quinta-feira, 18 de novembro de 2021

{Resenha} Tarô Claro e Simples, de Josephine Ellershow

Saiba tudo sobre o livro Tarô Claro e Simples e o material que o acompanha.


Não é por qualquer motivo que o subtítulo de Tarô Claro e Simples é Aprenda a ler as cartas de maneira rápida e prática. Ao longo da leitura, sinto que uma das maiores preocupações da autora, Josephine Ellershow, foi não só com o significado das cartas, mas com o futuro tarólogo que as receberiam.

Se tornar um cartomante não é tarefa fácil e o livro que acompanha as cartas do Tarô Dourado vem pronto para apoiar seus leitores nesta tarefa. Mais do que apenas explicar as lâminas, Tarô Claro e Simples é praticamente um curso prático das melhores formas de estudo do tarô.

Sumário de Tarô Claro e Simples. (página 09)

A obra está dividida em vinte e dois passos que vão desde o que fazer a partir do primeiro contato até como ler as cartas que para o tarólogo parecem mais desafiadoras. Foi interessante notar que Ellershow busca, como toda boa professora, dar ferramentas para que seus leitores não se tornem dependentes apenas dos significados que ela mesma dá às cartas em seu livro. Para isso, a autora sugere mesmo um roteiro de estudo que, além de outras estratégias, passa por dois pontos fundamentais: resistir à tentação de tirar as cartas e ler o livro dela como um todo e criar um diário do tarô.


Tarô Claro e Simples acompanhado das cartas do Tarô Dourado


É interessante notar que, ao longo dos passos sugeridos, ela subverte a ordem que eu havia visto em várias outras obras sobre tarô e parte da explicação dos arcanos menores, para depois falar dos maiores. Além de dar dicas de como cuidar das cartas antes de começar a usá-las e do que fazer com elas depois de realizar as leituras, Ellershow compartilha diferentes formas de realizar as tiragens (que vão desde as mais simples, com poucas lâminas, às mais complexas, com muitas delas).

Outro ponto MUITO importante é que a autora faz questão de que, sempre que possível, relembrar sobre a responsabilidade do cartomante ao fazer uma tiragem. Ela retoma várias vezes, por perspectivas diferentes, a necessidade de se compreender o contexto do consulente e de ler o conjunto de cartas (não apenas o significado de uma lâmina isolada). Ellershow também aponta alguns exemplos de pessoas que ficaram devastadas por falas de cartomantes irresponsáveis e mostra na prática como um olhar mais atento à leitura poderia ter dado ao consulente uma resposta mais assertiva ao que ele/ela estava querendo saber.



O livro vem dentro de uma caixa e é acompanhado por 78 cartas do Tarô Dourado e um gabarito de leitura da tiragem da cruz celta.

Para ler outros posts sobre tarô e oráculos, acesse as resenhas: Tarô Egípcio Kier | Tarô de Marselha: A jornada do autoconhecimento | O tarô de Marselha Revelado | Palavra de criança | O oráculo da deusa


Falando das cartas propriamente ditas, elas têm um tamanho que, para mim, é ótimo (não são tão pequenas, mas também não são enormes atrapalhando no manuseio). Sua paleta de cores mais escura (se comparadas a outros conjuntos de lâminas) e as representações das joias em suas bordas vão mudar de cor a cada tipo de arcano/naipe que uma determinada carta representa: arcanos maiores têm a cor preta, já os menores se subdividem em:
  • Paus = Vermelho (representando o fogo);
  • Copas = Ouro (representando a água, que é incolor e por isso reflete a cor de sua taça);
  • Espadas = Azul (ar);
  • Ouros = Verde (terra).
Livro e Arcanos Maiores.



Arcanos menores: naipe de ouros em destaque.

O kit (cartas, folha/cartaz de gabarito da tiragem da cruz celta e livro) vêm dentro de uma de capa rígida, o que garante um armazenamento bonito, prático e que protege bem o material.

Capa: Tarô Claro e Simples, de Josephine Ellershow.


Livro: Tarô Claro e Simples: aprenda a ler as cartas de maneira rápida e prática!
Título original: Easy tarot handbook
Autora: Josephine Ellershow
Prefácio e cartas: Ciro Marchetti (criador do Tarô Dourado)
Tradução: Marcello Borges
Páginas: 272
Editora: Pensamento
Apresentação: Agora em nova edição com caixa rígida, esta obra é voltada para os iniciantes na arte da leitura das cartas de tarô. Trata-se de um curso completo e bem prático sobre o tema. Usando como base o Tarô Dourado, você vai aprender como as 78 cartas que acompanham o livro se fundem e se associam às singulares energias na Cruz da Verdade, na Cruz Celta e em muitas outras tiragens. Para a autora, o Tarô tem sido um companheiro constante em sua jornada pessoal há mais de três décadas. Profissionalmente, ela tem uma longa experiência de leituras, orientações e atendimentos como agente de cura.
_____________________________________________________________

14 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Como vai? Interessantíssimo este livro. Fiquei tentado a lê-lo. Que bom que gostou. Sua resenha está impecável. Adorei. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro interessante porque tem uma espécie de plano de estudos, sabe? Isso ajuda muito quem nunca teve contato com tarô :)
      Espero que você goste da leitura.
      um beijo

      Excluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem?
    Lindas as cartas! Acho que meu maior contato com Tarô, até essa sua postagem, foi em resistas adolescentes falando sobre o assunto. Interessante o livro e gostei da mensagem de responsabilidade com o que fala que a autora passa.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :) Tudo certo por aqui!

      As cartas são lindonas mesmo :)

      E a responsabilidade é um dos pontos mais importantes para quem quer levar essa vida de cartomante a sério. :)

      Um beijo

      Excluir
  3. Fê, achei a proposta bem legal. Quem deseja aprender e até tirar cartas para outras pessoas, precisa ter responsabilidade mesmo. Confesso que morro de medo de pedir para alguém tirar. Já sou ansiosa por natureza, se alguém fala algo não tão legal, ai que vou ter um treco hahaha! Enfim, arrasou na resenha profª! Até fiquei com vontade de embarcar e conhecer um pouco sobre esse universo! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a hora que você quiser conversar sobre isso me chama :)

      Beijokas

      Excluir
  4. Me parece que o livro explica muito bem sobre a tiragem de tarô, achei bem interessante.
    Achei legal ela falar sobre a responsabilidade de quem tira as cartas, para não decepcionar as pessoas e causar danos piores.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o tarô é uma boa ferramenta de autoconhecimento. Se usada de forma estranha, complica.

      Um beijo

      Excluir
  5. Amei sua resenha, comprei o meu ontem e estou ansioso para aprender a tirar as cartas e entender a fundo o tarot e sua história.

    ResponderExcluir
  6. Poxa essa edição está linda! Comprei uma mais antiga e a caixa era super frágil! Acabou que veio rasgada, mas transformei ela em uma caixinha para guardar as cartas! 🤣 Diria que tanto o livro qto as cartas em si, são de fácil entendimento, o que facilitou e muito meu aprendizado!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.