Seeing people experience pain on a level you can never prepare for and can only relate unless you experience something similar is so hard. But to learn to understand pain, and how it can shape the person you become for the better through the hurting is the only way it can be used in a positive way". (Jessie J)
Dois mil e dezessete. Pense em um ano estranho. No fundo, foram doze meses de extremos: ou tudo estava muito feliz ou desabava de uma vez. Passei o ano todo em busca de equilíbrio, enquanto me perdia em mim mesma. Responder a uma pergunta aparentemente simples como "quem sou eu?" se tornou tarefa árdua nesta vida que aqui escreve. Contudo, desistência nunca esteve no meu vocabulário, não é mesmo? Não é um ano esquisito que vai me derrubar.
Até o meu #2017bestnine me surpreendeu este ano. Ainda bem que tem muito riso aí! ♥ |
Nós duas ♥
6. Revi os meus amigos que moram longe
2017 foi um tanto generoso no quesito matar a saudade de que em está longe. Em julho, recebi aqui em São Paulo duas amigas do Peru (a Cynthia e a Anny), uma do Rio (Mai) e outra de Jundiaí (Pri). Depois, em outubro, fui pra BH com a Mari (que mora no Espírito Santo) e com a Kah (que é lá de Fortaleza). Também fui a Brasília e reencontrei o Eryck, meu amigo de infância (mais de 10 anos sem ver!), a Raila e a Dani. Por fim, conheci o Lu quando estive em Guarulhos. 💚
Dani e eu ♥
7. Vi a minha primuxa casando (e ainda peguei o buquê!)
Minha prima com quem eu tenho mais contato
8. Fiz o TOEFL
Foi tudo corrido, meio a contra-gosto, sem me preparar, mas fiz. Quando a minha coordenadora disse que eu teria a chance de fazer a prova de graça (praticamente dois dias depois do dia em que ela me comunicava isso), fiquei um tanto desanimada. Queria ter me preparado melhor, ter revisado alguns pontos, ter estudado mais o formato do exame. Contudo, como diria Jout Jout, "não trabalhamos com perfeição neste canal, não é mesmo?". Tenho que aprender a deixar o perfeccionismo de lado e vida que segue. Pelo menos o resultado (que não chegou até eu sair de férias) vai servir para guiar o que eu preciso revisar daqui pra frente.
9. Comecei a dar aulas particulares
Em agosto eu me tornei oficialmente professora particular de inglês e de espanhol. Ensinar é algo que eu amo e ter como feedback "odiava espanhol e você me fez gostar" ou "agora me sinto mais confiante para falar em inglês" é algo que aquece o coração de qualquer professora. Fora que esse trabalho, querendo ou não, foi uma forma de arejar a cabeça. Ensinar adultos é diferente de ensinar crianças e eu estava com saudades disso. Jujuba, amiga, obrigada pela confiança!
10. Ouvi da minha pior turma o pedido para ficar
Todo professor já teve alguma turma extremamente desafiadora. Eu tive uma assim por quatro longos anos. 2017 foi o último deles e o mais complicado. Eu acho que nunca havia me estressado tanto com um grupo de alunos, a ponto de pedir para a minha coordenadora várias vezes para não ser professora deles mais. Pois bem, na última semana de aula eles vieram, todos carinhosos, me pedir para ser professora deles no ano que vem, dizendo que sentiriam saudades e que me amam. Acho que, de alguma forma, o perrengue valeu a pena (e, apesar de todo o nervoso, eu amo cada um deles, eles sabem disso!).
11. Dei uma oficina sobre escrita criativa
Em dezembro eu participei do 4º Chiclete Multicultural, lá em Guarulhos, com a oficina "Para ser escritor não basta escrever". Na véspera, me bateu a ansiedade de saber se haveria público — quase o mesmo medo de organizar uma festa de aniversário e não aparecer ninguém — e bateu um alívio quando eu vi a sala cheia. O bate-papo foi muito gostoso e teria durado mais se a gente tivesse mais tempo.
