sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Livros publicados pelas minhas alunas — Sexta do Blog #06

Foto por Asal Lotfi, via Unsplash.


Olá, pessoal! 
Como muitos de vocês sabem, desde que deixei de lecionar em escolas, passei a ensinar escrita literária para todos aqueles que desejam escrever. No post de hoje, quero compartilhar com vocês os livros que minhas alunas já publicaram.

Todos os livros podem ser comprados diretamente com cada autora. Entrem em contato com elas via Instagram.

Anna Carolina Ribeiro

Quem é: a Anna é professora de yoga, escritora e poeta. Além dos livros listados abaixo, ela também tem textos em diversas antologias e escreve em um blog e em uma newsletter. Anna foi aluna da minha mentoria de escrita literária e mercado editorial e participou por um tempo do Grupo de Estudos de Escrita e Crítica Literária.
Livros:


Lua em Escorpião


Alguns escritos são vulcões adormecidos, prontos para entrarem em erupção a qualquer momento. É interessante como isso faz parte da natureza: lava fervente, saindo das profundezas para chegar à superfície. Assim vejo a poesia de Anna Carolina Ribeiro: em chamas, pronta para atingir o seu público e colocá-lo para pensar sobre o que são as relações de amor e o que significa habitar-se. Na astrologia, a Lua é a encarregada pelo alimento dos nossos corações: os sentimentos. Musa de todas as pessoas que se atrevem a versar, nosso satélite é capaz de agitar marés para expressar o que genuinamente nos move. Já o signo de Escorpião é tido como o responsável pela morte e pelo renascimento. É ele que vai do 8 ao 80, que sente com intensidade, fazendo brotar potências e sufocando o que não deve existir até que tudo se extinga — tudo e nada coabitando no caos. Lua em Escorpião nasce sob essas forças. É com a verdadeira audácia escorpiana — aquela que não tem medo de encarar sua essência — que a autora escreve. Cada verso nos interrogando em cheio: até que ponto os seus desejos vêm da alma? A poeta nos deixa, portanto, o convite para o aprofundamento escorpiano. É se entregando — à escrita, à rotina, ao amor e ao próprio corpo — que Anna Carolina Ribeiro nos desarma e nos presenteia com o melhor do que há na poesia contemporânea.
Formato: livro físico.

E as namoradinhas, Guilherme?



Esta comédia romântica natalina acompanha Guilherme por quatro natais em família, como numa novela curta e leve. As festas da família Nogueira são bem típicas e animadas: tem piada do pavê, reclamações por causa de passas na comida e algumas confusões, já que, na data, tantos parentes se reúnem na casa de vó Rosa.
Guilherme começa a história ainda adolescente, um pouquinho mau-humorado, e só quer saber de ficar com a Belinha - a vira-lata da família - pra fugir das inconveniências e da bagunça de todos os anos. No primeiro Natal que acompanhamos no conto, Guilherme conhece Jonas, um amigo do primo que começa a frequentar os festejos familiares e deixa tudo menos chato nos anos seguintes também.
Formato: e-book.

Livia Brazil

Além de ter livros publicados, Livia também escreve em um blog, numa newsletter e é colunista no site Vivente Andante. Ela também trabalha como produtora de Legenda para Surdos e Ensurdecidos. Livia é minha aluna no Grupo de Estudos de Escrita e Crítica Literária.
Livros:

O Semitom das Coisas



Com referências musicais, O semitom das coisas, coletânea de poesias da autora Livia Brazil, tem como objetivo levar o leitor para visitar as fases pelas quais um relacionamento passa. Brincando com o significado da palavra “semitom”, Livia mostra que mesmo o mais próximo possível, às vezes as coisas não se tocam e, por isso, se perdem. O semitom das coisas é intenso e melódico e vai colocar o leitor para dançar ao som de sua poética única.
Formato: livro físico.


