A tal da coisa. |
1 tudo o que existe ou possa existir, de natureza corpórea ou incorpórea 2 qualquer ser inanimado3 realidade, fato concreto, em relação ao que é abstrato ou assim considerado 4 algo que não se quer ou não se pode nomear 5 aquilo de que se está tratando ou falando 6 relação, ligação, vínculo 7 interesse próprio, negócio, ocupação 8 ato, empreendimento, empresa 9 o que acontece; ocorrência, evento, caso 10 assunto, tema, matéria 11 motivo, causa 12 mal-estar ou indisposição súbita; ataque.
- Ação
- Afirmação
- Aparência
- Aperto
- Artifício
- Aspecto
- Assunto
- Ataque
- Atitude
- Ato
- Caso
- Causa
- Dado
- Destino
- Detalhe
- Distração
- Emoção
- Empreendimento
- Engenhoca
- Evento
- Fato
- Fator
- Ferramenta
- Figura
- Fragmento
- Ideia
- Impulso
- Instrumento
- Interesse
- Invento
- Item
- Ligação
- Lugar
- Mal-estar
- Maneira
- Matéria
- Meio
- Motivo
- Negócio
- Objeto
- Ocorrência
- Ocupação
- Padrão
- Pensamento
- Plano
- Ponto (de vista, de alcance, de chegada etc.)
- Pormenor
- Processo
- Qualidade
- Realidade
- Relação
- Sentimento
- Tema
- Traço
- Vínculo
Sentia-se incomodado com aquela coisa. Sabia que não era motivo para desespero, ainda que sentisse uma coisa diferente no peito. Como agiria a partir de então? Teria que fazer alguma coisa, embora não soubesse bem que coisa seria aquela.
Possíveis substituições:
Opção 1
Sentia-se incomodado com aquele empreendimento. Sabia que não era motivo para desespero, ainda que aquilo lhe trouxesse um sentimento diferente ao peito. Como agiria a partir de então? Teria de tomar uma atitude, embora não soubesse bem como seria aquele plano.
Opção 2
Sentia-se incomodado com aquela realidade. Sabia que não era motivo para desespero, ainda que sentisse uma emoção diferente no peito. Como agiria a partir de então? Teria que fazer alguma ação, embora não soubesse bem que feito seria aquele.
Opção 3
Sentia-se incomodado com aquele pensamento. Sabia que não era motivo para desespero, ainda que sentisse um aperto diferente no peito. Como agiria a partir de então? Teria de ter uma ocupação, embora não soubesse bem que distração seria aquela.
Bem, por hoje é só.
Espero que vocês tenham gostado e que, sobretudo, seja útil.
Beijos e queijos :*
Sinônimos são sempre muito úteis! hahahahaha Engraçado que a gente não pensa muito sobre a palavra coisa né? Nunca pensei em sinônimos pra ela, provavelmente meus textos devem de ser muito coisificados hahahaha
ResponderExcluirBeijos! =**
Oi, Cris!
ExcluirQuando cursamos Letras, somos obrigados a pensar no uso de sinônimos e de outros recursos que não deixem o texto cansativo. A minha ideia com esta coluna é trazer alguns deles de forma mais simples e prática.
Espero que ajude!
Beijos
Fê eu sempre tento evitar essa palavra porque acho que fica feio no texto ou parece que não vai dar o sentido que preciso.
ResponderExcluirAdorei esse post!
Bjos
Boo
http://thatsthewayilikeit.blogspot.com.br/
Você tem a preocupação de um comunicador! <3
ExcluirAdoro isso!
Espero que o post tenha sido útil de alguma forma! ;)
Beijos
Nossa amei esse post! Não sou de escrever muito "coisa" mas falar é o tempo todo! Às vezes uso uns sinônimos como "troço", "negócio" e por aí vai hahahaha'
ResponderExcluirGostei muito da opção 1, de fato ficou bem melhor que o trecho cheio de coisas :D
Eu confesso que adoro a palavra "troço" uahahahah <3
ExcluirE obrigada pelo feedback! :D
Beijos
Gosto de fala troço mas como estou fazendo um trabalho importante de Português usei"fator" obg❤
ResponderExcluirDe nada! :)
ExcluirAs alterações vão depender muito do contexto. "Troço" é usado num campo mais informal. Já "fator", em um contexto mais formal. Penso que você fez bem em ter usado "fator" em um trabalho de Português. :)
Espero que você tenha uma boa nota.
Beijos