Descobri este livro por um acaso e foi amor à primeira vista: não só por se tratar de um estudo sobre a obra clariciana, mas também por se ocupar dessa obra por uma outra via, a das pinturas de Clarice Lispector.
Clarice não se considerava pintora, e a quarta capa do livro traz uma citação em que ela explicita isso. Entretanto, Clarice também não se designava escritora, apenas alguém que gostava de escrever, e aqui estamos, um século depois, lendo seus livros, transformando suas narrativas em filmes, sentindo sua obra nas nossas entranhas.
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O que você encontra neste livro. |
A relação da não pintora com as artes é longa e duradoura. Nesse sentido, o trabalho de Carlos Mendes de Sousa é muito bom: antes de apresentar e de analisar as pinturas de Clarice, ele nos faz adentrar no universo das arts plásticas pela perspectiva da autora. Clarice Lispector: pinturas é dividido em duas partes: "I. O quadros de Clarice" e "II. Clarice pintora".
Em "Os quadros de Clarice", os capítulos nos falam sobre a relação da escritora com as artes plásicas. Há uma pesquisa profunda, e os capítulos abordam várias perspecitavas, passeando sobre múltiplos assuntos: os livros que ela tinha em sua biblioteca pessoal sobre o tema, os pintores com quem ela tinha amizade ou a quem entrevistou, os quadros que ela tinha em casa, os retratos que foram feitos dela, os artistas que tentaram retratá-la e não conseguiram. Tudo isso embasado em textos (trechos dos romances, das crônicas, de entrevistas, dos contos e de declarações) da autora.
Já a parte "Clarice pintora" analisa cada quadro propriamente dito feito por Clarice Lispector e nos mostra o quanto sua pintura está atravessada por sua literatura (e vice-versa). Figuras como o ovo e o cavalo são presentes em ambas. Além disso, a eterna procura por entender seu lugar no mundo, de expressar o não lugar, o que não se pode ser dito, o estranhamento artístico filosófico, o místico, tudo isso também está presente em suas pinturas.
Os capítulos trazem tanto as pinturas de Clarice quanto de outros artistas que são referenciados ao longo da obra em imagens coloridas, o que dá ao leitor mais aproximação devido à riqueza de detalhes nas imagens. Os capítulos são curtos e bem-escritos. Apesar de o livro ser fruto de uma tese de doutorado, a linguaguem está longe de ser enfadonha e cheia de academicismos. Isso contribui para uma leitura que é gostosa de ser feita, à medida que ela nos provoca, enquanto leitores, a querer saber mais. Além disso, Carlos Mendes de Sousa foi muito sábio em cada citação que escolheu para ilustrar e embasar o que dizia. A curadoria, sem dúvida, nos trouxe os melhores trechos de Clarice que se relacionam com as artes plásticas.
O que eu vejo como um ponto alto deste livro é que ele é excelente tanto para quem já é estudioso de Clarice Lispector, quanto para quem apenas tem curiosidade sobre a autora ou para quem gosta ou se interessa por pinturas em geral. Como escritora, acho interessante como Sousa traça a ligação não apenas entre a produção literária e artística da autora, mas também como as influências das artes plásticas penetram no reino das palavras e das entrelinhas claricianas. É bonito como o processo de criação se revela nos dois âmbitos. Ler Clarice Lispector: pinturas nos estimula não só a querer mergulhar ainda mais no universo clariciano; mas, e por que não dizer, a querer produzir arte também.
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Capa. |
Livro: Clarice Lispector: pinturasAutor: Carlos Mendes de Sousa
Páginas: 272
Editora: Rocco
Sinopse: Mais uma faceta pouco conhecida da escritora Clarice Lispector vem a público nesta obra, do português Carlos Mendes de Sousa. Grande admiradora das artes, Clarice tinha especial interesse pela pintura, conviveu com diversos artistas e produziu suas próprias pinceladas, cerca de 20 delas reproduzidas no livro. 'A atmosfera pictórica contamina a escrita de Clarice Lispector em aspectos mais ou menos visíveis', afirma Sousa, que reflete sobre a obra da escritora à luz de sua relação com a pintura.
Sobre o autor: Carlos Mendes de Sousa é um dos grandes nomes da crítica literária portuguesa. Natural de Angola, é professor de literatura brasileira na universidade do Minho, em Portugal. Sua dedcação à obra de Clarice Lispector, tema de sua tese de doutorado, deu origem ao volume Clarice Lispector. Figuras da escrita (IMS, 2012), livro de referência para os estudos claricianos.
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Sua resenha deu vontade de ler o livro. Parece ser encantador e bem marcante.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
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Até mais, Emerson Garcia
Leia! Acho que é bem diferente do que a pessoas estão acostumadas, mas é bem legal <3
ExcluirUm beijo e obrigada por comentar
¡¡Hola Fernanda!! Interesante libro, sobre todo para conocer más a fondo a la artista. Gracias por la recomendación. Besitos.
ResponderExcluirEsta artista es muy maravillosa :)
ExcluirVale muchísimo conocerla. :)
Besitos
Oi, Fernanda! Como vai? Parece-me um livro encantador. Fiquei tentado a lê-lo também. Sua resenha está impecável. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi, Lu!
ExcluirPara quem gosta de desvendar os segredos de processos criativos, vale muito. :)
Obrigada pelo elogio à resenha!
Beijos