quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

{Resenha} O Tarô da Deusa Tríplice, de Isha Lerner


Nascido de um encontro entre a autora, Isha Lerner, e a ilustradora, Mara Friedman, O Tarô da Deusa Tríplice tem como principal objetivo fazer com que seus consulentes - sejam homens ou mulheres - se sintam vivendo "cada dia como se fosse uma Deusa" ou, em outras palavras, que se sintam seus corpos, mentes e almas conectados com um todo.

A proposta surgiu de um questionamento de Lerner feito a si mesma numa tentativa de se libertar de alguns medos e do processo de autossabotagem. Ela, que também é autora de Inner Child Cards e do oráculo The Power of the Flowers conta na abertura da obra que:

Caixa, cartas e livro que compõem O Tarô da Deusa Tríplice.


"Muitos anos atrás eu me fiz a seguinte pergunta: 'Como seria minha vida se vivesse cada dia como se eu fosse a Deusa?'. Ansiosa por entender e integrar a essência da Deusa na vida cotidiana, eu observava meu comportamento e minhas respostas à vida com um desejo sincero de erguer-me acima do medo e da autonegação, bem como de encontrar o amor incondicional em meu interior." (página 19)

Somada a esta busca interior e em suas vivências pessoais, a autora ainda transita entre história, pré-história, mitologia e espiritualidade (além dos conhecimentos de tarô, há também os sobre budismo, hinduísmo, celtas, maias e outros povos). Tudo isso feito de modo simples, de forma a não sobrecarregar os leitores com muitos referenciais teóricos ao longo do texto (há uma bibliografia no fim do livro caso alguém queira se aprofundar nesses assuntos).

As cartas alquímicas.

Um ponto interessante do livro é que ele é acompanhado por um conjunto de cartas dois em um. A autora divide as lâminas em dois grupos: as 26 cartas alquímicas e as sete cartas do Baralho dos Chakras. Os dois grupos podem ser usados em conjunto ou de formas separadas, o que é muito bacana porque oferece múltiplas possibilidades de leitura seja para autoconhecimento, seja de modo oracular. E é claro que há no livro sugestões de tiragens (que acompanham suas respectivas afirmações).

Baralho dos Chakras


Tanto autora quanto ilustradora sabem que sentimentos ruins fazem parte da Deusa tanto quanto os bons, porque vivenciá-los faz parte da experiência humana. Sendo assim, as cartas e as orientações do livro foram pensadas de modo a passar pelos momentos desafiadores de forma mais tranquila. As 26 cartas alquímicas são baseadas no tarô, com invocações feministas sobre as versões tradicionais. Além delas, foram acrescidas mais 4 lâminas que representam os “estágios de evolução a serem concretizados” (Bem-Aventurança Infinita, Verdade Infinita, Potencial Infinito e Última Matriz Galáctica). A elas se juntam sete cartas que representam cada um dos chakras. Essas lâminas oferecem ao consulente um modo de “relacionar os aspectos do crescimento espiritual com o corpo humano”.

Os versos dos dois baralhos também são bem bonitos!


A obra, além de ser muito completa, tem um projeto gráfico muito maravilhoso. A maioria dos livros de tarôs que conheço trazem ilustrações em preto e branco. O Tarô da Deusa Tríplice, ao contrário disso, tem páginas coloridas, o que torna a leitura visualmente confortável e mais atraente.

Capa



Livro: O Tarô da Deusa Tríplice
Título original: The triple goddess tarot
Autora: Isha Lerner
Tradução: Carmen Fisher
Ilustração: Mara Friedman
Páginas: 312
Encadernação: Capa dura (vem dentro de uma caixa igualmente dura)
Apresentação: O Tarô da Deusa Tríplice é um projeto original realizado por três mulheres extremamente criativas, e que resultou em uma obra de arte que satisfaz o corpo, a mente e o espírito. Unindo os Arcanos Maiores do tarô, o conhecimento dos chakras e a iniciação alquímica feminina, este fascinante oráculo baseado no conhecimento do Sagrado Feminino é uma potente ferramenta de cura e empoderamento pessoal. Conhecimentos abrangentes de história, pré-história, mitologia e espiritualidade da Deusa dão consistência ao livro. Atual e dinâmico, este oráculo acompanha 33 cartas, sendo 22 Arcanos Maiores com inovações feministas sobre as versões tradicionais, acrescidos de 4 cartas representando estágios de evolução a serem concretizados, além de um conjunto de 7 cartas que simbolizam os chakras, e podem ser usadas tanto em conjunto com as outras cartas do baralho quanto como um oráculo à parte. 

_____________________________________________________________

11 comentários:

  1. Que interessante!!
    Eu acho bem legal esses de tarô e tudo mais.
    Gostei de saber mais sobre :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, é bem legal mesmo. Acho que é uma boa ferramenta de autoconhecimento que nos permite pensar a nossa vida por um outro ângulo, sabe?

      Adoro!

      Um beijo

      Excluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem?
    O livro parece rico em informações e em abundância visual. Gostei da dica, mesmo não me identificando muito com esse lado mais esotérico e espiritual.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih!
      Se você não curte o lado esotérico, talvez possa curtir como ferramenta de autoconhecimento :)

      Um beijo

      Excluir
  3. Oi Fernanda! Tudo bem?
    Menina, não entendo NADA de tarô, mas acho super interessante essas parte toda mística que no fundo, faz sentido!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      É interessante observar essas sincronicidades e como tudo acontece. O tarô é uma ferramenta mto bacana nesse sentido.

      Beijos

      Excluir
  4. A ilustração desse tarô é bem diferente de todos os tarôs que eu tenho, e eu amei!!
    Mais um pra entrar na minha lista.

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  5. Cheguei aqui para ler a resenha deste tarô, mas acho que vou acabar ficando... rss
    Gostei do seu conteúdo,bem interessante!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.