segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Filosofando

Para onde nossas escolhas e nossas consequências estão nos levando?

Um novo começo. Uma nova chegada. A boa (e velha!) partida. Enfim, o recomeço. Isso tudo como sinônimo de esperança, não de perda.

Alegria. Dor. Nostalgia. Crescimento. Aprendizado. Amadurecimento. Ações que exigem escolhas; mas, mais do que isso, exige de nós que saibamos lidar com as consequências. No fim, a vida resume-se a rechear o "nascer, crescer, procriar e morrer" de escolhas e consequências. O que faz uma vida diferente da outra é justamente os diferentes pontos-de vista sob o prisma deste recheio.

A sociedade nos dita o certo, o errado e o que está na moda. Ela nos exige que sigamos o correto e o na moda e, por outro lado, nos pressiona ara que fiquemos firme ao manter as nossas individualidades. Paradoxal, não? Talvez...

Já fiz escolhas. Nem todas me levaram para onde queria (tranquilidade para quê?!); contudo, consegui aprender com todas elas porque não fugi de suas consequências (aqui, mais uma escolha: enfrentar tudo de frente e defender as minhas convicções). Com esta experiência, percebi que boa vida (não certa, nem errada) é aquela em que lidamos bem com as nossas consequências e as transformamos em novas e - melhores! - escolhas.

Lendo um texto escrito por uma amiga lá no Facebook, passei a admirá-la ainda mais: ela transformou dor em amor, raiva em força, fadiga em conquista, traição em "beijo, não me liga!". Hoje, ela é uma pessoa melhor. Tudo fruto de suas escolhas.

Conseguir transformar uma experiência negativa em algo positivo é um dos desafios mais difíceis que uma pessoa pode encarar. Quando ela finalmente conquista esta meta; depara-se, então, com um novo começo. Uma nova chegada. A boa (e velha!) partida. Enfim, o recomeço. Isso tudo como sinônimo de esperança, não de perda.

12 comentários:

  1. Filosofar realmente nos proporciona grandes avanços, e grandes textos como esse! adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amigo que me disse que só faço isso! uahaha

      Ele criticou, mas eu nem liguei. Adoro pensar sobre a vida!

      um beijo,

      Excluir
  2. Ótimo texto! A vida muitas vezes nos exige ter uma posição firme sobre alguma coisa e umas das consequencias é a dor e o aprendizado...
    Beijos.
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... enfrentar a dor e o aprendizado é o maior desafio!

      Beijos!

      Excluir
  3. Ótimo texto! Vamos construindo o caminho através das escolhas que fazemos, e suas consequências, que nem sempre são as esperadas, também trazem aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrar um equilíbrio em tudo isso é a chave do negócio! :D


      Um beijo,

      Excluir
  4. Amei o texto, flor! Muito bom!!
    Beijos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo! Guardei essa frase pra mim, "Para onde nossas escolhas e nossas consequências estão nos levando?"
    Realmente, nossa vida é o resultado de todas as escolhas, e todas as consequências, como uma casa construída tijolo por tijolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a imagem que você fez da casa. Acho que é bem isso mesmo! :D
      Espero que essa frase lhe sirva de alguma forma como inspiração! ;)

      Um beijo!

      Excluir
  6. Excelente seu texto. A vida nos surpreende muito, então mudar de caminho as vezes, faz bem. A vida nos ensina valores que só vivendo, pra descobrir né? Mas tudo tem sua consequência, então temos que construir caminhos para que não caiamos nelas. Hehe Entende?
    beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo!
      Acho que as consequências são inevitáveis. O importante é refletir para que elas não sejam negativas! ;)

      Um beijo!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.