segunda-feira, 19 de setembro de 2016

{Resenha} Extraordinário, de R.J. Palacio

Extraordinário, de R.J. Palacio, é um livro que, sem sombra de dúvidas, faz jus ao nome. Tocante, engraçado, sentimental e leve, ele no ajuda a resgatar valores que a nossa sociedade - tão focada na correria e no individualismo - nos faz esquecer.

August Pullman é aquele tipo de personagem apaixonante que nos cativa desde as primeiras linhas e que nos deixa com saudades quando a leitura acaba. Auggie sabe ser alegre e carismático, mesmo sabendo que o mundo ao seu redor o vê com medo, angústia e, pasmem, nojo. Tudo porque ele tem uma deficiência que fez com que seu rosto seja deformado.

Dividido em oito partes, cada uma narrada sob a perspectiva de um personagem diferente, Extraordinário nos apresenta o dia a dia de Auggie. Somos então, introduzidos à dinâmica diária de um menino que sempre estudou em casa e ingressará no 5º ano do ensino fundamental. O leitor passa, então, a compartilhar as dores, as conquistas e os medos de quem vivia protegido pelos familiares e passa a enfrentar um mundo que pode ser muito cruel.

A forma como o Auggie vê e sente a vida é incrível. Os primeiros amigos, a primeira viagem, a necessidade que a sociedade impõe de que ele prove o quanto é capaz, tudo nos leva a pensar no quanto as pessoas costumam ser preconceituosas nem que seja nas pequenas atitudes (como ao lançar um olhar rápido e quase imperceptível).

Se por um lado são justamente estas injustiças que nos fazem querer defender Auggie com unhas e dentes; por outro, os conceitos de amizade, caráter e lealdade nos faz amar não só os familiares, mas todos os amigos que os Pullmans fazem ao longo desta jornada.

Quem gosta de música, de livros e de Star Wars, vai se deliciar com as referências diretas e indiretas feitas por R.J. Palacio. Todas as citações nos aproxima ainda mais da história e nos prende mais e mais a ela.

Devo destacar também o projeto gráfico da Intrínseca para a obra: além de incrível, cumpre o com o objetivo de gerar uma certa curiosidade pelo tal garoto diferente.

Ler Extraordinário é conhecer o mundo sob uma nova perspectiva, é uma viagem incrível, que abre os nossos olhos, aquece a nossa alma e faz de todos nós pessoas melhores!

Livro: Extraordinário
Título original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Tradução: Rachel Agavino
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

_____________________________________________________________

2 comentários:

  1. É um dos livros que eu mais gosto!
    Acho que todo mundo no mundo merecia lê-lo!!

    Bom final de semana ;)
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Não vejo a hora de ver o filme! Espero que não decepcione!

      Beijos,

      Excluir

Não deixe de observar também!

Sempre vou responder ao seu comentário por aqui; mas, se você deixar o seu link, farei questão de ir observar na sua morada! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...