domingo, 29 de janeiro de 2023

Retrô mensal #15: janeiro/2023

Hora de plantar novas sementes! 
Foto de Markus Spiske, via Unsplash.


2023 chegou voando, e eu decidi que não vou deixar que ele me atropele assim como 2022 fez. Sendo assim, eu resolvi retomar algumas práticas que foram deixadas de lado ano passado: a escrita diária, o planejamento semanal, a retrô mensal. 

Ser organizada é algo que eu gosto não só por conta da produtividade, mas também (e principalmente por isso) porque a organização é uma das formas que eu tenho de combater a depressão. Planejar, revisar e organizar são ações que me dão perspectiva (algo que os momentos depressivos me roubam). Desse modo, retomar os hábitos antigos que me ajudam é uma forma de me manter mais saudável. Você já parou pra pensar o que te deixa saudável que ficou pelo caminho?

 

Retrô de boa:

  • Posse do Lula: começar o ano com uma sensação de normalidade me deixou com o coração quente. Ver o Brasil representado na subida da rampa do palácio, ver pessoas que acreditam na Educação, na Cultura e na Ciência e, sobretudo, saber que eu agora eu posso elogiar e criticar baseada em fatos concertos, não em achismos, me deixa esperançosa. Os desafios são inúmeros, mas que o nosso país esteja mais para o fortalecimento da democracia do que o contrário disso. 
  • Planejamento no Notion: resolvei reformular todo o meu Notion, tanto em estética, quanto em conteúdo. Aproveitei para aprender mais sobre novas funções, enquanto repensava a vida. Foi ótimo poder aliar o uso do Notion com o planner. 
  • Retorno ao trabalho: passei 3 semanas de férias e estava com saudades de voltar tanto a dar aulas, quanto a fazer os trabalhos textuais. Foi ótimo poder reencontrar as minhas alunas e dar o pontapé dos trabalhos textuais com um texto tão bonito. 
  • Retorno ao Projeto Escrita Criativa: embora as atividades no site e nas redes sociais do Projeto Escrita Criativa só voltem para vocês em fevereiro, a nossa pequena equipe (Ane Venâncio, Ayumi Teruya e eu) já voltamos a produzir materiais e novidades. Fizemos reuniões, gravamos vídeo, escrevemos artigos e planejamos muita coisa bacana para 2023. Fiquem atentos! 
Para fazer aulas de escrita comigo, clique aqui.
Para serviços editoriais de leitura crítica, preparação e revisão de textos, clique aqui.


Turnê Rizoma: o dia em que voltei a ver o Lenine no palco.


  • Show do Lenine: eu passei os anos da pandemia doida para rever o Lenine, então, quando consegui o ingresso (concorridíssimo) para ver a apresentação dele com o Bruno, fiquei feliz demais! Lenine é uma inspiração como artista e como escritora.
  • Reencontrar os amigos: janeiro foi o mês em que reencontrei meus amigos escritores, minhas amigas de infância e minhas amigas backstreetíticas. Alguns deles, vindos de outros estados do Brasil e de outro país, que eu não via há tempos.
  • Shows dos BSB: quem me acompanha aqui sabe que eu sou fã de backstreet boys desde... sei lá, 1997. Então, sempre que tem turnê eu estou lá (ou "lás", já que eu fui para Buenos Aires vê-los junto com as minhas amigas peruanas). Sendo assim, estar em dois shows deles, com as minhas amigas, foi aquele encher de tanque da alma que me fez bem demais. Pretendo escrever sobre isso. 
  • Fotografia: na faxina de fim de ano encontrei várias fotos de infância, uma câmera analógica e a minha cybershot. Também pretendo escrever sobre isso no futuro. :)

Retrô para melhorar:

Acho que tudo o que preciso melhorar está relacionado à minha saúde mental. O tempo chuvoso me deixa com depressão sazonal. Quem mora em São Paulo sabe que o ano começou mais com clima de outono do que de verão. Eu ainda não tenho muita falta de clareza para dar movimento a alguns projetos que quero no futuro. E, bem, sou brasileira e democrata, então destruição do patrimônio público e defesa de golpe é algo que não me agrada em nada. Sendo assim, janeiro foi um mês para tentar separar o exterior do interior e me cuidar.

No Algumas Observações:

Janeiro foi o mês para reestruturar o meu trabalho aqui no blog. Desde que voltei de férias, publiquei 2 posts por semana — às segundas e quartas — e foi ótimo retomar a este espaço de forma mais sistemática. Eu gosto de ter agenda e de cumprir cronogramas (virginiana, né, mores?), então está sendo prazeroso. Caso você tenha perdido algum post, deixo o que foi publicado abaixo:



E você? Como foi seu mês de janeiro? Me conta nos comentários! 😜
_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

4 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Cheguei por aqui alguns dias atras e estou visitando os post antigos.
    Organização é algo que pretendo melhorar este ano. Gosto do sistema de Bullet Journal, mas sou curiosa e ainda pretendo me aventurar pelo Notion. Organizar para mim é importante porque me ajuda com a grande bagunça que existe internamente.
    Vou ficar aguardando o post sobre o show do BSB 😉
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle! Fico feliz que você está lendo os posts antigos <3
      Organização é uma delícia!
      Espero que você goste do Notion :) Gosto do BuJo (já tive), mas a vida anda corrida pra montar o set up todo.
      O relato dos shows vem!

      Beijos

      Excluir
  2. Fernanda, lhe entendo perfeitamente quando fala sobre organização e o quanto isso lhe ajuda com a depressão. Manter uma rotina e ter uma organização da semana me mantém em equilíbrio, e só eu sei o quanto isso é importante para minha saúde mental. Também reestruturei meu Notion, mas estou querendo pegar algumas aulas para melhorar a minha programação de criação de conteúdo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol!
      Dá uma olhada no YouTube, porque tem muito tutorial gratuito que ajuda a pensar e a treinar o Notion. :)
      Beijos

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.