quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

{Resenha} O Tarô Adivinhatório, de Papus



Quem gosta da história das coisas, vai curtir muito a nova edição do livro O Tarô Adivinhatório, de Papus. Isso porque a obra clássica ganhou novos texto de prefácio e posfácio, além de ter a reconstrução completa das 78 cartas que o acompanha.

Este livro foi o primeiro de tarô publicado no Brasil. Ele foi editado por Antonio Olívio Rodrigues, também conhecido como AOR. AOR foi o primeiro astrólogo brasileiro e o fundador da Editora Pensamento. 



A nova edição começa com uma apresentação sobre o novo projeto gráfico assinada pelo editor do Grupo Editorial Pensamento, Adilson Silva Ramachandra. Além dela, é possível compreender a importância da obra pelo prefácio intitulado "O centenário do tarô no Brasil e as origens de O Tarô Adivinhatório" de Constantino K. Riemma e Leo Chioda. Esses textos ajudam no entendimento não só do livro, mas na relação entre Papus e AOR.


O conteúdo em si é muito interessante. Tanto Papus quanto AOR tinham como premissa publicar um texto que fosse simples de ser entendido por todos e adaptável ao público brasileiro. A introdução traz a gênese do tarô, sua ligação com o Egito Antigo e a sua forma de preservação e continuidade. Depois, há capítulos sobre as cartas que compõe os naipes, as disposições dos arcanos maiores, muitos exemplos de interpretação, tiragens e leituras das lâminas e como combinar o entendimento das cartas.



É interessante notar que Papus dá muita importância aos arcanos menores. Sobre os arcanos maiores, ele atribui alguns significados diferentes do que os outros autores de tarô. Ele também relaciona o tarô à astrologia. Há um capítulo chamado "Combinação entre arcanos e números: a tábua astrológica" que aprofunda bem esse assunto. 

Por fim, a obra termina com textos extras que nos contam mais sobre as adaptações feitas, sobre Papus, sobre o AOR e a história do esoterismo no Brasil.  

O projeto gráfico do livro é muito bom também. As páginas são coloridas e no fim do livro (das páginas 232 até a 236) há um compilado com a imagem de todas as cartas. Assim, fica fácil estudar o livro em todos os lugares sem correr o risco de perder as lâminas (algo, inclusive, que poderia ser adotado em outros livros de tarô).



capa.


Livro: O tarô adivinhatório
Título original: Le tarot divinatoire 
Autor: Papus
Tradução: Karina Jannini
Página: 256
Editora: Pensamento
Apresentação: Lançado de forma pioneira em 1920, O Tarô Adivinhatório acumula, há mais de um século, mais de 700 mil exemplares vendidos. Trata-se da grande referência em cartomancia popular editada no país, responsável pela popularização desse tipo de oráculo no Brasil. Agora, a Pensamento traz esta edição totalmente renovada (desde os textos, caixa e cartas) contendo: texto integral de Papus, lançado na França originalmente em 1909, com estudos de Etteilla, Éliphas Lévi e Jean Gaston Bourgeat; contribuições importantes para o leitor brasileiro feitas por Antonio Olívio Rodrigues, fundador da Pensamento e primeiro astrólogo do Brasil; prefácio dos especialistas Leo Chioda (Café Tarot) e Constantino K. Riemma (Clube do Tarô), posfácio de Leo Chioda e a apresentação do editor Adilson Ramachandra. As 78 cartas que acompanham o livro trazem a restauração completa do Tarô Egípcio e seu método de interpretação.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

4 comentários:

  1. eu comprei este tarot, vou estudar, gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um tarô que precisa de estudo, mesmo. Ele é maravilhoso, mas complexo. Tenho certeza de que você vai gostar muito! Boa jornada!

      Excluir
  2. Olá! Visitei seu site e desejo ter mais informações. Vi o tarot antigo que tanto procuro. Minha avó tinha um desses e meu tio (evangélico sem respeito nenhum) jogou fora quando ela adoeceu. Desde então eu procuro um igual para comprar. Se vc ainda tiver ele ou conseguir outro eu agradeço muito. Fico no aguardo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karo!
      Tudo bem?
      Primeiro, sinto muito pela intolerância/violência que você e sua avó sofreram.
      Quanto a esse tarô, você pode encontrá-lo (a e esse e a muitos outros) no site da editora Pensamento. O link para o Tarô Adivinhatório é: https://www.grupopensamento.com.br/produto/o-taro-adivinhatorio-8941

      Se você for de São Paulo, pode ir até a livraria da editora, comprar pessoalmente. Aqui tem as informações de funcionamento: https://www.grupopensamento.com.br/livraria

      Espero que dê certo.
      Um beijo carinhoso :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 18 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.