Durante o mês de novembro, trabalhei escrevendo um livro de poemas em prosa, que agora precisa entrar na fase de revisão. Ao longo do ano, trabalhei em um livro de poemas e em outro de narrativas curtas — sendo este, o meu TCC da pós-graduação. Embora eu não tenha lido tantos livros quanto eu gostaria, escrevi bastante e, sobretudo, aprendi muito sobre o meu processo de escrita e sobre os meus textos. Neste sentido, o retorno que os meus amigos escritores me deram sobre os meus textos foi fundamental. Só posso sentir gratidão por tanto carinho da parte deles. O foco agora é terminar o TCC e deixar o livro pronto.
Ainda nesta linha literária, 2017 foi o ano em que eu ouvi elogios importantes, de autores importantes, sobre os meus textos. Foi por causa de um dos meus professores que eu acabei enviando alguns textos para um concurso literário, o Prêmio SESC Rubem Braga. E, para a minha surpresa, foi assim que eu fiquei em 3º lugar na categoria crônicas, ganhando um troféu, um certificado, um valor em dinheiro, uma viagem para Brasília (para a premiação) e que verei meu texto em um livro publicado por uma editora grande, a do SESC. Já estou ansiosíssima para ver o livro em 2018!
2017 foi um ano e tanto para o Projeto Escrita Criativa. Primeiro porque trabalhar com a Ane e com a Ayumi é sinônimo de diversão e novas ideias na certa. Segundo, porque o Projeto deixou de ser apenas um grupo de postagens coletivas no Facebook e ganhou um blog, um Twitter, um canal no YouTube e um Instagram. Passamos o ano todo organizando uma antologia com os melhores textos produzidos pelos participantes do Projeto (que será lançada em janeiro/18), entrevistando escritores, compartilhando saberes.
16. Vi meus amigos realizando sonhos
Dezembro foi um mês tão complicado e doloroso que eu eu pensei que entraria em colapso, por isso, resolvi buscar ajuda de alguém que fosse de fora e que tivesse as ferramentas ideais para me ajudar a encontrar uma luz em meio a tanto caos. Foi assim que encontrei a minha terapeuta. Sabia que precisaria cuidar da minha saúde mental para poder cuidar de todo o restante (inclusive das pessoas que precisam de mim). Apesar de ter passado em apenas três sessões, já me sinto mais leve e com mais energia para começar 2018.
Realmente, 2017 foi um ano de extremos e mesmo que possa não ter sido tão equilibrado, fico feliz pelas suas realizações e pelas suas conquistas. Os shows devem ter sido incríveis e tudo mais, mas o prêmio deve ser fascinante. Parabéns mesmo!
ResponderExcluirFico feliz que sua irmã esteja melhor e que você tenha reencontrado os amigos, isso, com certeza é ótimo.
Espero que seu 2018 seja ainda melhor e que o equilíbrio seja algo mais comum.
Feliz ano novo.
Beijos!
Magia é Sonhar
:) Que nosso 2018 seja maravilhoso! :D
ExcluirSó coisas maravilhosas aconteceram em sua vida em 2017, e é muito bom ver isso eternizado em suas fotos. Que seu 2018 seja tão memorável, realizador e inesquecível como 2017 foi :)
ResponderExcluirhttp://www.vivendosentimentos.com.br
Ai, Moni!
Excluirque seja assim para todos nós ♥
Beijos
Acho que pra maioria das pessoas 2017 foi meio esquisito e com esses altos e baixos, mas lendo esse seu post seu ano teve muitaaas coisas boas, isso que importa né?
ResponderExcluirAdorei saber mais como foi seu ano, eu também fui a todos os shows que eu queria e ainda ouvi as minhas músicas preferidas da vida, isso é tão bom! <3
Talvez eu também esteja precisando de terapia haha, pra me sentir mais leve assim como você.
Feliz ano novo, que 2018 seja incrível para todos nós! ♥
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Menina, shows, viagens, livros e terapia são os melhores investimentos nessa vida! :D Super recomendo!
