Crônicas de Travesseiro, do escritor e roteirista Pedro Tavares, é um livro de crônicas que entrega aquilo que os leitores do gênero mais ama: aquela conversa trivial sobre os temas mais simples da vida – que, por vezes, revelam a complexidade por meio de uma sutileza própria.
O livro, uma publicação independente, é dividido em três partes: “Introdução”, em que seu autor apresenta o que é o gênero crônica e o motivo que o levou a escrever um livro reunindo esse tipo de texto; “Crônicas de travesseiro”, maior parte da obra, em que vemos as crônicas no formato clássico, rubem braguiano, por assim dizer; e “Epílogo ou uma crônica maiorzinha” em que temos um belíssimo relato de viagem.
Pedro Tavares é escritor premiado por seus outros livros e um cronista de mãos cheias. Ele é capaz de tocar desde temas mais comuns ao universo a crônica – como a viagem, a família e o futebol – até os mais inusitados como a asma e a hot yoga. Como um bom cronista, ele flana pelo mundo: do quarto onde dormia na infância, passando pela Avenida Paulista, cruzando o Atlântico. E de cada um desses passeios – sejam eles reais, virtuais ou memorialísticos – o autor dá um zoom in em um detalhe, tirando dele uma sacada que apenas o seu olhar de cronista é capaz de captar.
Ao ler o Crônicas de Travesseiro, o leitor pode – assim como aconteceu comigo – se emocionar com as relações entre as pessoas ali relatadas, refletir sobre trivialidades não pensadas ainda e gargalhar com o inusitado. Sem dúvidas, essa é uma leitura leve, divertida e completa.
Livro: Crônicas de Travesseiro
Autor: Pedro Tavares
Páginas:150
Editora: edição do autor
Apresentação: Esse é um livro de crônicas. Me perdoem, mas é. Aqui você vai encontrar alguns textos que realmente deveriam ter morrido em jornais velhos, embrulhando vasos quebrados ou protegendo o assoalho contra respingos de tinta. Você verá memórias já embaçadas pelo tempo, histórias com pouco fundo de verdade e argumentações furadas – algumas delas, diga-se, em que nem acredito mais ou talvez nunca tenha acreditado. Tomando a liberdade pra modificar um pouco as palavras daquele velho clássico, esse é o livro e, se gostarem, fico feliz. Caso gostem, não sei o que é um piparote, mas deixo um adeus mesmo assim.
Compre o livro do Pedro entrando em contato diretamente com ele no
@pedrotavares.
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais ou me acompanhar nas redes sociais:
Valeu pela dica. Parece ser um livro incrível e marcante.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Sim, é um livro muito maravilhoso!
Excluir