quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

{Resenha} Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, de Simone Paulino



Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, de Simone Paulino além de ter sido a minha primeira leitura de 2023, foi uma grata surpresa. Encontrei este livro enquanto olhava a seção de literatura brasileira da biblioteca municipal do meu bairro e, só de bater o olho no índice, soube que precisaria lê-lo.

A obra conta com uma introdução ("A literatura que ajuda a viver"), 13 capítulos e uma espécie de epílogo, intitulado "Fim". Trata-se de uma espécie de um recorte biográfico em que Paulino narra a experiência de leitura que teve ao longo dos anos, desde seu primeiro contato com a literatura de Clarice Lispector até o momento da escrita da obra. 

Índice do livro. 



Todos os capítulos começam com "Como", de modo que o livro aborda temas filosóficos em um tom informal, que abre portas. Como uma boa clariciana, Paulino entende que a literatura de Clarice Lispector abre portas e corações e que, portanto, pode ser lida por todos. Chama a atenção, no entanto, que nem sempre ela sentiu assim. No primeiro capítulo, "Como deixar a vida ser o que ela é", Paulino narra uma experiência que foi vivida por muitos leitores: se deparar com uma leitura obrigatória para o vestibular e pensar que ler Clarice não era algo para ela. Em suas próprias palavras, 

"Minha história com Clarice começou com um não.
Como a maioria dos leitores brasileiros da minha geração, conheci Clarice na época do vestibular. Ela estava lá, em alguma lista obscura, entre os autores de leitura obrigatória. (...) Não. Eu não fiquei arrebatada por Clarice a primeira vez que li A hora da estrela, que peguei de empréstimo na precária biblioteca da escola estadual em que eu estudava no Ensino Médio. E não. Não entendi a grandeza da personagem Macabéa, uma nordestina de nome estranho e que mal corpo tinha, tamanha era a sua insignificância." (páginas 21 e 22)

Ao longo não só desse capítulo, mas do livro como um todo, a autora mostra como essa relação mudou, como houve uma aproximação que, de início, se deu de forma lenta, mas que capturou Paulino a ponto de ter livros da Clarice Lispector como companheiros de vida.

Livro Como Clarice Lispector pode mudar sua vida em primeiro plano.
Foto da Clarice Lispector em segundo plano.

"No começo não conseguia ler alguns livros inteiros, ia aos poucos, apalpando o escuro daquela estranha potência. Depois, tudo ficou diferente. Às vezes, totalmente fascinada, fazia mergulhos longos, lia ou relia um livro do começo ao fim numa manhã de sábado, sem intervalos para respirar o ar saturado da realidade que me cercava." (página 24)

Ao abordar temas cruciais da existência humana, a exemplo do amor, da felicidade, da compaixão, do medo, de Deus e da morte, Simone Paulino nos mostra como os livros da Clarice a ajudaram a compreender e a passar tanto pelos momentos bons, quanto pelos momentos desafiadores. E como essa relação literária a fez, de certo modo, se sentir em casa, em paz com sigo mesma, ainda que muitas vezes isso tenha vindo pela sensação de provocação que Clarice Lispector sabiamente lança no colo de seu leitor.

Um ponto abordado no livro — e de que concordo muito — é que a literatura escrita por Clarice Lispector nos faz desacelerar, nos joga em outro espaço-tempo. Ao mesmo tempo que nos puxa para longos mergulhos, em que queremos devorar todas as linhas ali escritas, fazemos uma pausa para nos olhar no espelho: o quanto daqueles personagens há em nós, leitores?

Por fim, vale dizer que Como Clarice Lispector pode mudar sua vida não vai dar um passo a passo para ler Clarice. Ele é mais uma conversa sobre a vida e como a literatura clariciana pode ser um abraço nessa jornada.

"Não quero obviamente oferecer um manual de como ler Clarice, porque os livros dela são uma materia viva e pulsante que não admitem prescrições de nenhum tipo. Mas quero compartilhar com os leitores as transformações que determinadas palavras de Clarice Lispector operaram na minha vida pessoal e no meu pensamento. Quem sabe, a partir destes breves fragmentos, os leitores se identifiquem, se sintam tocados, e possam mais cedo do que eu dizer sem medo um grande SIM a Clarice." (Página 26)



Capa. 📖


Livro: Como Clarice Lispector pode mudar sua vida
Autora: Simone Paulino
Páginas: 122
Editora: Buzz
Apresentação: Quando passei a ler apenas com a emoção, Clarice entrou e se instalou de forma definitiva na minha vida. Até se tornar quase tão indispensável para mim quanto meu pão de cada dia.
Aos poucos, ela se transformou num apoio indispensável para os meus momentos de dor. Uma espécie de oráculo para as minhas dúvidas existenciais. Sempre a palavra justa a conferir sentido ao que me acontecia. Mesmo que a palavra justa estivesse às vezes encoberta no meio de uma escrita muito mais vertiginosa do que meu pensamento era capaz de alcançar.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

10 comentários:

  1. Que bacana esse livro Fernanda! Realmente ler Clarice é uma experiência transcendental, que escritora maravilhosa! Fiquei até com vontade de reler alguma coisa dela... Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Eu sou pra lá de suspeita, porque amo demais, também!
      É sempre ótimo encontrar outras claricianas por aí <3
      Viva, Clarice!

      Beijos

      Excluir
  2. Quanto tempo eu não vinha aqui!!!
    E nossa eu gosto muito da Clarice Lispector, inclusive ainda quero ler mais sobre ela.
    Adorei esse livro!! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda de volta!
      Clarice é uma maravilha, não é mesmo?!
      Esse livro é potência pura!

      Um beijo :*

      Excluir
  3. Não li nada da Clarice ainda, mas sei que os livros são ótimos e deve fazer o leitor filosofar e pensar sobre várias coisas. Esse livro eu nunca tinha ouvido falar, e talvez seja uma boa escolha para começar :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é uma boa escolha porque ele prova que ler Clarice pode ser complexo, mas não é difícil. Todo mundo pode ter acesso à literatura clariciana :)
      Espero que você goste desse mergulho! :)

      Excluir
  4. É até absurdo o que eu vou falar aqui, mas nunca li nada inteiro da Clarice, somente trechos citados em outros lugares. Vou colocar Clarice em uma lista de autores pra ler esse ano!
    Esse livro parece ótimo. Adoro essas obras que nos colocam para pensar sobre nossas vidas enquanto discutem diversos assuntos.

    Adorei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Line, há tantos livros maravilhosos no mundo que, às vezes, um autor passa... O que eu tenho certeza é que você vai amar. Assim como a Clarice, você é pessoa que mergulha fundo no seu ser. Então vai ser o match perfeito. Certeza que você vai gostar muito.

      Beijos!

      Excluir
  5. Comecei com a Clarice da mesma forma que a autora, mas infelizmente até hoje não voltei. Tenho um exemplar de 'Felicidade Clandestina' que olha pra mim há anos e eu nunca peguei pra ler. Comprei na época do vestibular, lá nos anos 2000 e deixei o coitado pegando poeira. Ultimamente tenho tido vontade de ler. Acho que chegou o momento.
    Interessante a proposta desse livro, porque acho que o que aconteceu com a autora, aconteceu com muita gente. Talvez seja aquele empurrãozinho que estamos precisando pra ler Clarice.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voooooooooooooooooooota!
      Eu sei que vc vai gostar <3
      Começa por esse livro da Simone, pode ser um bom ponto de partida :)

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.