quarta-feira, 11 de novembro de 2020

{Aula Gratuita} Livros à prova: Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade (Vestibular Fuvest)

Eu visitando a estátua do Drummond no Rio de Janeiro (2015).

Oi, pessoal! 
Conforme contei para vocês na retrô de outubro, mês passado eu gravei um projeto muito especial junto com a minha amiga e também escritora Aline Caixeta. Juntas, fizemos uma aula sobre o livro Claro Enigma, do Carlos Drummond de Andrade, para o canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. A obra está na lista de leitura obrigatória da Fuvest de 2020 e 2021, além de ser um importante livro do cânone brasileiro.

Carlos Drummond de Andrade

O Drummond é um dos meus escritores favoritos. Tanto na poesia, quanto na crônica, amo a literatura produzida por ele, então poderia passar a vida falando sobre ele (inclusive, vocês gostariam de vídeos assim no meu canal?). Por isso, fazer essa gravação foi um deleite! 



Estrutura da Aula

Assim como aconteceu com a aula que gravamos sobre a crônica da Clarice Lispector, antes de falarmos do livro propriamente dito, quisemos trazer um contexto para o nosso expectador. 

Panorama histórico

Iniciamos a aula apresentando um panorama histórico, tanto mundial, quanto do Brasil, ressaltando fatos que influenciaram a produção do Drummond e a criação do Claro Enigma, em especial.

Biografia e principais livros

A segunda parte da aula foi para apresentar alguns pontos da vida e as principais obras do Drummond. Como o Claro Enigma é um livro que traz muito tanto de fatos biográficos, quanto da intertextualidade com outros poemas escritos pelo autor, essa parte da aula é fundamental.



Claro Enigma

Por fim, entramos no livro propriamente dito. Apresentamos sua estrutura e analisamos tanto os poemas mais famosos, quanto os nossos preferidos. Durante a análise, apontamos os recursos estruturais e linguísticos, bem como a ligação dos poemas com os outros textos do autor, sua relação com outros escritores, com seus dados biográficos e com os fatos históricos da época. Também buscamos relacionar o texto com o nosso contexto atual, para que os expectadores percebam a relevância literária desta obra e os motivos que a levaram a ser parte do nosso cânone.


Aperte o play! :)


Para continuar estudando

Na descrição do vídeo há um link para o material utilizado na aula. Você pode fazer o download e continuar os seus estudos.

Espero que vocês gostem!


_____________________________________________________________
Observe também em: Bloglovin | Facebook | Twitter Instagram Flickr | Newsletter | Loja

2 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Amei a aula gratuita para o vestibular. Não tive essas aulas quando prestei, estudei sozinha mesmo e é ótimo essas oportunidades.
    Amo Carlos Drummond de Andrade!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê!
    Trabalho incrível o seu e o da Aline. Especialmente quando compartilhamos isso em diferentes meios que a internet dispõe. Hoje há muito sendo dito, mas com pouco conteúdo intrínseco. As pessoas pouco querem ler, ouvir, absorver... Nossos clássicos tem muito a nos ensinar e tê-los por perto sempre é bom, especialmente acompanhado pelo olhar de pessoas apaixonadas pela leitura como vocês.
    Ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu "Comentar como:". Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 14 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.