sexta-feira, 23 de outubro de 2020

{Aula Gratuita} Clarice Lispector e a Morte de uma Baleia: Leitura de uma Crônica

Vem desvendar esse mundo com a gente!

Olá, pessoal! 
Tudo bem?! 

Escrevo para compartilhar com todos um projeto muito especial em que participei com a minha amiga e escritora, Aline Caixeta. Juntas nós gravamos uma aula chamada Clarice Lispector e a Morte de uma Baleia: Leitura de uma Crônica. Este encontro foi disponibilizado gratuitamente no canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo do YouTube e é a nossa homenagem neste ano de centenário de nascimento da autora.

(Eu sei, eu sei! Muita gente tem medo/receio da literatura clariceana. Mas vem comigo, garanto que você vai gostar!)

Estrutura da Aula



A crônica como gênero literário

Começamos o encontro tratando um pouco sobre o que é a crônica, resgatando as suas características, como ela nasceu. Também contamos um pouco como a crônica consegue absorver vários outros gêneros textuais, quem são os seus principais autores e por que esse é um gênero tão querido pelo leitor brasileiro.

Vida e obra de Clarice Lispector

A Clarice é uma escritora que muitos leitores tem um certo medinho, porque seus contos e romances são tidos por muitos como herméticos, difíceis de serem lidos. As crônicas vão na contramão disso, falando do cotidiano da autora. Sendo assim, apresentamos aos nossos expectadores a vida e a obra de Clarice para que todos possam se aproximar mais dos textos escritos por ela.

Morte de uma baleia

Por fim, fizemos a leitura da crônica "Morte de uma baleia" e batemos um papo trazendo uma análise crítica baseada nos pontos apresentados anteriormente, observando na prática como as características do gênero textual e da vida da autora estão presentes no texto.

Aperte o play! ;)


Para continuar estudando

Na descrição do vídeo há um link para o material utilizado na aula. Você pode fazer o download e continuar os seus estudos.


Espero que vocês gostem!
_____________________________________________________________

14 comentários:

  1. Clarice é uma musa sem defeitos! Sua análise me fez lembrar um amigo que estudou no doutorado as obras de Clarice sob um olhar psicanalítico, me fez perder o medo dela, mas ficar com medo dele! hahahaha Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, me fala o nome da tese dele!
      Eu quero estudar a Clarice no mestrado, então amo essas coisas todas! :)

      Não podia concordar mais sobre ela ser musa sem defeitos. :)

      Um beijo

      Excluir
  2. Oi, Fernanda tudo bem? Muito legal o material. Eu adorei. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a Clarice. É uma das minhas escritoras brasileiras favoritas, e eu já li muitos livros e contos dela, começando por A Hora da Estrela no final do ensino médio, e seguindo até os contos. Sou apaixonada pela maneira que ela também escreve suas crônicas. E também por toda a personalidade da autora. Minha mãe é professora de Literatura e amo as aulas sobre Clarice <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia ter uma mãe professora que fala da Clarice aos quatro ventos! :)
      Ela é muito maravilhosa, mesmo! :)

      Um beijo

      Excluir
  4. Nossa, dá pra aprender muita coisa aqui no seu blog. Muito obrigada!

    Bela sem a Fera

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê!
    Ótimo trabalho o de vocês disponibilizando para todos maior conhecimento a respeito da crônica e da admirável Clarice Lispector.
    Interessante ver a evolução da crônica ao longo do tempo e cara brasileira que a nossa crônica tem 😊
    Clarice em congresso de bruxaria? Essa me chamou a atenção hehe. Provavelmente o mais interessante de Clarice ficou com ela, nos seus mistérios e pensamentos não revelados.

    Bom final de semana!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!
      Provavelmente o mais interessante dela ficou com ela. Concordo plenamente. Isso só prova o quanto ela é abundante.

      Um beijo

      Excluir
  6. Fê, to meio atrasada no agradecimento: mas muito obrigada pela entrevista lá no blog e pelo comentário lindo. Foi uma honra entrevistá-la! ♥
    Quanto ao post: confesso que quando li uma vez um livro da Clarice Lispector, fiquei com trauma. Achei bem difícil e por ter sido obrigatório, acho que piorou. Mas como foi há séculos, pode ser que eu mude a minha opinião agora. :) E parabéns pelo projeto e por espalhar a leitura! Ah! E vamos marcar a nossa live sobre poesias! Os dois últimos meses foram bem complicados e já tinha marcado outras lives. Mas agora acho que vai rolar me organizar. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Clarice não foi feita para ser entendida, ela foi feita para ser sentida. Acho que mto dos textos dela passam por aí :)
      E vamos marcar a live sim! :)

      Um beijo :*

      Excluir
  7. Oi, Fernanda! Já salvei para assistir! Obrigada! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.