quinta-feira, 29 de julho de 2021

{Resenha} Tarô Egípcio Kier, de Bibiana Rovira

Que tal mergulhar na simbologia do Egito Antigo?!


A caixa Tarô Egípcio Kier, publicada pelo Grupo Editorial Pensamento, apresenta ao leitor o livro de mesmo nome, escrito por Bibiana Rovira, e suas 78 cartas correspondentes aos 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

Caixa, livro e cartas do Tarô Egípcio Kier,
de Bibiana Rovira (Ed. Pensamento).


Além de ser bonita, a caixa em si é muito prática. O livro é bem didático. Dividido em seis partes, a forma de explicar é objetiva e gostosa de se ler. Na introdução, os leitores são apresentados ao que é o Tarô Egípcio Kier. É interessante notar que os nomes das cartas (principalmente dos arcanos menores) são diferentes dos demais tarôs (como acontece no de Marselha). Segundo a autora, é o Tarô Egípcio Kier que originou todos os outros, sendo levado à Europa "como um jogo de cartas levado pelos ciganos, para ser revelado e ordenado segundo a valoração numérica dos pitagóricos e o sistema cabalísticos dos hebreus".

De fato, o que mais me chamou a atenção neste tarô é a abrangência de significados de cada carta. Cada uma delas é dividida em três partes:
  • No plano superior, há a representação de Deus, apresentando um aspecto divino ou espiritual, intelectual e mental;
  • No plano médio (central), há a representação do homem, apresentando um aspecto humano ou racional e a afetividade (volitiva ou emocional);
  • No plano inferior, há a representação do universo, trazendo o aspecto natural ou passional, o que é instintivo, os estados físico ou emocional.
Além disso, cada arcano apresenta um significado numerológico, astrológico e cabalístico (a partir da representação das letras hebraicas).

Cartas e livro Tarô Egípcio Kier, de Bibiana Rovira. Aqui é possível ver os planos superior, médio e inferior de algumas das cartas.

Tanto a parte do livro que descreve os arcanos maiores quanto a que descreve os menores trazem a mesma estrutura: o número e o título da carta, uma ilustração do arcano em preto e branco, a simbologia geral (com uma breve explicação do que é aquela carta), o que está sinalizado no plano superior, no médio e no inferior, o significado numerológico (S.N.), o significado astrológico (S.A.), o significado das letras hebraicas (L.H.), o que pode ser o arcano em posição normal (Nor.) e invertido (Inv.). Compreender tudo isso ajuda muito na interpretação das leituras das cartas.

Por falar em leituras, o fim da obra traz uma explicação de como fazer a consagração dos arcanos e três sugestões de como realizar as leituras (Cruz Celta, Sete Mágico e Sim e Não), ou seja, não tem como o leitor/tarólogo se sentir perdido. É bacana dizer também que as cartas são de um tamanho não tão grandes, o que facilita muito no momento de serem embaralhadas e que a paleta de cores desse tarô é linda demais! 😉

Vale ressaltar que esta é uma leitura interessante não só para quem quer ter um contato maior com a espiritualidade, mas também para quem gosta de mitologia e da cultura do Egito Antigo, uma vez que a simbologia toda desse tarô está relacionada com as lendas retratadas nos hieróglifos daquela cultura.

Capa: Tarô Egípcio Kier, de Bibiana Rovira


Livro: Tarô Egípcio Kier
Autora: Bibiana Rovira
Tradução: Euclides Luiz Calloni, Cleusa Margô Wosgrau
Editora: Pensamento
Páginas: 192
Apresentação: Essa é a nova edição em caixa rígida do Tarô Egípcio Kier, primeira publicação em língua portuguesa deste clássico baralho, composto por 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores - todos baseados nos princípios místicos e filosóficos do livro de Thoth, que refletem o poder dos números através das letras, das figuras e dos símbolos herméticos. Este livro transporta para o mundo contemporâneo a sabedoria milenar egípcia e nos ajuda a interpretar as situações da vida cotidiana, revelando os mistérios ocultos de seu inconsciente. As cartas deste tarô são muito diferentes dos demais baralhos e sistemas conhecidos, pois são divididas em três diferentes planos, equivalentes para o ser humano aos planos espiritual, mental e físico. Você tem agora em mãos um kit completo para interpretar os mistérios transcendentais da sua vida.
Livro no Skoob.
_____________________________________________________________

14 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem? Parece ser um livro bastsnte interessante, não é mesmo? Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi, oi.

    que livro interessante, Fê. lê-lo deve ter sido uma experiência incrível, né?!

    eu sei muito pouco sobre tarô, sabe?! acho muito legal ver vídeos no youtube das pessoas tirando as cartas pra falar sobre o mês e tals pros signos.

    sobre as cartas, achei elas um charme. o formato é bem diferente do que já vi. <3

    adorei o post e a proposta de saber mais sobre o tarô. mais do que nunca, a gnt precisa demais se conectar com a espiritualidade pra amenizar os efeitos da loucura do mundo. :(

    bj!

    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo ver os tarólogos do YouTube também! :D
      E sim, é importante se conectar! :D

      A paleta de cores desse tarô é um charme puro! :D

      Um beijo, querido!

      Excluir
  3. Que interessante!
    Eu tenho muita curiosidade em aprender sobre tarô, acho algo muito curioso.
    Gostei bastante desse livro, parece muito bom! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando estudando desde o ano passado. Caso queira conversar sobre isso, me fale! hehehe

      Beijo :*

      Excluir
  4. Nossa, o Egito é um lugar que me fascina muito. Já adorei e já quero ler essa obra. Que diferente!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, é mto bom para quem quer conhecer mais da mitologia também!

      Um beijo :*

      Excluir
  5. Oi Fernanda,
    Não entendo nadinha do assunto, mas é uma dica interessante!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu estudo tarô a bastante tempo, e adquiri esse de Kier. Muito bom. Gostaria de trocar mais informações sobre a leitura dele. Tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!
      Se você quiser, me mande um e-mail: contato@algumasobservacoes.com e conversamos ;)

      :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.