quinta-feira, 5 de novembro de 2020

{Resenha} Janis Joplin — sua vida, sua música, de Holly George-Warren

Janis Joplin — sua vida, sua música, de Holly George-Warren

Em Janis Joplin — Sua vida, Sua música, Holly George-Warren nos leva a uma verdadeira viagem pela música norte-americana, trazendo não só a vida de Janis Joplin, mas também todo o panorama histórico cultural que envolveu o universo da cantora.

Já de início, a autora resgata o histórico familiar de Janis, traçando a árvore genealógica dos avós e dos pais da cantora. Mostrando ao leitor como os pais dela se conheceram e o contexto industrial texano que moldou muito da rebeldia de Janis.

Como biógrafa, George-Warren foi atrás não apenas de documentos históricos, trechos de diário e de depoimentos dos familiares, mas também entrevistou os colegas de turma, amigos da cantora e músicos de sua banda. O que torna o relato muito mais palpável. Muitas vezes, como leitora, me senti de volta às cidades conservadoras dos EUA, algo que me fez refletir como Janis estava mesmo à frente do seu tempo.

No meio do livro há algumas páginas com fotos marcantes da vida de Janis.

O livro vai à fundo nas dores e frustrações de Janis Joplin, na tentativa de se enquadrar no mundo e na frustração de não conseguir fazê-lo. Ao mesmo tempo em que a cantora foi estimulada por seu pai (que sempre a levava à biblioteca local), Janis era condenada por atitudes simples (como ouvir música produzida por cantores e músicos negros). George-Warren nos conduz por esses paradoxos para que possamos compreender como essa dicotomia reverberou na obra de Janis Joplin a ponto de ela ser — ainda hoje — considerada uma das maiores cantoras do rock estadunidense.

Gostando de música ou não, vale a pena aceitar o convite de Holly George-Warren e mergulhar na alma de uma pessoa tão controversa, genial e intensa, como Janis Joplin.

Capa.

Livro: Janis Joplin — sua vida, sua música
Título original: Janis: her life, her music
Autora: Holly George-Warren
Tradução: Martha Argel e Humberto Mora Neto
Editora: Seoman
Páginas: 432
Sinopse: Escrito por Holly George-Warren, uma das mais respeitadas cronistas da história da música norte-americana, e baseado em um acesso sem precedentes a familiares da cantora, amigos, colegas de banda, arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas, Janis Joplin — Sua Vida, Sua Música é um retrato completo, complexo e gratificante de uma das artistas mais notáveis de todos os tempos, que enfim recebe seu merecido reconhecimento e importância como uma das cantoras mais influentes da história do rock. Por meio de um estilo radiante e intimista, esta biografia consolida a 'Rainha do Rock & Roll' como pioneira musical, alguém que, de fato, rompeu regras; uma mulher rebelde, de personalidade inteligente e complexa, que desafiou todas as convenções de gênero em sua época, abrindo caminho para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico.
Livro no Skoob. | Livro no Goodreads.

_____________________________________________________________

7 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Como vai? Me parece uma obra incrível! Sua resenha ficou maravilhosa. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem? Eu sou apaixonada pela voz da Janis Joplin! Biografias nem sempre me chamam atenção, mas tem muita coisa de vida dela que eu gostaria de saber! Parece uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda,
    Particularmente, eu não gosto de ler biografias, ou até 'não ficção'.
    Mas meu pai sempre foi fã da Janis, então acho que seria uma leitura interessante para eu entender mais quem ela era.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Não costumo ler biografias e não sabia que tinha um de Janes Joplin, achei muito interessante ter trechos de diários, conversa com amigos e tals. Muitas fotos também pelo jeito.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  5. Não sou tão fã de biografias, mas essa da Janis eu leria facilmente. Ela era incrível e vale a pena conhecer um pouco mais da história dela.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Um livro que nos fará ficar a conhecê-la muito melhor! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, sinceramente não leio muita biografia e mesmo amando ROCK, não sou muito fã da Janes Joplin, mas sua resenha foi tão boa q me deu vontade de ler o livro.
    https://verdeveggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu "Comentar como:". Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 14 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.