quarta-feira, 1 de maio de 2013

[Vou por aí] Feira de intercâmbio - Parte III

Oi pessoal! 
Depois de falar sobre Portugal e Espanha (na parte I) e Argentina e Austrália (na parte II), lá vamos nós, por mais possibilidades de intercâmbio! 

ALEMANHA:
Quem representou o país germânico na feira de intercâmbio foi o Goethe Institut, que ofereceu aos seus visitantes informações sobre cursos de alemão no Brasil e na própria Alemanha.


No Brasil, há três modalidades de cursos: extensivos (duração: quatro meses), semi intensivos (duração: dois meses) e intensivos (três semanas). Além disso, há cursos semi-presenciais, os que preparam os alunos para os exames internacionais e os especiais (alemão jurídico, conversação e redação, gramática, literatura alemã no contexto histórico, tradução e versão).

Na Alemanha, por sua vez, há você encontra o Goethe Institut em 14 cidades espalhadas por todo país (Hamburgo, Bremen, Berlin, Göttingen, Düsseldorf, Bonn, Weimar, Dresden, Frankfurt, Mannheim, Heidelberg, Schawäbish Hall, Freiburg e Munique). Cada local atende a um perfil diferente de estudante: você pode estudar em "uma metrópole cultural, numa vibrante cidade universitária, ou numa aconchegante cidadezinha alemã". Ainda segundo o livreto do instituto, há a possibilidade de reservar hospedagem e alimentação (há pacotes que incluem quarto com banheiro, café da manhã e almoço; quarto e banheiro coletivo, só o café da manhã etc...).


Sobre os cursos, há diversas opções que passam por uma variedade de intensivos, cursos individuais,  cursos preparatórios para exames de proficiência (TestDaF), Premium superintensivos, cursos para empresas, alemão para professores, treino de comunicação na área profissional, alemão para médicos, alemão para juristas, seminários de uma semana sobre aspectos históricos e culturais da Alemanha e viagens escolares. Tudo vai depender da necessidade do aluno e em qual das cidades ele quer morar.

Tanto no Brasil, quanto na Alemanha, os alunos são divididos por níveis: elementar (A1 e A2), independente (B1 e B2) e competente (C1 e C2).

Biblioteca da Freie Universität Berlin. Fonte: Bernd Wannenmacher
Para quem quiser fazer um curso universitário há a opção da Freie Universität Berlin. Nela, há uma lista imensa de cursos de bacharelados, que pode ser conferida aqui (link em inglês). Neste site também há informações para contato:


International Student Mobility - Welcome Services at Freie Universität Berlin
Brümmerstr. 52
14195 Berlin
Telefone: +49 (0)30 838-70000
Fax: +49 (0)30 838-73420
E-Mail: info-service@fu-berlin.de

É isso! Espero que vocês tenham gostado e que as informações sejam úteis! ;)
Beijos e queijos!

8 comentários:

  1. adorei!! foi muito esclarecedor!!! parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Quer coisa melhor que intercâmbio na Alemanha? A minha amiga foi pra Portugal no ano passado e passou 6 meses por lá pela faculdade. Conheceu Deus e o mundo por lá... e, vendo as fotos, só uma coisa me vem à cabeça: EUROPA É A VIDA! rsrs
    Mas enfim, viajar é sempre uma delícia e uma das melhores experiências que a gente pode ter :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho amigos que foram para lá!
      Vontade de ir não falta! :D Ainda mais porque sempre quis aprender alemão! *_*
      Definitivamente, a Europa é a vida! [2]

      Excluir
  3. Já estou te seguindo
    seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. estou aproveitando um tempinho para dar uma espiadinha por aqui , bom domingo para vc , bjs

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.