{Resenha} Crônicas para jovens: de escrita e vida, de Clarice Lispector

De escrita e vida.
Crônicas para jovens: de escrita e vida reúne trechos de diversas crônicas da escritora Clarice Lispector e serve como um bate-papo gostoso entre ela e seu leitor, em que ambos refletem sobre o fazer literário e as pequenas nuances do dia a dia. E é ótima para quem deseja fazer um primeiro contato com a literatura da autora.

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever também é abençoar uma vida que não foi abençoada". (Clarice Lispector)

Nesses textos, vemos uma Clarice longe dos pedestais que os leitores, a mídia e os literatos a colocaram. Ali está uma escritora que quer apenas organizar seus pensamentos, ganhar um pouco de dinheiro e criar os filhos com amor. E é justamente por isso que conseguimos sentir de fato como era a sua ligação com a escrita e o quanto a literatura lhe era necessária.

Clarice Lispector.

O que mais gostei no livro é que a Clarice tinha uma visão muito clara de que literatura é literatura e ponto. Em nenhum momento ela via a literatura infantil menor do que a adulta. Pelo o contrário, o que lhe causa estranhamento é justamente a distinção feita pelo público que sempre lhe pergunta porque os escritos para crianças são mais fáceis.

De Escrita e Vida, por Clarice Lispector — página 79.

Outro ponto interessante é a forma como ela reflete o diferente tipo de escrita. Para Clarice era claro que escrever uma crônica ou um conto é muito distinto de escrever um romance. Em alguns momentos esses processos eram vistos como maldição, em outros, como a única possibilidade de salvação.

Como escrever? Esta é uma resposta difícil de ser dada até por alguém com a magnitude de Clarice Lispector. Enquanto ela buscava um meio de nos responder, nós ganhávamos o presente: sua literatura.

"Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não palavra — a entrelinha — morde a isca, alguma coisa se escreveu". (Clarice Lispector)

Livro: Crônicas para jovens: de escrita e vida
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 144
Sinopse: Para Clarice Lispector escrita e vida eram as duas faces de um mesmo milagre: a vida cotidiana. Nesta seleta de reflexões sobre a escrita e o ato de escrever, extraídas de suas crônicas, alguns poderão encontrar as chaves para a compreensão das motivações profundas de sua obra. Ao passo que outros encontrarão certamente estímulo para escrever e, assim, adensar a história de suas próprias vidas. De escrita e vida não ilumina apenas a produção literária e a existência de Clarice, lançando também um esclarecedor foco de luz sobre as vidas dos próprios leitores.
Livro no Skoob.

_____________________________________________________________

You May Also Like

0 comentários

Olá!

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o blog? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)