sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quais são as coisas que você quer mais do que o amor?

É uma música sobre nobreza e sacrifício pessoal, sobre fazer o que é certo, mesmo quando o seu coração está lhe dizendo o contrário. A fala inicial nos deu o título para o nosso novo álbum: And love is note easy thing / The only baggage you can bring / Is all that you can´t leave behind (E amor não é uma coisa fácil / A única bagagem que você pode trazer / É tudo aquilo que você não pode deixar para trás). Amor, no sentido mais profundo da palavra, é a única coisa que você pode sempre ter com você, no seu coração. Em algum momento você vai ter que deixar todo o resto para trás. Há uma passagem em Coríntios que usa a imagem de uma casa pegando fogo, e parece sugerir que quando, na morte, nós eventualmente enfrentarmos o julgamento (ou inspeção, como uma das traduções se refere) tudo que for feito de palha e madeira irá ser queimado, apenas as coisas eternas irão sobreviver. Para mim, essas coisas são família e amizade, coisas abstratas, não são as coisas que você faz. Então, no final da música, há uma oração sobre ambições e realizações. You´ve got to leave it behind / All that you fashion / All that you make / All that you build /All that you break / All that you measure / All that you steal /All this you can leave behind...(Você tem que deixar isso para trás / Tudo aquilo que você veste / Tudo aquilo que você faz/ Tudo aqui que você constrói / Tudo aquilo que você destrói / Tudo aquilo que você mede / Tudo aquilo que você rouba / Tudo isso que você pode deixar para trás) Isso é um mantra, uma fogueira de vaidades, e você pode jogar qualquer coisa que você queira no fogo. O que quer que você queira mais do que o amor, isso tem que ir. É uma questão muito interessante a ser fazer: quais são as coisas que você quer mais do que o amor? (Bono Vox - In: U2 by U2*)

A pergunta do Bono ficou presa na minha cabeça: o que eu preciso mais do que o amor? Eu parei para pensar sobre isso. É difícil encontrar uma resposta verdadeira: minha família é a base da minha vida. Eu não posso viver sem meus pais e minha irmã; eles não podem viver sem mim. Amigos, como o Bono disse, são “coisas abstratas”, que me fizeram gastar muito tempo pensando. Já tive amigos que pensei que seriam para sempre e, infelizmente, não foram. Por outro lado, tenho amigos que me ajudaram quando eu jamais esperaria... Com certeza, amizade é algo que eu quero mais do que o amor, porque acredito que isso É uma forma de amor. Minha dúvida é: como eu posso saber se a amizade é verdadeira ou não?! Depois de todo o sofrimento que a “melhor amiga para sempre” me fez sentir, nunca tenho certeza de quem é um amigo de verdade ou não... 

Ainda que eu não tenha uma resposta para esta questão da amizade, quais são as outras coisas que eu preciso mais que o amor? Quais são as outras coisas que eu preciso mais que o amor... Há apenas uma palavra que possa descrever o que preciso: crença. Eu preciso acreditar. Eu preciso acreditar que meus sonhos se realizarão. Eu preciso acreditar no amor. Eu preciso acreditar que serei jogada no fogo e passarei por isso. Eu preciso acreditar que tudo, no final, ficará bem. Eu preciso acreditar que todos os sacrifícios que eu fiz, que estou fazendo e que farei no futuro são por uma boa razão. Eu preciso acreditar que Deus está comigo não importa o que eu faça ou aonde eu vá. A vida não é fácil, entretanto, se eu acreditar, não desistirei enquanto eu estiver passando por estes tempos difíceis que estão vindo. 

Familia, amigos e crença. Isto é o que eu preciso mais do que o amor. E você? O que você me diz sobre esta pergunta singela?

____________
*U2 by U2 é um livro que conta a história da banda irlandesa. Ele foi feito meio de mais de 150 horas de entrevista com Bono Vox, The Edge, Larry Mullen Jr, Adam Clayton e Paul McGuinness (empresário da banda). As perguntas são de Neil McCornick, crítico literário do Daily Telegraph. Embora não haja uma tradução oficial, você pode ler o livro todo, em português, acessando o site: U2br. Foi de lá que peguei o trecho acima traduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.