terça-feira, 2 de abril de 2013

{Resenha} A Sabedoria do Condado, de Noble Smith

Você já se perguntou o quanto uma determinada leitura influenciou a sua vida? Você é daquele tipo de leitor que tem uma enorme necessidade de ler e reler o mesmo livro quando está feliz e quando está triste? Você é capaz de falar sobre determinada obra por horas, destacando as diferenças e semelhança do livro e da adaptação cinematográfica? Você é daquele tipo de fã que quer espalhar a narrativa de seu autor preferido pelo mundo, porque realmente acredita que ela é boa demais para não ser conhecida por todos?! Então, você compreende todos os motivos pelos quais Noble Smith escreveu A Sabedoria do Condado

O livro é inspirado nos aprendizados que Smith teve ao ler as obras de J.R.R. Tolkien, principalmente em O Hobbit e na trilogia do Senhor dos Anéis; servindo, portanto, como um resumo destas lições que lhe marcaram a vida. Conforme diz o próprio subtítulo, A Sabedoria do Condado aborda Tudo sobre o estilo de vida dos hobbits para uma vida longa e feliz, o que pode levar muitas pessoas a pensarem que este é mais um daqueles livros de autoajuda que nos diz o que devemos ou não fazer. De fato, há muitos conselhos divididos ao longo dos 20 capítulos que compõem a obra; mas, em momento algum, ela se torna mandona e enfadonha. Pelo o contrário, A Sabedoria do Condado é mais uma conversa entre amantes da boa literatura. 

Partindo de experiências pessoais, Noble Smith nos fala como sua vida foi influenciada pela genialidade de Tolkien e o quanto esta influencia foi importante para a sua formação. Nota-se, então, que além de leitor, Smith se aprofundou na obra elaborada por Tolkien, buscando entender, por exemplo, o porquê de cada termo, o significado de cada personagem para o próprio autor que a criou. Percebe-se ainda o carinho com o qual Noble Smith escreveu o seu livro – os brasileiros têm o privilégio de ter uma introdução escrita especialmente para nós! – e a sensibilidade como cada situação é apresentada aos leitores. 

É claro que A Sabedoria do Condado apresenta inúmeros spoilers, uma vez que Noble Smith parte das passagens dos livros Tolkien para explicar como a sabedoria pode ser desenvolvida em nosso dia a dia. Entretanto, para quem nunca leu O Hobbit e/ou o Senhor dos Anéis – como é o meu caso, confesso! – isso serve apenas de incentivo para conhecer o mundo complexo em que as histórias se passam. Quem já leu Tolkien, por sua vez, ficará com uma louca vontade de reler tudo e tirar as suas próprias conclusões. 

Como já fora mencionado, o livro é um diálogo entre Smith e os seus leitores. Isso, de fato, é um ponto muito bacana na obra: a simplicidade e a sinceridade ali explícitas tornam a leitura EXTREMAMENTE prazerosa! Definitivamente, A Sabedoria do Condado é daquele tipo de volume que você devora e, quando chega à última página, fica triste porque acabou [o autor disponibilizou um capítulo extra (em inglês), quem quiser conferir, clique aqui.]. Não é à toa que o livro fora traduzido para sete línguas diferentes! Ele é ótimo para manter na cabeceira da cama e reler nos momentos diversos da vida!

Título original: The Wisdom of Shire: a short guide to a long and happy life
Tradução: Cibele da Silva Costa
Páginas: 176
Editora: Novo Conceito
Preço sugerido: R$29,90
Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? A Sabedoria do Condado tem a resposta para essas perguntas.

Booktrailer:

6 comentários:

  1. eu tenho, adooooro!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oque?? Esse livro foi escrito pra mim! Adorei mesmo porque o mundo de Tolkien merece ser explorado mesmo. É lindo demais e muito rico nos detalhes!
    Vou agora mesmo procurar esse livro! Valeu mesmo a dica!

    Passa no meu blog se puder! Te seguindo aqui! Bjs

    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me ter vontade de ler o Tolkien! :)
      O Noble é um fofo e a forma como ele aborda os assuntos é muito delíciosa! Tenho certeza que você vai gostar! :D

      Um beijo!

      Excluir
  3. Eu tenho vontade de ler O Hobbit, mas antes quero assistir (ou ler) O senhor dos anéis. Quando eu estiver no universo Tolkien, vou procurar ler esse livro :)
    xx

    beafreebird.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muita resistência com relação à obra do Tolkien. Com esse livro, esse mundo ficou mais claro pra mim! :)

      Tenho certeza que você vai gostar.

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.