ExcluirTalvez vc seja a melhor pessoa para entender o que é ir a um show de alguém que gosta mto! ♥
Que 2018 seja maravilhoso para nós ♥
Beijos :*
Esse negócio de 8 ou 80 em um ano é tenso. Ou tudo está bom demais ou ruim demais. Mas 2017 ficou pra trás, cabeça erguida pra encarar 2018 que com certeza vai ser muito melhor.
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Deus te ouça! que 2018 seja maravilhoso mesmo! :D
ExcluirBeijos!
Olá, Fê.
ResponderExcluirMenina que ano. Amei sua retrospectiva, acho que não lembraria as coisas para anotar assim não hehe. A unica coisa que me marcou foi minha cirurgia que depois pude comer tudo que não podia antes hehe. Que 2018 seja um ano maravilhoso para você.
Prefácio
Oi, Sil!
ExcluirOlhar os arquivos do blog e a agenda sempre ajudam a saber o que aconteceu. Minha memória também não é muito boa, mas a gente segue o baile, não é mesmo?
Que 2018 seja maravilhoso para nós!
♥
2017 foi um ano maravilhoso para vc. Várias conquistas e surpresas boas.
ResponderExcluirDesejo que 2018 continue assim, surpreendendo. Que seja maravilhoso *_*
Beijos
Que seja um ano bom para nós! :D
ExcluirBeijos :*
Oi Fê, tudo bem?
ResponderExcluirAdoreeei o post! Muito sucesso pra você em 2018!
Blog Entrelinhas
sucesso para nós! :D
ExcluirBeijos :*
Oi, Fê!
ResponderExcluirRealmente, você teve um ano intenso, mas, ao mesmo tempo, de muitas alegrias. Eu percebi isso fazendo a minha retrospectiva também. Tinha pensado que foi um ano complicado e só com preocupações, mas não! Vi que tive um ano repleto de felicidades também! Isso me motivou para entrar em 2018 com o coração mais leve!
Que 2018 possa ser um ano mais leve e mais gostoso para você!! Muito amor e felicidades para você!!
Um grande beijo
Oi, Fê!
ExcluirFoi difícil pensar em 17 fatos. A princípio, achei que não iria conseguir. Contudo, fiquei bem satisfeita com o resultado.
Que os anjinhos digam "Amém" e que este ano seja mesmo mais leve ♥ Que ele seja feliz para nós!
Beijos :*
Interessante como do que tenho lido por aí, as pessoas tiveram um ano de 2017 muito similar... Eu acredito que seja as influências dos astros e afins.
ResponderExcluirO meu ano foi semelhante, mas acho que foi um bom ano, aliás muito bom, sobretudo porque cumpri quase todas as metas que escrevi na minha lista de 2016 para 2017, o que é coisa rara.
MRS. MARGOT
Que seu 2018 seja ainda melhor :D
ExcluirBeijos!
É como vc disse disse, foi um ano estranho mesmo. É bom fazer esses balanços pq temos a certeza que diante de tanto caos temos muito a agradecer. Que 2018 seja lindo!
ResponderExcluirSuper beijos,
Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥
Refletir é sempre o caminho :) Talvez seja por isso que eu goste tanto de fazer a minha retrospectiva. :)
ExcluirBeijos e um 2018 maravilhoso para nós :D ♥
Me identifiquei demais com o que tu escreveu no primeiro parágrafo. Sem dúvidas, 2017 foi um ano desafiador cheio de altos e baixos meeesmo, foi complicado e bom ao mesmo tempo, mas é incrível como, se a gente procurar, conseguimos achar muitos momentos bons, né? Essa tua lista tá incrível, por mais que 2017 tenha sido bem doido, ele também te trouxe muita coisa boa. Parabéns pelos prêmios, publicações e reconhecimento como professora e por todas as conquistas pessoais também, tu merece! E que 2018 nos traga muito maaais <3
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Oi, Gabs!
ExcluirFoi intenso, foi doido, mas valeu, não é mesmo?
