domingo, 29 de março de 2009

Ainda vivemos uma ditadura...

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

Hoje vejo tudo aquilo que o meu mestre Paulo Freire pregou cair por terra. Vejo e me revolto.

Vejo os adolescentes que deveriam ter uma boa educação em meio ao nada. Vejo e isso me preocupa...
Ano passado minha irmã ingressou no Ensino Médio de uma escola pública. A escola é boa, e ao contrario do que todos nós pensávamos, tem um corpo docente muito bom.

O problema... Bem... O problema é que no ano passado o Governo do Estado implantou um novo sistema de educação. Este sistema implica em mandar todas as aula preparadas para os professores aplicarem com os alunos.

Quando eu vi que isto estava acontecendo, fui radicalmente contra. Primeiro porque este método desrespeita o conhecimento de mundo de cada sala e de cada aluno (ou educando, como diria o grande mestre!); segundo porque isso é um desrespeito com o professor que estudou quatro anos da vida (fora as pós e o mestrado/doutorado – sim, ainda há professores com esses títulos nas escolas públicas!). É como se o governo não acreditasse que os professores são capazes de preparar uma aula.

O ano passou e minha irmã não teve aula de Literatura (seja ela Brasileira ou Portuguesa). Por quê?! Porque Literatura não estava no livrinho do governo... =( 2009 começou e o nosso querido Governo ignorou o conteúdo de Literatura do ano passado... Minha irmã (e seus colegas de sala) está perdida e, claro, odiando literatura (Não a culpo. Tudo que não se compreende é passível de ser odiado).

O resultado é: alunos desmotivados (mais ainda!) e professores abandonando a rede pública de ensino (sim, os professores estão migrando para a rede particular e abandonando ao alunos ao longo do ano). Sem contar o conteúdo manipulado, onde o professor não tem o direito de se expressar, apenas o de acatar no que vem no programa... =(

E eu, futura professora, me pergunto: qual será o nosso futuro?!

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz". (Paulo Freire)

3 comentários:

  1. Verdadeeeeeeeee!!! Quisera eu, poder pensar que tudo isto fosse algo efêmero... Mas como as coisas vão indo, tomando seu rumo, faz me pesar negativamente que tudo tende a piorar... Talvez, este método acabe, o governo mude, e suas propostas também. Mas e nós?? Quais serão as consequências que este método irracional proporcionará em nossas vidas?! =/
    Bom... Algo é certo: o Brasil sofrerá graves consequencias!!!

    ResponderExcluir
  2. amor , amei aqui ;D
    eu concordo, o governo não ta fazendo nenhum bem com esse projeto, eu não aprendo nada ¬¬'
    a única coisa que eu gostei foi ter ganho 3 livros *-* /que eu não li ainda ¬¬'

    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Concordo, a educação hoje em dia esta muito dificil. Nem o professor e nem os alunos tem a liberdade de se aprofundar mais no verdadeiro conhecimento.

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.