Coisas não ditas


"Lucie, namora comigo?" "Namorar? Namorar de verdade? Dividir a vida? Contar todos os segredos? Fazer mil concessões?" Não, Lucie definitivamente não estava preparada, aliás, isso nem passava pela sua cabeça. Ela só não contava ficar tão perturbada com a pergunta. Mas não. Assumir a paixão por Rafael para todo mundo era algo impensável. Sem saber lidar com a situação e às vésperas de estrear no musical que sempre sonhou, Lucie vê sua vida virar de pernas para o ar. E o turbilhão de ansiedade acaba trazendo à tona um segredo que ela guarda desde a infância Coisas não ditas é para rir, sentir raiva, se emocionar... E para tornar a leitura ainda melhor, Livia Brazil indica as músicas que a inspiraram em cada capítulo. A está nas primeiras páginas, aumente o som e boa leitura!
Formato: e-book e livro físico.

Queria Tanto

Alice Maria é uma garota de 20 e poucos anos que mora sozinha, tem seis amigos inseparáveis, que são como uma segunda família; um emprego de cenógrafa que a faz ralar muito, mas que ela adora; e é perdidamente apaixonada por Gabriel. Gabriel também é louco por Alice, a única mulher que o faz perder a cabeça, o que seria ótimo se ele não fosse gay. Alice sabe que precisa esquecer Gabriel e partir pra outra. Mas Gabriel mexe de um jeito com ela que nenhum outro homem parece capaz. Até que Rodrigo chega e, insistente, mas não grudento, começa a abrir os olhos e o coração de Alice.
Formato: e-book e livro físico.

Lucila Eliazar Neves e Leidiane Holmedal

Lucila e Leidiane são melhores amigas e escreveram um livro a quatro mãos. Lucila é uma mineira e servidora pública. Leidiane é uma goiana que mora na Noruega. Tanto a Lucila, quanto a Leidiane escrevem em blogs. Tanto a Leidiane quanto a Lucila foram minhas alunas na minha mentoria de escrita literária e mercado editorial. Atualmente a Lucila continua estudando no Grupo de Estudos de Escrita e Crítica Literária.

As 79 Luas de Júpiter



Saturno é um planeta ponderado. Júpiter, expansivo. Enquanto Saturno se esforça para manter a realidade dentro das suas margens, controladas; Júpiter é otimista, curioso, justo. Saturno representa o tempo, a sabedoria, a experiência, ancestralidade. Júpiter tem noção do quanto as coisas e circunstâncias são potências em nossas vidas. Neste livro, é possível sentir que a poesia de Lucila Eliazar Neves e Leidiane Holmedal carrega a sensação de compromisso com as palavras, de segurança no que e em como dizer e a responsabilidade, assim como Saturno. Talvez por isso eu tenha sido influenciada pela energia saturnina durante toda a leitura, chegando a confundir o tempo e espaço proposto pelas autoras. Talvez eu tenha sido levada junto com essa energia para uma dimensão onde as possibilidades são mais do que literais: são palpáveis, vívidas, memórias boas de tocar e provar. [...] Dentro dessa dinâmica afetuosa e honesta, há ainda a presença da criança interior, que vez ou outra aparece na leitura como um terceiro olho, alguém que espreita a vivacidade de suas faltas e desejos, alguém que conhece muito bem cada palavra desenhada no papel. Assim como Júpiter e suas 79 luas, esse livro de poesia providencia abundância, equilíbrio, fé, confiança no destino. O senti como um caminho estreito de intuição, curiosidade, coragem e verdade a cada verso. [Elizza Barreto]
Formato: livro físico.

Mariana Maiante

Escritora amante de flores e tecnologia, Mariana Maiante lançou o seu livro de estreia em 2022. Ela também escreve em um blog. A Mariana Maiante foi aluna da minha mentoria de escrita literária e mercado editorial e participou por um tempo do Grupo de Estudos de Escrita e Crítica Literária.
Contato: @mari_maiante

Nos poros do espelho



Há uma pitada de cronista que flana na poesia de Maiante: o interno (do sono, dos pensamentos, das memórias, do solitário, das plantas da casa) e o externo (das ruas, do mar, das músicas, das relações, do porvir) se entrelaçam nos apontando o que há de mais genuíno, o que se é de fato — não apenas o que se tem ou que se perdeu. Aliás, é tocante perceber como as perdas solidificam o que compõe esse espelho: não há apagamento de seu poro ou tentativa de conserto, mas a exposição dele como construção de uma identidade marcante e sólida. Cada verso, cada poema, cada vivência são únicos e devem ser — mesmo que a seu modo — celebrados como tal. Em um mundo cada vez mais dado a extremos, encontramos no eu lírico de Mariana Maiante a possibilidade do “e”. Amor e desamor, morte e vida, casa e mundo, paz e caos. Tudo convive, porque tudo tem permissão para passar pelo Poro do Espelho. Como poeta, Mariana foi capaz de se desnudar e encarar esta jornada. Agora, fica o convite para que o leitor também se transporte e se encontre refletido neste caminho de versos repleto de possibilidades.


