quarta-feira, 11 de novembro de 2020

{Aula Gratuita} Livros à prova: Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade (Vestibular Fuvest)

Eu visitando a estátua do Drummond no Rio de Janeiro (2015).

Oi, pessoal! 
Conforme contei para vocês na retrô de outubro, mês passado eu gravei um projeto muito especial junto com a minha amiga e também escritora Aline Caixeta. Juntas, fizemos uma aula sobre o livro Claro Enigma, do Carlos Drummond de Andrade, para o canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. A obra está na lista de leitura obrigatória da Fuvest de 2020 e 2021, além de ser um importante livro do cânone brasileiro.

Carlos Drummond de Andrade

O Drummond é um dos meus escritores favoritos. Tanto na poesia, quanto na crônica, amo a literatura produzida por ele, então poderia passar a vida falando sobre ele (inclusive, vocês gostariam de vídeos assim no meu canal?). Por isso, fazer essa gravação foi um deleite! 



Estrutura da Aula

Assim como aconteceu com a aula que gravamos sobre a crônica da Clarice Lispector, antes de falarmos do livro propriamente dito, quisemos trazer um contexto para o nosso expectador. 

Panorama histórico

Iniciamos a aula apresentando um panorama histórico, tanto mundial, quanto do Brasil, ressaltando fatos que influenciaram a produção do Drummond e a criação do Claro Enigma, em especial.

Biografia e principais livros

A segunda parte da aula foi para apresentar alguns pontos da vida e as principais obras do Drummond. Como o Claro Enigma é um livro que traz muito tanto de fatos biográficos, quanto da intertextualidade com outros poemas escritos pelo autor, essa parte da aula é fundamental.



Claro Enigma

Por fim, entramos no livro propriamente dito. Apresentamos sua estrutura e analisamos tanto os poemas mais famosos, quanto os nossos preferidos. Durante a análise, apontamos os recursos estruturais e linguísticos, bem como a ligação dos poemas com os outros textos do autor, sua relação com outros escritores, com seus dados biográficos e com os fatos históricos da época. Também buscamos relacionar o texto com o nosso contexto atual, para que os expectadores percebam a relevância literária desta obra e os motivos que a levaram a ser parte do nosso cânone.


Aperte o play! :)


Para continuar estudando

Na descrição do vídeo há um link para o material utilizado na aula. Você pode fazer o download e continuar os seus estudos.

Espero que vocês gostem!


_____________________________________________________________
Observe também em: Bloglovin | Facebook | Twitter Instagram Flickr | Newsletter | Loja

4 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Amei a aula gratuita para o vestibular. Não tive essas aulas quando prestei, estudei sozinha mesmo e é ótimo essas oportunidades.
    Amo Carlos Drummond de Andrade!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      fico feliz que você tenha gostado da aula.
      Na época em que fiz vestibular, não tinha essas coisas de vídeo-aulas no YouTube #velha uahsuahsa
      Drummond é divo, né?!

      Um beijo

      Excluir
  2. Olá Fê!
    Trabalho incrível o seu e o da Aline. Especialmente quando compartilhamos isso em diferentes meios que a internet dispõe. Hoje há muito sendo dito, mas com pouco conteúdo intrínseco. As pessoas pouco querem ler, ouvir, absorver... Nossos clássicos tem muito a nos ensinar e tê-los por perto sempre é bom, especialmente acompanhado pelo olhar de pessoas apaixonadas pela leitura como vocês.
    Ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. É importante trazer os clássicos por aqui. :)

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.