quarta-feira, 22 de março de 2023

{Vamos falar sobre escrita?} 8 coisas que eu gostaria que as pessoas soubessem sobre a minha poesia





Ontem, 21 de março, foi o dia mundial da poesia. Eu, poeta que sou desde sempre, fiquei pensando no que aprendi ao escrever dois livros de poesia nos últimos cinco anos e no que gostaria que as pessoas soubessem. Segue abaixo uma pequena lista que não é resoluta, que não acaba aqui e que pode se transformar de tempos em tempo:


Meus dois livros: A Intermitência das Coisas (2019) e Rasgos dentro da minha própria pele (2022), ambos publicados pela Editora Penalux.



1. Escrever poesia é um processo de presença, um misto de "o que eu vejo e como me sinto em relação ao que vejo?". Muitos dos meus textos nascem dessa reflexão;
2. Escrever poesia é um processo de mergulho: pra mim, não dá para pensar a vida de forma rasa;
3. O que é importante para mim, nem sempre vai ser importante para os outros. Embora o assunto da reflexão possa soar banal aos olhos dos outros, ele pode ir para o papel. Sendo assim, tudo cabe no assunto do poema, desde que faça sentido à minha cabeça de poeta;
4. Há muitos outros recursos além da rima. Há um bom tempo a música e a poesia se separaram e há outras formas de criar ritmo no texto além de apenas rimar. Explorar essas formas é muito divertido;
5. Não basta escrever, editar é importante. Sempre percebo um ar de surpresa em que não é leitor quando digo que sim, eu edito os poemas. Inclusive, esse trabalho com a linguagem é fundamental;
6.  Nem sempre o eu lírico do poema é igual ao meu eu, pessoa física. Em outras palavras, nem tudo o que eu coloco em um poema aconteceu comigo exatamente daquela forma. Há reflexões, há histórias que se cruzam, há imaginação. 
7. Escrever poesia é amadurecer a criatividade. Explorar novas formas, desbravar novos temas, ler diferentes autores para ganhar referência (literária e teórica). Literatura e vida andam de braços dados e bonito observar como esse processo se dá. Por isso que é gostoso observar esse crescimento de uma obra para outra (é uma honra pra mim quando os meus leitores fazem isso!).
8. A felicidade vem quando as pessoas se abrem para ler o que escrevi. Há muita gente que não está acostumada a ler poesia, mas que gosta de mim e, por isso, compra os meus livros. Normalmente, para quem não está muito acostumado, digo que o importante é ler com o coração, é sentir os poemas. 

E você? Gosta de poesia? 

Para comprar os meus livros autografados e com dedicatória, você pode acessar a loja do blog ou enviar um e-mail para contato@algumasobservacoes.com. 

 

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais
ou me acompanhar nas redes sociais:

6 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    concordo que a escrita amadurece muito a nossa criatividade e a leitura também ajuda muito as ideias surgirem.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom poder amadurecer o nosso eu criativo, não?

      Um beijo!

      Excluir
  2. Olá,
    Fico imaginando se eu me aventurasse a escrever poesia só teria coisa de daddy issues e bullying hahaha
    Acho super chique quem escreve e publica poesia. Ando xeretando mais, antigamente eu odiava.

    Sucesso com suas próximas publicações.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Só digo: SE AVENTURE! Tem espaço pra tudo na poesia e várias formas de expressão! Basta você encontrar a sua! :)
      Qualquer coisa, vem ser minha aluna :) Será um prazer te orientar nesse processo. :)

      Um beijo

      Excluir
  3. Adoro poesia e adorei esse post.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você adore poesia. :)
      Bora espalhá-la por aí! :)

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.