Rafaela Fischer

Rafaela Fischer lançou seu livro de estreia em 2022. A Rafaela foi minha aluna no Poesia ao Sol e à Sombra, curso que ministro em parceria com o poeta Rafael Farina.

Entre Lírios e Leões


A dualidade do lírio, que evoca pureza e lascívia, associada à coragem e à voracidade da natureza, representada pela figura do leão, dão pistas da intensidade nada óbvia que o leitor vai encontrar na obra de estreia de Rafaela Fischer. [...]E não existe outro caminho no texto proposto por Rafaela: para ser inteira, é preciso juntar os próprios pedaços pelo caminho, sentindo a dor das ausências que ficam. A angústia passa, o amor volta a acontecer e a força daquela que ousou revelar o que está dentro de si emerge sublime em versos. E dá para resistir à uma mulher que se reconstrói com o coração cheio, leve e aberto para o devir? [Tríssia Ordovás Sartori]
Formato: livro físico.

Também quer escrever e publicar?

Foto por Debby Hudson, via Unsplash.


Vem estudar comigo! 
Eu faço diversos tipos de trabalhos relacionados à escrita. Se você for uma pessoa que quer entender o seu processo de escrita e criação e o mercado editorial, pode fazer a Mentoria de Escrita Literária e Mercado Editorial. Se você quiser estudar fundamentos teóricos e como colocá-los em prática, pode ingressar no Grupo de Estudos de Escrita e Crítica Literária. Se você tiver uma ideia e quiser focar apenas em como colocá-la no papel, pode fazer o Acompanhamento de Projeto Literário. Caso queira desenvolver a sua escrita poética, pode cursar o Poesia ao Sol e a Sombra (curso ministrado por mim e pelo Rafael Farina). Há a ainda a possibilidade de você chegar e dizer: "Fê, quero aprofundar os meus conhecimentos em tal ponto" e fazer aulas particulares de escrita. 

Há uma descrição detalhada de cada um desses pontos aqui
Para orçamentos, escreva para contato@algumasobservacoes.com. 



Este texto faz parte de uma blogagem coletiva. Veja abaixo os outros blogs participantes:


Caso você queira ler os outros posts que eu escrevi na #SextadoBlog, acesse: 
 ♡ 01 ♡ 02 ♡ 03 ♡ 04 ♡ 05 ♡
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

7 comentários:

  1. ahhh, acabei de lembrar que quando a Anna lançou o conto natalino eu peguei uma cópia. tá na minha biblioteca do kindle. vou até separar pra ler essa noite. <3

    gostei muito da proposta do livro "queria tanto", da Livia. coloquei na minha lista de desejos da amazon pra comprar mais pra frente.

    e parabéns pra vc, Fê, por ter um trabalho lindo de mentoria e ajudar a realizar o sonho de tanta gnt.

    bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaa que legal saber que meu livro te interessou, Adriel! Espero que goste dele, depois de lê-lo. Beijo!

      Excluir
    2. Oi, Adri! Obrigada pelas parabenizações. A Livia é maravilhosa. Acho que você vai gostar muito dos textos dela (em livro e em blog).
      Beijos :*

      Excluir
  2. Aaaaaaaa que lindeza! Obrigada por divulgar a gente, Fê, depois de ajudar tanto já. O único que não tenho ainda é o da Rafaela, e quero muito ler! Tá na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai achar o livro da Rafaela lindo! E sobre divulgar vocês, é sempre um prazer e um orgulho <3

      Excluir
  3. Olá.
    Amei demais essa quadro. E gostei muito porque acabamos conhecendo novos escritores.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que você tenha a chance de ler esses livros, porque eles são maravilhosos!

      Beijos :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.