sábado, 8 de junho de 2024

A Intermitência das Coisas: 5 curiosidades, 5 anos depois

Vem saber das novidades!

Junho é um mês muito especial para mim, porque eu abro o mês relembrando o lançamento do meu primeiro livro, A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos, e fecho o mês comemorando o aniversário do meu blog, o Algumas Observações.


Como neste sábado, 08 de junho, eu celebro 5 anos de A Intermitência das Coisas, resolvi separar 5 curiosidades sobre o livro para  compartilhar com vocês.


Antes de mais nada, vem conhecer um pouco do livro:

Com os meus editores, Tonho França e Wilson Gorj, da Editora Penalux.

A Intermitência das Coisas
é um livro que reúne cerca de 45 poesias. Seus versos retratam a movimentação da poeta no espaço contemporâneo, suas mudanças e os aprendizados e, principalmente, como os ciclos que se iniciam e que se findam preenchem o vácuo que habita entre o vazio e o caos.
A publicação em português é da maravilhosa, perfeita, sem defeitos, Editora Penalux. 


Agora, sim, vamos às curiosidades:

 1.  O livro nasceu sem a intenção de ser um livro

O começo do A Intermitência foi um pouco caótico e sem pretensão. Eu abri um arquivo de Word em que resolvi escrever um poema por dia. Depois de um tempo, somei a alguns textos que havia escrito para uma disciplina da pós-graduação (Formação de escritores). Foi apenas com esse conjunto que eu notei que havia um embrião de livro eu poderia ser trabalhado.


Parte dos muitos abraços que recebi no evento de lançamento do livro.


2. O nome veio de uma conversa com 2 amigas escritoras

Depois de mostrar o embrião de livro para a Ane Venâncio e para a Ayumi Teruya, minhas amigas com quem tive a honra de cofundar o Projeto Escrita Criativa, elas vieram com este ponto importante: são poemas sobre a intermitência. Algo que fica entre o vazio e o caos, o caos e o vazio. Me senti representada. Essa é, de fato, a essência da obra. Sendo assim, não foi tão difícil bater o martelo para o nome do conjunto de poemas.

 

3. Há apenas  um poema que eu considero “de amor", mas não é para ninguém que eu amei romanticamente

Ao longo dos anos uma pergunta que eu sempre ouço é: Para quem é o poema "Você" (página 21). Bem, a verdade é ele é o único poema que eu realmente considero com essa temática de amor, mas ele surgiu de um exercício da pós-graduação que pedia que a gente escrevesse um retrato. Eu escrevi um retrato de alguém que admiro de forma artística, mas o tom saiu diferente. Gostei, não mexi no tom e aqui estamos com os versos no livro.

 

4. A intermitência, o vazio e o caos como tema de escrita na minha vida

Até escrever o livro, eu nunca tinha parado para refletir sobre qual é o tema predominante na minha escrita ou como ela se apresenta para o mundo. Juntar textos curtos (sejam eles contos, crônicas ou poemas) em um livro, coloca seu autor para pensar nas unidades temáticas que irão compor o trabalho. E como a minha cabeça ama pensar, levei isso para a vida.


Eu notei que meus textos, independentemente do livro, fazem esse ping-pong: vazio x caos; vida x morte; existência x produtividade; amor x desamor; natureza x intervenção humana; etc.; etc.; etc.  Então, meu ponto agora tem sido como explorar essa minha grande temática de modos diferentes. 

 

Autografando no lançamento. 

5. O livro ganhará uma versão em espanhol

Há um pouco mais de um ano, eu assinei um contrato com uma editora brasileira que também publica/vende na Argentina. O livro já era para ter saído, houve um pequeno atraso, mas eu ainda tenho fé que dê certo. (Na conversa que tive brevemente com o editor, nessa semana que passou, ele disse que vai dar.)

Ter um livro em español sempre foi um sonho, que eu espero que se realize em breve! Portanto, fiquem de olho nas novidades.

 

Playlist com leituras dos poemas, imagens do lançamento, live de 2 anos do livro, etc.


Ainda não leu A Intermitência das Coisas ou quer presentear alguém querido?

  • Você pode comprar tanto o A Intermitência das Coisas  (ou qualquer outro livro escrito por mim) autografado, com dedicatória, na loja do blog ou entrando em contato via e-mail: contato@algumasobservacoes.com.
  • Além disso, é possível adquiri-lo (sem autógrafo) nos seguintes sites: Editora PenaluxAmazon, SubmarinoAmericanas.
  • Se você já leu o livro, pode deixar a sua avaliação no Skoob ou no Goodreads
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

14 comentários:

  1. Fernanda, não sabia que você já tinha tantos livros publicados, que legal! Parabéns! Dei uma olhada neles e estou te seguindo no Skoob. Beijos! ฅʕ•̫͡•ʔฅ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane!
      São dois de poesia e um didático <3
      Espero que você possa lê-los em breve. Obrigada por seguir no skoob.

      Um beijo

      Excluir
  2. ¡¡Hola Fernanda!! Muchísimas felicidades por ese libro y qué maravilla que también salga en español. Muchos éxitos para este libro y todos los que surjan en tu carrera literaria. Besitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡¡Hola, Isabel!! Yo tambíen estoy muy contenta por convertir este deseo en realidad. Para mi es muy importante que yo tenga mis libros en otros lenguajes y español es una lengua muy importante en mi vida. :)
      Espero que puedas leerlo pronto.
      Besitos

      Excluir
  3. Parabéns pelo livro e pelo aniversário do blog! Muitoo sucesso Fernanda ♥
    Eu amo poesias e seu livro sem dúvidas é um dos que eu tenho vontade de ter!
    Adorei saber algumas curiosidades e que incrível que será lançado em espanhol!
    Parabéns mais uma vez :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que você queira lê-lo. :)
      Obrigada pelas felicitações <3

      Beijos

      Excluir
  4. Parece ser um livro fabuloso. Que bom que ele ainda tem gerado bons frutos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, acho lindo demais ver escritores/as com seus livros publicados. Ainda não sei o que penso a respeito dos meus, pois não sei se me animaria muito publicar fisicamente. Já tentei me imaginar nessa situação, e não consigo me empolgar o suficiente para correr atrás. Ainda não sei o porquê.

    Adorei saber as curiosidades sobre o seu livro. Adoro esses extras de bastidores.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! :)
      Acho que algumas coisas a gente só sabe se são boas passando por elas. A publicação de um livro é uma delas. Acho também que muitas pessoas que não são da área só reconhecem a gente como autoras quando temos um livro físico (e não concordo com elas em relação a isso; mas, ao menos por enquanto, é assim que as coisas são). Talvez o seu medo esteja justamente aí: publicar um livro físico é levar a responsabilidade da carreira para um outro nível.
      Da minha experiência, digo que é cansativo e estressante em alguns momentos, mas que todos os outros compensam (talvez, o financeiro nem tanto, mas isso é tanto para livros físicos quanto os ebooks). É muito legal ver as pessoas lendo o livro, dando de presente, emprestando pros amigos e todas essas coisas que leitores fazem com livros físicos. :)

      Um beijo :*

      Excluir
  6. Congrats, that book looks awesome :D

    ResponderExcluir
  7. Aiiii, Fe, que lindeza saber que esse título veio de trocas com as meninas e que o livro te ver de forma mais profunda sobre seu processo de escrita... Tão bonito, isso, um arquivo de "desafio" no Word te dar uma publicação tão potente e marcante na sua história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luly!
      Obrigada pelo carinho. Espero que compartilhar um pouco do meu processo inspire outras pessoas :)

      um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.