Que o seu ano novo seja incrível. :D
Beijos
Quantas coisas boas! Que 2018 seja muito melhor! ;)
ResponderExcluirhttp://ludantasmusica.blogspot.com.br
Pra você tbm :D
ExcluirBeijos
Quando comecei a ler o post falando sobre as coisas terem desandado um pouco nas metas pensei "beleza, acontece", mas aí fui lendo o post e... cara, você realizou muita coisa, muita mesmo. Não se cobra tanto, porque sério, que incrível as coisas pelas quais você passou. Fiquei encantada! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação e muito sucesso nesse novo ano que começa!
ResponderExcluir❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Oi, Thayse!
ExcluirObrigada pelas palavras de incentivo :D ♥
Espero que 2018 seja mais tranquilo. De qualquer forma, coloquei o pé no freio em muitas coisas, incluindo o planejamento das metas.
Um beijo pra vc e um 2018 maravilhoso ♥
Olá,
ResponderExcluir2017 foi um ano dos extremos mesmo, mas apesar de ter alguns momentos difíceis, foi um ano muito bom para mim também. Espero que esse ano seja mais calmo, pois foi uma correria que só para mim ano passado que nem vi os meses passarem.
Bjs e um bom Domingo!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Jess, menina, fomos 2 então. Em momento estava em janeiro, no outro, em dezembro. Fiz tanta coisa que não deu nem pra ver tudo passando.
ExcluirQue 2018 seja calmo.
Beijos!
Ai, que sensação deleitosa de entrega, de energia sobre observar os ganhos das perdas, de verdade. Adorei cada clique. Retrospectiva linda!
ResponderExcluirsemquases.com
É bom mesmo olhar para trás e sentir que, de algum modo, a vida foi produtiva.
ExcluirFico feliz que tenha gostado das fotos :)
Beijos!
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente, feliz ano novo!
Eu amo posts de retrospectivas e o seu foi o que mais me inspirou mesmo!
Desculpe a demora em responder seu comentário.
Volte sempre que será bem vinda!
Abraço,
miiistoquente~
Oi, Thamiris!
ExcluirFeliz ano novo para você também :)
Eu também amo as retros. Fico imensamente feliz por saber que a sua te inspirou.
Quanto a demora na resposta, fique tranquila. Sei bem como isso é complicado.
Beijos
Realmente 2017 teve alguns altos e baixos pra todo mundo. Mas lendo o seu post, você vivenciou grande momentos. Teve muito show legal, hein. Ed é um cantor que eu gosto muito. Seria um sonho vê-lo cantar ao vivo.
ResponderExcluirParabéns pelo seu prêmio. Já posso imaginar a sua ansiedade para ver a publicação no livro.
E que 2018 tenha coisas ainda melhores em sua vida.
Bjus!
galerafashion.com
Oi, Adri!
ExcluirEntão, a gente foca nos altos e segue, né?
O show do Ed é maravilhoso! Uma experiência que eu fortemente recomendo ♥
Que seu 2018 tbm seja melhor :D
Um ano de emoção, diversão, fé, conquistas e sucesso! Adorei o modo que fez sua retrospectiva, vou querer fazer no ano que vem nesse formato, porque adorei, gostoso de ler! Beijos e que 2018 seja assim novamente ou 8 ou 80 pois só assim a gente realmente vive e aprende, muitas realizações para você. Espero sempre te acompanhar aqui! Beijos
ResponderExcluirhttp://www.cherryacessorioseafins.com.br
Oi, Si!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da minha retrospectiva :) Ela já é tradição aqui no blog ♥
Quanto ao ano, sendo bem sincera, ando fugindo do 8 ou 80 e buscando o equilíbrio. :)
Será ótimo ter você por aqui sempre!
Beijos
Oi! Adorei as coisas positivas que tirou do seu ano, eu tenho vontade de escrever, mas não sei se é certo. Outro fato que amei foi você dizer que viu amigos realizando sonhos. Bjos <3
ResponderExcluirClick Literário
Então,
Excluireu sempre vou achar que escrever é certo. uahusausha E costumo torcer pelos meus amigos da mesma forma que eu torço pra mim mesma.
Beijos