão tocantes, que faz com que todos pensem sobre o que andam fazendo de suas próprias vidas. Terceiro, porque a precisão com que ele descreve os fatos causa aquele desejo de "quero largar tudo agora e viajar neste instante para Istambul".

Poesia em um momento "como ousa atrapalhar a minha leitura, humana?"
Penso que a estrutura do livro também é curiosa: as crônicas sobrevivem de modo independente, mas juntas compõem um todo, como se cada uma delas fosse um capítulo de uma narrativa. É interessante como o autor consegue usar o tempo e o espaço da viagem - que aqui funcionam como fio condutor - para criar esta sensação de unidade.

Falando agora do objeto livro propriamente dito, o projeto gráfico da obra, feito pela Laura del Rey, é encantador. Eu, gateira de mão cheia, me apaixonei pela capa logo de cara (mesmo sem saber ainda qual era o elo entre a ilustração e o texto) - a arte maravilhosa fica por conta da ilustradora argentina María Luque.

Para quem gosta de viajar e de livros de prosa curta, O pedaço da coxa de um anjo é uma excelente pedida. Portanto, fica a dica. 😉

Livro: O Pedaço da coxa de um anjo: aventura em Istambul
Autor: Pedro Tavares
Editora: Incompleta
Páginas: 72
Apresentação: “Dear mister Pedro”, dizia o e-mail. Dear nunca fui, muito menos mister. Mas Pedro definitivamente sim, na maioria das vezes. Significava que a mensagem, uma parabenização por ter sido escolhido para trabalhar por três meses numa TV de Istambul, era para mim.
Livro com 28 crônicas do jornalista, escritor e roteirista Pedro Tavares.
Veja o livro no Skoob.
_____________________________________________________________

You May Also Like

1 comentários

  1. nossa que legal conhecer esse livro. eu que adoro viajar ja quero ler essas cronicas ainda mais nessa linguagem de conversa deve ser bem gostoso de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Olá!

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o blog? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)