terça-feira, 5 de abril de 2022

{Resenha} Ervas que curam, de Colleen Codekas




Ervas que curam é um livro para quem tem curiosidade por fitoterapia e por uma vida mais conectada com a natureza. Escrita pela americana Colleen Codekas, a obra busca ser um guia tanto para quem já tem experiências com ervas, quanto para quem nunca se enveredou por esse assunto.

Logo na introdução, a autora destaca que ela mesma se sentiu receosa no passado quando o assunto era fazer suas próprias infusões. O livro abre, justamente, com Codekas dizendo que:

Antes de mergulhar na fitoterapia, quase tudo nela me aprecia difícil ou além das minhas capacidades. Eu não achava que tinha conhecimento ou habilidade para fazer coisas como tinturas e pomadas partindo do zero. Quando, porém, resolvi por fim preparar meu primeiro óleo de infusão  depois de adiar por tempo demais , eu realmente não consegui acreditar como havia sido fácil! Foi um momento de revelação. Eu estava fazendo remédios fitoterápicos. (página 08)

De fato, a autora teve este cuidado com o leitor que nunca fez nenhuma espécie de chás, pomadas ou outras formas de infusões em casa. Além das receitas propriamente ditas, há um capítulo preparatório chamado "Aspectos básicos das infusões terapêuticas de ervas", que introduz o leitor com dicas e truques para lidar com cada espécie de planta. Essa seção é responsável por explicar ao público mais leigo as diferenças entre os usos de ervas secas ou frescas (e os diferentes modos de secá-las), quais são os tipos de infusões apresentadas no livro (e como fazê-las), dicas para fazer pomadas, bálsamos e manteigas, como armazenar o que você produzir e considerações sobre segurança e dosagem para crianças.

Páginas do sumário.


Sobre as receitas, elas aparecem divididas em infusões para aumentar a imunidade, para atenuar as dores, para aliviar males variados, para facilitar a digestão, para o bem-estar interior, para nutrir pele lábios e cabelos e para mães e filhos. Duas das preocupações da autora dizem respeito a compor um livro com receitas simples e apresentá-las com ervas seguras para toda a família. Sempre que alguma das receitas apresenta alguma peculiaridade ou uma dica extra, há uma nota que avisa ao leitor sobre essa(s) particularidade(s).



Por falar em nota, é importante dizer que o contexto natural da escrita da autora é muito diferente do nosso, leitores brasileiros. Ervas de fácil acesso nos EUA podem não ser tão comuns no Brasil (e vice-versa), sendo assim as notas de rodapé feitas pelos tradutores e pelos revisores técnicos facilitam muito tanto o entendimento da obra como um todo, quanto nas adaptações que os leitores daqui devem fazer ao comprar ou entender uma planta, por exemplo.



No fim do livro há duas áreas que orientam bem o leitor do livro. A primeira, chamada "Perfis de ervas e flores" apresenta uma "minibiografia" das plantas citadas no livro e as receitas em que elas aparecem (nesta parte, há um trabalho primoroso com as notas, conforme dito no parágrafo anterior). A segunda, é o Índice Remissivo, em que é possível buscar por uma erva específica e ver em quais páginas ela foi citada.

Por fim, vale destacar o projeto gráfico do livro. Com páginas e fotos coloridas, o leitor se sente mergulhando num jardim cheio de texturas, aromas e sabores!




Capa.



Livro: Ervas que curam
Título original: Healing herbal infusions
Autora: Colleen Codekas
Tradução: Humberto Moura Neto e Martha Argel
Páginas: 208
Editora: Pensamento
Apresentação: Com este livro prático, Colleen Codekas, fitoterapeuta e fundadora do blog Grow Forage Cook Ferment, ajudará você a tratar problemas de saúde do modo mais natural possível, com remédios orgânicos feitos a partir de ervas encontradas em seu próprio jardim, quintal ou vizinhança, sem que precise recorrer a medicamentos arriscados ou receitas médicas. Essas infusões de ervas são incrivelmente fáceis de preparar - basta infundir as ervas frescas ou secas em um líquido para extrair delas suas propriedades terapêuticas, e você terá em mãos um incrível remédio caseiro, que vai funcionar de fato para você e toda a sua família. Você vai poder preparar suas próprias receitas à base de ervas para tratar vários sintomas, desde resfriado comum e gripe, como o Chá para Baixar a Febre e o Xarope de Agulha de Pinheiro para Tosse, até o Chá de Sálvia, Alteia e Gengibre para Dor de Garganta. Poderá tratar dores musculares com a Pomada de Arnica para Entorses e Contusões, e melhorar a digestão com o Eletuário Prebiótico de Mel e a Infusão de Vinagre com Ervas para Azia. A autora ensina ainda como nutrir sua pele, lábios, cabelos e, sobretudo, como manter o bem-estar interno com infusões, como a de Manteiga Corporal Terapêutica Batida com Flores, a Vaporização Facial Relaxante de Ervas e o Chá para Alívio do Estresse. Com o uso contínuo das receitas contidas neste livro, você evitará produtos químicos agressivos, fazendo infusões para tratar de si mesmo no caso de queimaduras, cortes, arranhões, pele seca, descamação do couro cabeludo e até assaduras de bebê! As receitas trazem informações úteis, dicas de segurança e recomendações de dosagem para adultos e crianças. Com 75 tratamentos caseiros, este livro é um recurso moderno fundamental para promover o bem-estar de toda a sua família, de maneira totalmente natural.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

6 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Como vai? Que livro diferente, não é mesmo? Parece uma obra muito enriquecedora. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! O livro é ótimo :)
      Diferente de um jeito bom. ;)

      Um beijo

      Excluir
  2. Que interessante. Nunca tinha escutado falar desse livro antes e eu amei a resenha. Vou procurar pra comprar porque eu amo ervas e adoro ler livros sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha aí e vai até aproveitar melhor as receitas originais por causa das plantas nativas daí :)
      Espero que goste!

      Excluir
  3. Olá gostaria de saber se ela fala sobre tinturas e se há receitas de tinturas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estrela!
      No livro há algumas receitas de tinturas, mas para serem usadas como remédios (para aumentar a imunidade, para a prevenção de enxaqueca, para dor de dente e para levantar o astral).
      Não há uso de tintura para tingimento.
      Também não há uma parte específica sobre uso de tinturas, apenas as receitas.

      Espero ter ajudado.
      Um beijo,

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.