segunda-feira, 17 de março de 2008

Nossa Língua Portuguesa


O professor de Língua Portuguesa pode ser considerado um ARTISTA?!

Apesar de não ser reconhecido oficialmente como um artista, o professor de Língua Portuguesa deveria ser considerado como tal. A responsabilidade de cada educador, desde o letramento até o ensino superior, marca não só o aprendizado, mas também a vida dos educandos.


Quando crianças, somos curiosos e, além do desejo de dominar as letras, temos gana de sonhar. É justamente nesta fase que temos o primeiro contato oficial com a língua. Professores são artistas que nos levam a lugares distantes e, mais do que isto, nos dão o passaporte para que, por meio da leitura, viajemos sozinhos.

Artistas como são, alguns docentes não incentivam apenas a leitura, mas também a escrita. Graçasa iniciativas como estas, seus discentes descobrem que contar histórias aos outros é algo divertidamente gratificante.

Os professores de Língua Portuguesa também são responsáveis - juntamente com os de Arte e os de História - por abrir os olhos de seus alunos para o mundo, sua história e suas culturas. Pelas aulas de literatura - tanto portuguesa quanto brasileira - os alunos passam a interagir com esse mundo de uma maniera diferente.

Por fim, o professor de Língua Portuguesa pode ser considerado um artista, pois ele não só interage com o mundo, mas também ensina seus educandos a descobrirem como fazê-lo, tornando-os, assim, melhores cidadãos.

_____________
Na foto: Profº Pasquale Cipro Neto, o professor de Língua Poruguesa mais famoso do Brasil, responsável pelo ensino da língua na televisão. Um artista, no sentido mais amplo da palavra.

7 comentários:

  1. Acredito que todo professor seja um artista...

    Belo texto.

    Descobri teu blog visitando alguns outros em comum..

    Abraço

    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fê!

    Pode até. Alguns possuem enorme fama numa determinada rede de colegios, claro que por seus méritos.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. e o q seria de nos sem a lingua portuguesa ?
    simplesmente pessoas normais, que não poderiam ser diferenciadas por tantas coisa que somos, como poderiamos expressar o q sentimos, e voar na leitura e imaginar o q sonhamos ;
    adooorei a sua obs sobre professor de lingua portuguesa, pq pra mim ele é um artista sim !
    bjaaaum :)

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Desculpa eu esqueci de avisar...
    o blog lá deu um problema hehe, mas ainda bem que vc achou né??
    Amei esse texto, simplesmente maravilhoso. e SIM, o professor de lingua portuguesa é sim um ARTISTA.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fê, onde fomos amarrar nosso bode, hein??? até nisso combinamos: somos professores. é uma tarefa árdua sim, mas somente pq somos desvalorizados pela massa, mas os sorrisos dos alunos não tem preço, e desvalorizados ou não, isso engrandece. beijos!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, professor de português tem que ser considerado um artista, já que a língua tá virando uma raridade e cada dia menos gente sabe usá-la..
    Português era a matéria que eu menos gostava.. Acho tão dificil e até hoje demoro um tempão pra escrever algo certo..

    Até mais
    Gostei daqui ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei ler seu artigo! Muito bom mesmo, vou salvar em meus sites favoritos para ler todo final de semana.

    luckypatcher.app.br brasil

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.